Poeminha do Contra
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
QUINTANA, M. Poesia Completa de Mário Quintana, Editora Nova Aguilar, 2005.
Por ser múltipla e apresentar possibilidades de inovação, de acordo com a intenção do emissor, a linguagem pode ser construída de formas diferentes. Nesse poema, o eu-lírico
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(FUVEST) Para que um planeta abrigue vida nas formas que conhecemos, ele deve apresentar gravidade adequada, campo magnético e água no estado líquido. Além dos elementos químicos presentes na água, outros também são necessários. A detecção de certas substâncias em um planeta pode indicar a presença dos elementos químicos necessários à vida. Observações astronômicas de cinco planetas de fora do sistema solar indicaram, neles, a presença de diferentes substâncias, conforme o quadro a seguir:
Planeta
Substâncias observadas
I
tetracloreto de carbono, sulfeto de carbono e nitrogênio
II
dióxido de nitrogênio, argônio e hélio
III
metano, dióxido de carbono e dióxido de nitrogênio
IV
argônio, dióxido de enxofre e monóxido de dicloro
V
monóxido de dinitrogênio, monóxido de dicloro e nitrogênio
Considerando as substâncias detectadas nesses cinco planetas, aquele em que há quatro elementos químicos necessários para que possa se desenvolver vida semelhante à da Terra é:
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
Desde Homero, a poesia greco-romana traçou um padrão de qualidade, que se configura entre as grandes produções literárias do Ocidente. Sobre a produção poética do mundo clássico, analise as seguintes afirmações:
I. A poesia de Homero, exemplo de epopeia, serve como fonte para os primórdios da formação do povo grego.
II. A Odisseia pode ser interpretada, em especial a passagem do canto das sereias, como a afirmação do poder das elites, personificadas na figura do herói Ulisses.
III. A obra de Safo de Lesbos é marcada pelo erotismo, exaltando as figuras femininas.
IV. A Ilíada, poema que descreve a Guerra de Tróia, foi escrita por Parmênides, apesar de ser atribuída a Homero.
V. Aristóteles também se destacou na produção poética, com uma obra que teve forte influência nos escritos do poeta romano Petrônio, em especial no Satiricon.
Estão corretas:
- História - Fundamental | 04. O tempo na história
Leia os trechos a seguir e faça o que pede:
O livro O Tempo é Feito de Muitos Tempos, do autor Murilo Cisalpino, relata a conversa de Mundinho e seu avô sobre a cidade em que vivem. Nesse diálogo, o avô de Mundinho descreve como era a cidade antigamente e as mudanças sofridas. A história gira em torno do novo e do velho, do passado e do presente.
O livro de memórias da autora Gerda Brentani, Eu Me Lembro, relata por meio de textos e desenhos, os eventos que ela testemunhou no decorrer de sua vida: o primeiro telefone, a primeira lâmpada elétrica, os carros que corriam à louca velocidade de 25 quilômetros por hora, os bondes movidos a animais, até chegar ao metrô e aos computadores... lembranças de um tempo muito diferente do atual.
Responda:
(A) O que o autor Murilo Cisalpino expressa na frase: “A história gira em torno do novo e do velho, do passado e do presente?”
(B) Escreva duas diferenças entre os meios de transporte da época da autora Gerda Brentani e os de hoje.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O título do enunciado ‘DESORDEM E PROGRESSO’, verificado de acordo com a opinião do autor e o contexto, apresenta-nos Figuras de Linguagem (estratégias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor), cujos sentidos associam-se
- História | 3.3 Populista
(UNESP) A industrialização contemporânea requer investimentos vultosos. No Brasil, esses investimentos não podiam ser feitos pelo setor privado, devido à escassez de capital que caracteriza as nações em desenvolvimento. Além disso, o crescimento econômico do Brasil, um recém-chegado ao processo de modernização, processou-se em condições socioeconômicas diferentes. Um efeito internacional de demonstração, na forma de imitação de padrões de vida, entre países ricos e pobres, e entre classes ricas e pobres dentro das nações, resultou em pressões significativas sobre as taxas de crescimento para diminuir a diferença entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Em vista das aspirações de melhores padrões de vida, o governo desempenhou um papel importante no crescimento econômico recente do Brasil.
(Carlos Manuel Peláez e Wilson Suzigan. História monetária do Brasil, 1981. Adaptado.)
Os impasses do desenvolvimento industrial brasileiro, apontados pelo texto, foram enfrentados no governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) com o Plano de Metas, cujo objetivo era promover a industrialização por meio: