Disponível em: https://www.pinterest.co.kr. Acesso em: 07 fev. 2020 (FAF).
Pesquisas acadêmicas costumam deixar os estudiosos preocupados com a conclusão dos resultados. Na tirinha acima, utilizando da linguagem verbal e da linguagem não verbal, podemos inferir que
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
Um problema que tem aumentado consideravelmente, nos últimos anos, é a gravidez na adolescência. O uso e o conhecimento adequado de métodos contraceptivos pelos jovens podem reverter este quadro. Sobre os métodos contraceptivos, é incorreto afirmar-se que:
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(UCS) Sobre a literatura brasileira na transição entre o final do século XIX e o início do século XX, é correto afirmar que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o documento a seguir. Majestade! Nós operários da cidade de São Petersburgo, nossas mulheres, nossos filhos e nossos velhos pais inválidos, viemos a V. Majestade procurar justiça e proteção. Caímos na miséria, oprimem-nos, sobrecarregam-nos de trabalho esmagador, insultam-nos; ninguém reconhece em nós o homem. Somos tratados como escravos, que devem aguentar pacientemente seu amargo destino e calar! [...] O que nós pedimos é pouca coisa. Só pedimos aquilo sem o qual a vida não é vida, mas prisão de forçados e tortura infinita. Nosso primeiro pedido era que nossos patrões examinassem, junto conosco, as nossas necessidades; mas mesmo isso nos foi recusado, recusaram-nos o direito de falar de nossas necessidades, achando que a lei não nos reconhece este direito. [...]. Petição dos operários ao czar: 1905. In: MATTOSO, Kátia M. de Queiroz (Org). Textos e documentos para o estudo da História Contemporânea: 1789-1963. São Paulo: Hucitex, 1977. p 140.
Enunciado:
O texto anterior é um trecho da petição do operariado russo a ser entregue ao Czar, em 1905.
A) Caracterize as condições do proletariado russo no início do século XX.
B) Indique o tratamento dispensado pelo governo czarista ao operariado russo que buscou enviar essa petição.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Texto para a questão. Uma educação com mais sentido para os jovens Mais um passo importante para construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi dado esta semana, com a entrega pelo MEC do documento proposto para o ensino médio. A proposta tem potencial para contribuir no avanço desta etapa da Educação Básica, tão desafiadora quanto urgente. [...] 72,5% dos alunos concluem o ensino médio sem níveis adequados de aprendizagem em língua portuguesa, de acordo com relatório do Movimento Todos pela Educação. Em matemática, a situação é ainda mais dramática: 92,7% não alcançam níveis satisfatórios. A BNCC do ensino médio começa a abrir caminhos para uma educação com mais sentido para os jovens, oferecendo escolhas e permitindo que eles assumam o protagonismo de sua própria aprendizagem. O documento organiza as aprendizagens essenciais por áreas de conhecimentos, que são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. [...] Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar. [...] O documento começou a ser elaborado em 2015, em um processo democrático que abriu espaços para ouvir toda a sociedade em diversas consultas públicas. E a entrega do texto para o Ensino Médio é mais um passo significativo desse caminho. PEREIRA, Camila Cardoso; REPULHO, Cleuza; HENRIQUES, Ricardo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/
artigo-uma-educacao-com-mais-sentido-para-os-jovens-22553401>. Acesso em: 24 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
No artigo, o trecho que expressa uma opinião dos autores sobre a BNCC é:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(FUVEST 2005 1ª FASE)
Em uma canaleta circular, plana e horizontal, podem deslizar duas pequenas bolas A e B, com massas MA = 3 MB, que são lançadas uma contra a outra, com igual velocidade V0, a partir das posições indicadas. Após o primeiro choque entre elas (em 1), que não é elástico, as duas passam a movimentar-se no sentido horário, sendo que a bola B mantém o módulo de sua velocidade V0. Pode-se concluir que o próximo choque entre elas ocorrerá nas vizinhanças da posição