Meu pai disse que meu avô contou que minha avó era muito linda e que olhou bem nos seus olhos antes de correr. Meu avô ficou enfeitiçado por ela. Imediatamente ele tirou o laço do lombo do cavalo em que estava montado e a laçou. Ela, no começo, esperneou, gritou, chamou pelos outros ‘índios’, mas ninguém voltou, e meu avô a levou para casa e com ela teve nove filhos. Meu avô contou para meu pai que vovó era baixinha, tinha cabelos longos bem pretinhos e olhos puxadinhos. Ela ficava horas sentada na frente de casa penteando os cabelos e com os olhos perdidos no horizonte. Meu avô dizia que ela ficou a vida inteira aguardando que sua ‘tribo’ viesse resgatá-la. Nunca ninguém apareceu.
Disponível em:http://danielmunduruku.blogspot.com.Acesso em: 1º fev. 2020 (adaptado).
O texto traz a memória contemporânea de um dos netos de mulheres indígenas que foram “pegas no laço”, prática recorrente desde o período colonial até o início do século XX. No processo de formação do povo brasileiro, o caso mencionado é emblemático porque evidencia a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
TEXTO 3
Leituras e leituras
Ler melhora as pessoas? Há quem não dê
[50] garantia absoluta. A filósofa alemã Hannah
Arendt já disse (A Vida do Espírito) que leitores
refinados estiveram no comando de muitos
campos de concentração nazistas. O argentino
Alberto Manguel lembra, nesta edição, do
[55] professor que o instigou a ser escritor, mas se
revelou um dedo-duro da ditadura argentina.
Ler é uma possibilidade de abertura às
experiências que ainda não vivemos na pele.
Em si, nem sempre nos melhora. Pois o que
[60] faremos com ela é da nossa alçada.
Hoje já se sabe que não há leitura "certa"
ou "errada", há gradações. Um texto pode
ganhar significações nem sempre previstas
pelo autor. Pois circula, é lido em contextos e
[65] épocas distintos. Já é hegemônica (está nos
Parâmetros Curriculares, de 1998) a ideia da
leitura como fruição e do leitor como
construtor de sentidos do texto. A leitura
pressupõe cruzamento de saberes e
[70] experiências do leitor com os saberes
propostos pelo texto, como disse Ingedore
Koch, da Unicamp, nesta. Todo texto traz
coisas implícitas. Como se chega ao que está
oculto nele? Ligando o que está no texto ao
[75] nosso saber prévio, diz Ingedore. O leitor com
pouco conhecimento fará leitura mais rasa. Se
sua experiência de vida e de leitura for maior,
mais a fundo ele chega. O drama atual é levar
essa noção a suas consequências: as ações
[80] cotidianas devem realizar na prática a ideia de
leitura como interação — ler para entender o
mundo, não a intenção de um autor. Muita
gente admite que o leitor não é um ser isolado
do mundo. Elogia a leitura que enfatiza a
[85] fruição. Mas, no vamovê, limita-se a exigir do
leitor o projeto de escrita proposto pelo autor.
Ou tenta controlar o que ele lê.
Esta edição é um modesto painel sobre a
leitura, ato solitário que requer concentração,
[90] feita hoje numa sociedade da distração, em
que a irreflexão e a precipitação de juízos
dominam. Parar para pensar e para ler dá
trabalho (Platão: pensar é o diálogo silencioso
de si consigo mesmo). Ler pode nos melhorar,
[95] mas antes exige esforço de querer parar para
pensar. Esforço genuíno de liberdade.
Luiz Costa Pereira Junior, editor da revista Língua Portuguesa. Ano 5. Nº 63. Janeiro/ 2011. Seção "Carta ao Leitor''.
Observe os comentários feitos sobre o uso do advérbio hoje (linha 61, texto 3):
I. Aponta para janeiro de 2011, data da publicação do artigo.
II. Indica um tempo não específico, generalizado e pode ser substituído por "atualmente", "nos tempos atuais".
III. Sugere uma relativa contemporaneidade entre o ato de escrever e o ato de ler.
Está correto o que se afirma em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
¿Quién es el realmente de tu jefe de familia?
Conoce los resultados de las encuestas y descubre quién es realmente el jefe de la familia.
Parece que sigue siendo el día del padre. En 11 de los 16 países que participaron en la encuesta global de este mes, los papás se llevan el primer lugar como jefes del hogar. Sólo 5 países votaron como jefe de la familia a la madre.
Cerca de la mitad de los resultados a favor de los papás provienen de países con una mayoría católica, como la Argentina e Italia.
Mientras que por ejemplo en Estados Unidos, Holanda, Canadá y Reino Unido, países en donde la diferencia salarial entre padre y madre no son tan notables, toman como jefe de familia y quien tiene la última palabra a la madre.
Y otros casos como los de China, Singapur y parte de Reino Unido sostienen que son los chicos los que llevan las riendas de la familia.
http://ar.selecciones.com/contenido/a708_%26iquest%3BQui%26eacute%3Bn-es-el-realmente-de-tu-jefe-de-familia%3F
¿El último que tiene la palabra es el jefe de familia? ¿Por qué?
- Física | 3.1 Termometria
(UESB) Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema e está relacionada à agitação de suas moléculas. Considere uma escala arbitrária X, cuja relação com a escala Fahrenheit é mostrada na figura.
Nessas condições, a indicação na escala X, que corresponde a 12°F em °X, é igual a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
“Os revolucionários aboliram os impostos recém-instituídos por D. João VI e implantaram novos costumes, próprios do sistema republicano: introdução do termo “patriota” e do pronome “vós” nas formas de tratamento, à moda francesa; nova bandeira e garantia de liberdade de consciência e imprensa, mas ficavam proibidos os ataques à Constituição e a religião. Eram assegurados aos cidadãos as garantias e os direitos individuais, como o de propriedade, incluindo a manutenção da escravidão.
Apesar da adesão da Paraíba e do Rio Grande do Norte, o apoio não foi suficiente para manter o movimento revolucionário. A repressão das tropas legalistas (...) pôs fim aos 75 dias da experiência revolucionária. Ocorreram vários fuzilamentos e enforcamentos dos liberais radicais, e medidas políticas foram tomadas por D. João, como o fechamento da Maçonaria (associação caracterizada pelo espírito de fraternidade e que teve expressiva atuação no contexto da independência brasileira) (...).
Ainda que caracterizada por idéias liberais, essa revolução teve caráter conservador, ao propor a manutenção da propriedade e da escravidão. Para a ótica do poder constituído, representou uma séria ameaça à estrutura política e econômica brasileira: a insurreição de Pernambuco poderia se transformar numa república negra, pois o número de negros era muito superior ao de brancos. Liberdade, irmandade e fraternidade eram temas perigosos, mesmo que defendidos pela pequena burguesia letrada, e esse perigo em potencial justificava a repressão violenta ao movimento”
BOTELHO, Ângela Viana; REIS, Liana Maria, Dicionário Histórico Brasil: Colônia e Império. Belo Horizonte: O Autor, 2001. P 298. Com base nessas informações, preencha o quadro:
- Matemática | 09. Probabilidade
(FUVEST 2018 1ª FASE) Em uma urna, há bolas amarelas, brancas e vermelhas. Sabe se que:
I. A probabilidade de retirar uma bola vermelha dessa urna é o dobro da probabilidade de retirar uma bola amarela.
II. Se forem retiradas 4 bolas amarelas dessa urna, a probabilidade de retirar uma bola vermelha passa a ser 1/2.
III. Se forem retiradas 12 bolas vermelhas dessa urna, a probabilidade de retirar uma bola branca passa a ser 1/2.
A quantidade de bolas brancas na urna é