Em uma determinada estrada existem dois telefones instalados no acostamento: um no quilômetro 30 e outro no quilômetro 480. Entre eles serão colocados mais 8 telefones, mantendo-se entre dois telefones consecutivos sempre a mesma distância.
Qual a sequência numérica que corresponde à quilometragem em que os novos telefones serão instalados?
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
(UEFS)
FeS (s) + H2O (l) + O2(g) → Fe (OH)3 + S8 (s)
No laboratório, às vezes ocorrem acidentes por conta da falta de atenção em determinados procedimentos, a exemplo do descarte em cesta de lixo comum, de sulfeto de ferro (II) úmido, recém-produzido em uma reação. Na presença de ar, a reação entre essa substância e a água, de acordo com a equação química representada não balanceada, produz calor que pode inflamar o enxofre elementar e causar incêndio.
A partir dessas informações e da equação química balanceada com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, é correto afirmar:
- Física | C. Indução Eletromagnética
(BAHIANA) O estudo moderno da eletricidade teve como pontos de partida a construção da primeira pilha elétrica, em 1800, pelo físico italiano Alessandro Volta e a descoberta realizada pelo físico dinamarquês Christian Oersted, em 1820, de que toda corrente elétrica gera, no espaço que a envolve, um campo magnético. A partir daí, ocorreu um rápido desenvolvimento da eletricidade prática com a construção de eletroímãs, motores elétricos, geradores mecânicos de energia elétrica, destacando-se, nesse processo, o matemático e físico francês André-Marie Ampère e o físico e químico inglês Michael Faraday.
TORRES, Carlos Magno Azinaro et al. Física Ciência e Tecnologia, volume único, São Paulo: Moderna, 2001, p. 474. Adaptado.
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de Física, é correto afirmar:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
14. Texto base: Cuando era niña había que viajar veinticinco kilómetros por un camino de tierra para llegar al pueblo más cercano. Si necesitabas ir a la ciudad, entonces eran treinta. Donde vivíamos no llegaban los carteros, había que ir al correo y revisar la casilla a la que llegaba toda la correspondencia. Desde muy pequeña me aficioné a la escritura epistolar. Me gustaba el ritual de escribir, darle a mi padre para que enviara la carta y esperar ansiosa la respuesta. Así me he hecho varias amistades, algunas que todavía mantengo. Ahora recibo muchas menos cartas, alguna que otra de personas también aficionadas al género y que todavía prefieren el papel. Por lo demás, y como imagino la mayoría de ustedes, me he volcado por el correo electrónico. Algo más instantáneo, eficiente y económico. ¿Por qué nos importan las epístolas? En cartas quedaron plasmadas las hazañas más grandes de la humanidad, los perfiles sociales y humanos de los artistas más famosos y las máximas que todavía al día de hoy nos acompaña. La escritura es el único medio capaz de conectar las diversas etapas de la humanidad, de plasmar lo que ha ocurrido, y de eternizarlo, al menos mientras duremos como especie. […] Ahora estamos acostumbrados a sentirnos invadidos por mensajes escritos. Conviven múltiples formas de mensajería, que manifiestan la forma en la que han ido evolucionando los mensajes por correo electrónico. Y todas estas formas derivan de la escritura epistolar tradicional. La comunicación de nuestros días casi totalmente basada en medios electrónicos, no podría ser posible sin esas cartas que yo esperaba con tanta ansiedad y que abría con cautela para evitar que el sobre se rasgara. Disponible en: <http://www.poemas-del-alma.com/blog/especiales/correo-postal-correo-electronico#ixzz3tkVpvLUD> acceso el: 09 dic. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
“Desde muy pequeña me aficioné a la escritura epistolar. Me gustaba el ritual de escribir, darle a mi padre para que enviara la carta y esperar ansiosa la respuesta. Así me he hecho varias amistades, algunas que todavía mantengo.”
En este fragmento, notamos que el tiempo verbal de pasado aparece en tres momentos distintos. Explica el uso en cada uno de ellos.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2022 1° APLICAÇÃO) O povo Kambeba é o povo das águas. Os mais velhos costumam contar que o povo nasceu de uma gota-d’água que caiu do céu em uma grande chuva. Nessa gota estavam duas gotículas: o homem e a mulher. “Por essa narrativa e cosmologia indígena de que nós somos o povo das águas é que o rio nos tem fundamental importância”, diz Márcia Wayna Kambeba, mestre em Geografia e escritora. Todos os dias, ela ia com o pai observar o rio. Ia em silêncio e, antes que tomasse para si a palavra, era interrompida. “Ouça o rio”, o pai dizia. Depois de cerca de duas horas a ouvir as águas do Solimões, ela mergulhava. “Confie no rio e aprenda com ele”. “Fui entender mais tarde, com meus estudos e vivências, que meu pai estava me apresentando à sabedoria milenar do rio”.
Rios amazônicos influenciam no agro e em reservatórios do Sudeste. Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 14 out. 2021.
Pelo descrito no texto, o povo Kambeba tem o rio como um(a)
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Usando um computador construído com peças avulsas, o japonês Shigeru Kondo calculou o valor da constante matemática π com precisão de 5 trilhões de dígitos. Com isso, foi quebrado o recorde anterior, de dois trilhões de dígitos, estabelecido pelo francês Fabrice Bellard.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 14 dez. 2012.
A quantidade de zeros que segue o algarismo 5 na representação do número de dígitos de π calculado pelo japonês é