As redes de alta tensão para transmissão de energia elétrica geram campo magnético variável o suficiente para induzir corrente elétrica no arame das cercas. Tanto os animais quanto os funcionários das propriedades rurais ou das concessionárias de energia devem ter muito cuidado ao se aproximarem de uma cerca quando esta estiver próxima a uma rede de alta tensão, pois, se tocarem no arame da cerca, poderão sofrer choque elétrico.
Para minimizar este tipo de problema, deve-se:
Questões relacionadas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(PUCRS) Caules e folhas podem sofrer modificações para a realização de diferentes funções na planta. Considerando a videira (Vitis sp.), as estruturas utilizadas como suporte são _________ modificadas(os) em _________.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.9 Adjunto Adverbial
Texto base: Texto para à questão. O pau de dois bicos Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos? — Achas então que sou rato? Não tenho asas e não voo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele. Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? — E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês? — Mas voas!… — Voo de mentira, por fingimento… — Mas tem asas! — Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa… O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo. Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. [ _____________________________________________________ ]. LOBATO, Monteiro. Fábulas. In: Obra infantil completa: Edição Centenário – 1882-1982.
São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 453 Glossário:
“pau de dois bicos”: expressão que significa “fazer jogo duplo”, defender simultaneamente duas ideias contrárias para não contrariar os debatedores
Enunciado:
Na frase “O gato entra, dá com ele e chia de cólera”, o termo “de cólera” é um adjunto adverbial que indica
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A anemia falciforme é uma doença relacionada a uma alteração genética. Para manifestar a doença, um indivíduo deve herdar genes tanto do pai quanto da mãe. A análise da anemia falciforme, sob a perspectiva da biologia molecular e celular, permite afirmar:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
¿Quién es el responsable por la campaña?
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UNIC) O macrófago é uma célula derivada de um tipo de leucócito, o monócito, que é formado na medula hematopoiética. Os monócitos circulantes saem do sangue atravessando a parede dos vasos sanguíneos e se estabelecem no tecido conjuntivo e, nesse tecido, se transformam em macrófagos. Os macrófagos são considerados fagócitos profissionais, isto é, células cuja função primária é a de fagocitar partículas, sejam elas restos celulares, partículas inertes ou micro-organismos. Há outros tipos de células que eventualmente podem fagocitar e que não são, portanto, fagócitos profissionais. Atualmente, se sabe que, além de fagocitar, o macrófago tem uma enorme importância no desenrolar da resposta imunitária, produzindo e secretando um grande número de moléculas que, entre outras funções:
• atraem outras células para um local em que esteja ocorrendo uma reação inflamatória;
• regulam o funcionamento de células envolvidas na resposta imunitária;
• podem induzir a produção aumentada de células envolvidas em uma resposta inflamatória e/ou imunitária.
Além disso, os macrófagos têm a capacidade de expor em suas superfícies fragmentos de moléculas derivadas de sua ação fagocitária, exibindo estes fragmentos para células do sistema imunitário (linfócitos) que podem iniciar uma resposta imunitária após o reconhecimento destes fragmentos.
Exercendo esta função, os macrófagos recebem também o nome de células apresentadoras de antígenos.
À luz do sistema imunológico, os macrófagos desempenham funções muito relevantes e essenciais para a defesa do organismo.
Em relação a essa importância imunológica, é correto afirmar: