O MUNDO ÁRABE E O MUNDO MUÇULMANO
ALMEIDA,L. M. A. de; RIGOLIN, T. B. Fronteirasda globalização.São Paulo: Ática, 2004.
A ideia do “Choque de Civilizações” difundida na década passada pelo cientista político Samuel Huntington, ainda que polêmica, temo mérito de incentivar a reflexão acerca de uma ordem de poder mundial que não mais expressa apenas as diferenças econômicas entre os países. Um aspecto dessa ordem mundial pode ser observado no mapa acima.
A escolha do título do mapa se justifica por expressar a diferença entre
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Apesar da grande distância geográfica em relação ao território japonês, os otakus (jovens aficionados em cultura pop japonesa) brasileiros vinculam-se socialmente hoje em eventos e a partir de uma circulação intensa de mangás, animes, games, fanzines, j-music (música pop japonesa). O consumo em escala mundial dos produtos da cultura pop – enfaticamente midiática – produzida no Japão constitui um momento histórico em que se aponta a ambivalência sobre o que significa a produção midiática e cultural quando percebida no próprio país e como a percepção de tal produção se transforma radicalmente nos olhares de consumidores estrangeiros. GUSHIKEN, Y.; HIRATA, T. Processos de consumo cultural e midiático: imagens dos otakus, do Japão ao mundo. Intercom – RBCC, n. 2, jul-dez. 2014 (adaptado).
Considerando a relação entre meios de comunicação e formação de identidades tal como é abordada no texto, a noção que explica este fenômeno na atualidade é a de
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Conforme as vitórias militares aumentavam, cada vez mais Roma dependia do trabalho escravo. Para os romanos, os escravos eram simples "coisas" que se diferenciavam dos bois somente porque falavam. Grande parte deles tinha uma vida muito difícil, descansando apenas nos dias de festa. Comiam mal e vestiam-se com roupas muito simples.
Trabalhavam no plantio, na colheita, no pastoreio, na exploração das minas e nas pedreiras. Realizavam a construção de obras públicas, a limpeza das ruas, atividades artesanais e serviços domésticos. Havia também os escravos que trabalhavam para o divertimento do povo, como os gladiadores, os dançarinos e os músicos. Os escravos de origem grega eram considerados sábios e cultos; geralmente trabalhavam como professores para as famílias mais ricas e importantes.
Ter a palma das mãos ou a língua queimadas com ferro em brasa, ser surrado com varas ou até morrer ou ser crucificado eram castigos corporais comuns aos escravos que não respeitassem seus donos e suas ordens.
AQUINO, Rubim Santos Leão de. Fazendo a história: da pré-história ao mundo feudal. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989.
Os escravos romanos diferenciavam-se dos gregos porque
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(CFT-MG) Em um campo elétrico uniforme, uma partícula carregada positivamente com 20µ está sujeita a uma forca elétrica de modulo 10 N. Reduzindo pela metade a carga elétrica dessa partícula, a força, em newtons, que atuará sobre ela será igual a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
. Observe atentamente a fotografia e responda a questão a seguir:
Apresente uma semelhança e uma diferença entre o modo de ensinar da escola de hoje e a escola do passado.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Veja o quadro com as medalhas de ouro que o nadador Phelps já ganhou.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Phelps#Jogos_Ol.C3.ADmpicos – Acesso em 01/12/2010
a) Em que ano Michael Phelps ganhou mais medalhas de ouro?
b) Em que ano ele ganhou menos medalhas de ouro?
c) Em que anos ele ganhou a mesma quantidade de medalhas de ouro?
d) Escreva outras duas informações que podem ser retiradas do gráfico ou da tabela sobre as medalhas de ouro ganhas por Michael Phelps.