(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO)
Todos os anos são registrados milhares de acidentes nas rodovias. Um número significativo desses acidentes ocorre no período de carnaval. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de acidentes registrados no carnaval teve uma redução de 4 312, registrados em 2011, para 3 345 em 2012. O quadro mostra os números registrados de alguns estados brasileiros.
De acordo com o quadro apresentado, o estado que apresentou maior queda percentual no número de acidentes foi
Questões relacionadas
- Física
Um móvel descreve um movimento retilíneo uniformemente acelerado. Ele parte da posição inicial igual a 40 m com uma velocidade de 30 m/s, no sentido contrário à orientação positiva da trajetória, e a sua aceleração é de 10 m/s2 no sentido positivo da trajetória. A posição do móvel no instante 4 s é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.2. Pronomes possessivos, preposição e locução verbal
Me dê motivos
Se você está bem com seu namorado, namorada, marido ou esposa, se acha que encontrou sua cara-metade e que nada pode abalar vossa paz, sugiro um teste: experimentem, juntos, forrar um quarto com papel de parede. Caso, meia hora após o início das hostilidades, digo, das atividades, ainda houver um vínculo afetivo entre os dois, pode crer: é amor de verdade, desses capazes de perdurar na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, de sobreviver a shoppings em véspera de Natal e até – Deus lhes poupe – ao nascimento de trigêmeos.
Colar papel de parede, em casal, lembra muito estar perdido de carro, em casal: acusações mútuas, soluções antagônicas, ansiedade, desespero. A diferença é que, ao se perder de carro, você fareja o perigo [...].
Ao papel de parede, contudo, os amantes se entregam álacres, ternos e tenros como as criancinhas ao mar no filme Tubarão. Afinal, trata-se de uma melhoria para a casa, um gesto em nome da beleza, um desses bucólicos projetos dominicais que parecem trazer consigo a confirmação de nossa felicidade, tipo fazer pão, tomar banho de banheira, ir à Pinacoteca. Como desconfiar que a meiga estampa colorida é o forro da tumba em que será sepultado o casamento?
Você se lembra da época não tão remota em que colávamos adesivos no carro durante as eleições? Então deve se recordar que, por mais cuidado que tomássemos, sempre ficava uma ou outra bolha de ar. Agora, imagine 18 rolos adesivos de 1,20 m × 2 m sendo aplicados a quatro mãos – é esse o tamanho da encrenca.
Subindo em duas cadeiras, você e sua cara-metade colam a pontinha do primeiro rolo, lá no alto. O desafio é os dois irem puxando o papel vegetal por trás, desenrolando e colando o troço de cima pra baixo, SIMULTANEAMENTE. Um milímetro que um lado (i.e., um cônjuge) vá mais rápido que o outro, o papel engrouvinha [...].
Adiantando o lado retardatário, vocês tentam reparar o erro, mas só piora [...]. Aí, começam as acusações. Um diz que o outro foi lerdo, o outro diz que o um é que se apressou. [...] O mais afoito [...] sugere descolarem a parte que engrouvinhou e colar de novo. O mais cauteloso [...] discorda. O afoito, contudo, não quer nem saber e puxa o papel: as bolhas e estrias somem, assim como uma faixa de 1,20 m × 10 cm de tinta e massa corrida, arrancada pelo adesivo.
O afoito tenta colar de novo, mas o volume das cascas de tinta e massa corrida fica evidente – parece um tapete estendido sobre a areia da praia. Vocês olham a parede. Só 30 cm do primeiro rolo foi aplicado. Ainda faltam 35,7 m. Vocês se olham. Estão juntos há seis anos. Pensavam em ter filhos, [...] e quem sabe até, um dia, forrar aquele quarto com um belo papel de parede.
PRATA, Antonio. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2013/09/1349023-me-de-motivos.shtml>.
Acesso em: 17 fev. 2014. Adaptado.
O pronome “consigo” presente no terceiro parágrafo retoma
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A MÃO DA LIMPEZA
Gilberto Gil, 1984
O branco inventou que o negro
Quando não suja na entrada
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Que mentira danada, ê
Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o negro penava, ê
Mesmo depois de abolida a escravidão
Negra é a mão
De quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o
chão
Negra é a mão
É a mão da pureza
Negra é a vida consumida
ao pé do fogão
Negra é a mão
Nos preparando a mesa
Limpando as manchas do
mundo com água e sabão
Negra é a mão
De imaculada nobreza
Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
Eta branco sujão
Disponível em: <http://www.gilbertogil.com.br/sec_discografia_obra.php?id=310>.
Acesso em: 11 jan. 2009.
Os versos de Gilberto Gil apresentam uma crítica
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. O motivo da sua chegada ainda é ignorado, mas provavelmente tenha sido a falta de comida e água, já que os Sumérios viviam como nômades vagando pelo Planalto do Irã e no alto dos Montes Zagros.
Além da água e comida encontradas em abundância na região, outro fator que explica a sedentarização dos Sumérios era a segurança com que viviam na Mesopotâmia, pois aquela área é cercada por algumas cadeias montanhosas ao norte e à oeste, pelo Golfo Pérsico ao sudoeste, e pelo deserto da Síria ao sul e leste. Isso os dava uma grande proteção a ataques de outros povos que viviam nas proximidades dali.
Os Sumérios foram o povo responsável pelos primeiros templos e palácios monumentais, pela fundação das primeiras cidades-estado e provavelmente pela invenção da escrita (tudo no período de 3100 a 3000 a.C.) são os Sumérios. Disponível em: <http://www.historiadomundo.com.br/sumeria/sumerios.htm> Acesso em: 16 out. 2014
Enunciado:
A) Retire do texto dois elementos que podem justificar a presença dos sumérios na região da Mesopotâmia.
B) De acordo com o texto, os Sumérios eram um povo nômade. Explique o significado dessa expressão.
C) Escreva três contribuições culturais do povo sumério.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
1. Primeiro passo
1.1. Professor, antes de realizar as atividades propostas, releia a história "A Galinha Ruiva" para os alunos.
1.2. Agora, solicite aos alunos que encontrem no caça-palavras quatro palavras que fazem parte da vida de uma pessoa que seja um empreendedor ético.
P
L
A
N
E
J
A
M
E
N
T
O
A
Q
U
R
W
E
T
Y
U
I
O
P
A
S
D
F
G
H
E
J
K
D
E
T
E
R
M
I
N
A
Ç
Ã
O
T
L
Ç
O
Z
X
C
V
B
N
M
P
O
I
U
I
Q
S
B
A
I
E
A
E
R
T
O
I
T
Y
C
P
E
R
S
E
V
E
R
A
N
T
E
R
U
A
E
D
F
G
U
I
Y
T
R
V
Z
X
V
B
1.3. Professor, solicite aos alunos que completem as frases com as palavras encontradas no caça-palavras.
A Galinha Ruiva fez um ______________________________ quando encontrou a espiga de milho.
A Galinha Ruiva teve uma atitude ______________________________ quando pediu ajuda para seus amigos.
A Galinha Ruiva, mesmo com muito trabalho e sozinha, foi ______________________________ e com muita _________________________ para conseguir o que queria.
2. Segundo passo
2.1. Professor, converse com os alunos sobre o plano da Galinha Ruiva quando encontrou uma espiga: fazer um bolo.
2.2. Peça aos alunos que escrevam quais são seus planos pessoais para o ano que se inicia e o que farão para que eles se tornem realidade. Solicite aos alunos que os coloque na primeira página da agenda.
Planos pessoais
O que farei para torná-los realidade
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos alunos que marquem, no quadro, as palavras que caracterizam seu jeito de ser.
tenho força de vontade
Sei conversar
Respeito as pessoas
Brigo com meus colegas
Tenho atitude positiva
Tenho foco no que faço
Tenho iniciativa
Sou ética (o)
3.2. Professor, pergunte aos alunos: esse seu jeito de ser o torna diferente dos seus colegas? Por quê?