Poeminha do Contra
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
QUINTANA, M. Poesia Completa de Mário Quintana, Editora Nova Aguilar, 2005.
Por ser múltipla e apresentar possibilidades de inovação, de acordo com a intenção do emissor, a linguagem pode ser construída de formas diferentes. Nesse poema, o eu-lírico
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
A epigenética é uma área nova, a qual mostra que características adquiridas pelos pais são transmitidas para os filhos. Mesmo sem mudar a sequência de bases nucleotídicas, os hábitos paternos modificam alguns ligantes de seu DNA, e as modificações passam para a geração seguinte. Assim, algumas características que o filho apresentará serão reflexo das variações induzidas pelo ambiente sobre os pais, durante o decurso da vida deles. Essas novas descobertas permitem a reflexão sobre a validade da “Herança dos Caracteres Adquiridos”, formulada por __________, teoria que ficou desacreditada por muito tempo.
- História | 2.3 Segundo Reinado
Por volta de 1880, com o progresso de uma economia primária e de exportação, consolidou-se em quase toda a América Latina um novo pacto colonial que substituiu aquele imposto por Espanha e Portugal. No mesmo momento em que se afirmou o novo pacto colonial começou a se modificar em sentido favorável à metrópole. A crescente complexidade das atividades ligadas aos transportes e às trocas comerciais multiplicou a presença dessas economias metropolitanas em toda a área da América Latina: as ferrovias, as instalações frigoríficas, os silos e as usinas, em proporções diversas conforme a região, tornaram-se ilhas econômicas estrangeiras em zonas periféricas.
DONGHI, T. H. História da América Latina. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005 (adaptado).
De acordo com o texto, o pacto colonial imposto por Espanha e Portugal a quase toda a América Latina foi substituído em função
- História
A charge representa um contexto marcado pelo(a):
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIFACS) O ozônio é obtido pela transformação do oxigênio, por meio de descargas elétricas, sendo utilizado para fins medicinais sob a forma de mistura de 5,0% do gás, com 95% de oxigênio. Mesmo sem regulamentação no país, o uso terapêutico do gás tem sido realizado. Há vários estudos na literatura mundial mostrando a eficácia da ozonioterapia, embora a maioria não seja controlada e tenha baixo grau de evidencia científica. Essa técnica usa gás ozônio contra infecções, inflamações e dor, entretanto vem criando polêmica no país. (O OZÔNIO é obtido..., 2011).
O gás ozônio pode ser produzido artificialmente com o uso de arco elétrico com descargas elétricas de alta tensão, ao passar através de oxigênio ou ar seco. Um arco elétrico pode ser obtido com uso de dois eletrodos submetidos à alta tensão. Com base nas informações e nos conhecimentos sobre o eletromagnetismo, analise as afirmativas.
I. O arco elétrico, uma descarga elétrica submetida à alta tensão, gera exclusivamente campo eletrostático.
II. A densidade superficial de cargas na superfície de um eletrodo independe da sua forma geométrica.
III. A intensidade do campo elétrico do arco, na produção do ozônio, é necessariamente maior ou igual à constante dielétrica do ar.
IV. A energia térmica gerada em um arco elétrico pode ser estimada a partir de seus parâmetros elétricos, como UiΔt, sendo U e i, respectivamente, a tensão do arco e a intensidade da corrente elétrica no arco e Δt, o tempo de descarga.
A alternativa em que todas as afirmativas estão corretas é a
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UNIT) A contaminação do ser humano pelos patógenos ocorre por via sanguínea, tecido que se caracteriza, entre outros aspectos, por: