(ENEM 2014 3ª APLICAÇÃO)
DAVIS, J. Garfield de bom humor. Porto Alegre: L&PM, 2011.
Alternativas ao tipo de consumo cultural apresentado nas tiras resultariam de
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e essa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.
GÂNGAVO, P M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil.
Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado)
A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada demonstra a
- Língua Espanhola | 2.07 Advérbios e Adjetivos
(ACAFE) La pereza
Perder el tiempo es la frase más odiosa para un estadunidense que se respete. El pecado capital de la pereza no existe en Estados Unidos. El trabajo es el dios unificador. No estar ocioso es la gran virtud del norteamericano, y como todas las grandes virtudes se paga con la desaparición de un placer. En este caso el del goce de la vida pasiva, desde la puesta del sol, paladeada sensualmente, hasta esa flor de la civilización y la pereza que se llama conversar.
El chicle representa, a menudo, la solución al problema de la inactividad. Da la sensación de comer cuando no se come, de beber cuando no se bebe y, lo más importante, la sensación de hacer algo continuamente.
Fernando Díaz Plaja, Los siete pecados capitales en Estados Unidos.
In: García-Serrano, M. Victoria et Al., ¡A QUE SÍ! Heinie & Heinie Publishers, Boston Mass., USA, 1993, pág. 124.
Indica la alternativa que complete los espacios en la frase siguiente:
SI TRABAJAS ______ DURANTE EL DÍA, EN LA NOCHE ESTARÁS ________ CANSADO
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
TEXTO I
Devido aos seus benefícios para a saúde, como a redução dos níveis de açúcar e colesterol, a aveia ganhou um considerável status de alimento saudável. Ela pode ser consumida na forma de grão, floco, farelo, mingau e farinha, pura ou incorporada em receitas de bolo, panqueca, biscoito, entre outras.
Disponível em: https://www.ecycle.com.br. Acesso em: 4 abr. 2020 (adaptado).
TEXTO II
Informação nutricional da aveia em flocos
porção de 30 g (2 colheres de sopa)
carboidratos
16 g
proteínas
5 g
gorduras totais
2,4 g
gorduras saturadas
0,5 g
fibra alimentar
3,1 g
sódio
0,75 mg
ferro
1,2 mg
O componente da tabela não absorvido pelo organismo humano e principal responsável pelos benefícios citados no texto I é o(a)
- Química | 3.8 Bioquímica
(Unime) Pesquisadores criam películas para acondicionamento de alimentos que podem identificar se o produto está estragado e que permitem conservá-lo durante mais tempo nas prateleiras dos supermercados. A película, parecida com um filme plástico de embalagens, é feita à base de fécula de mandioca, matéria-prima orgânica, e recebe um pigmento retirado da casca de uva, que é responsável pela variação da cor da embalagem quando o produto está se deteriorando. O pigmento faz a embalagem mudar de coloração à medida que o pH do alimento se altera, devido à sua decomposição.
(TÁVORA..., 2014)
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos da Química, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
CANÇÃO DO VER
[1] Fomos rever o poste.
O mesmo poste de quando a gente brincava de pique
e de esconder.
Agora ele estava tão verdinho!
[5] O corpo recoberto de limo e borboletas.
Eu quis filmar o abandono do poste.
O seu estar parado.
O seu não ter voz.
O seu não ter sequer mãos para se pronunciar com
[10] As mãos.
Penso que a natureza o adotara em árvore.
Porque eu bem cheguei de ouvir arrulos1 de passarinhos
que um dia teriam cantado entre as suas folhas.
Tentei transcrever para flauta a ternura dos arrulos.
[15] Mas o mato era mudo.
Agora o poste se inclina para o chão − como alguém
que procurasse o chão para repouso.
Tivemos saudades de nós.
Manoel de Barros Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
A memória expressa pelo enunciador do texto não pertence somente a ele.
Na construção do poema, essa ideia é reforçada pelo emprego de: