O tradicional ornato para cabelos, a tiara ou diadema, já foi uma exclusividade feminina. Na origem, tanto “tiara” quanto “diadema” eram palavras de bom berço. “Tiara” nomeava o adorno que era o signo de poder entre os poderosos da Pérsia antiga e povos como os frísios, os bizantinos e os etíopes. A palavra foi incorporada do Oriente pela Grécia e chegou até nós por via latina, para quem queria referir-se à mitra usada pelos persas. Diadema era a faixa ou tira de linho fino colocado na cabeça pelos antigos latinos, herança do derivado grego para diádo (atar em volta, segundo o Houaiss). No Brasil, a forma de arco ou de laço das tiaras e alguns usos específicos (o nordestino “gigolete” faz alusão ao ornato usado por cafetinas, versões femininas do “gigolô”) produziram novos sinônimos regionais do objeto.
Os sinônimos da tiara. Língua Portuguesa, n. 23, 2007 (adaptado).
No texto, relata-se que o nome de um enfeite para cabelo assumiu diferentes denominações ao longo da história. Essa variação justifica-se pelo(a):
Questões relacionadas
- História | 6.05 Revoluções Liberais
(UFU) Tem havido um bom número de grandes revoluções na história do mundo moderno, e certamente a maioria bem-sucedida. Mas nunca houve uma que tivesse se espalhado tão rápida e amplamente, se alastrando como fogo na palha por sobre fronteiras, países e mesmo oceanos. 1848 foi a primeira revolução potencialmente global, cuja influência direta pode ser detectada na insurreição de 1848 em Pernambuco (Brasil) e poucos anos depois na remota Colômbia.
HOBSBAWM, Eric. A era do capital: 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 30. (Adaptado)
A onda revolucionária de 1848 estava ligada, inicialmente, à delicada conjuntura sociopolítica da França que, entre outros aspectos, caracterizava-se
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) Vó Clarissa deixou cair os talheres no prato, fazendo a porcelana estalar. Joaquim, meu primo, continuava com o queixo suspenso, batendo com o garfo nos lábios, esperando a resposta. Beatriz ecoou a palavra como pergunta, “o que é lésbica?”. Eu fiquei muda. Joaquim sabia sobre mim e me entregaria para a vó e, mais tarde, para toda a família. Senti um calor letal subir pelo meu pescoço e me doer atrás das orelhas. Previ a cena: vó, a senhora é lésbica? Porque a Joana é. A vergonha estava na minha cara e me denunciava antes mesmo da delação. Apertei os olhos e contrai o peito, esperando o tiro. [...]
[...] Pensei na naturalidade com que Tais e eu levávamos a nossa história. Pensei na minha insegurança de contar isso à minha família, pensei em todos os colegas e professores que já sabiam, fechei os olhos e vi a boca da minha vó e a boca da tia Carolina se tocando, apesar de todos os impedimentos. Eu quis saber mais, eu quis saber tudo, mas não consegui perguntar.
POLESSO, N. B. Vó, a senhora é lésbica? Amora. Porto Alegre: Não Editora. 2015 (fragmento).
A situação narrada revela uma tensão fundamentada na perspectiva do:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
. CRIANÇAS BLOGUEIRAS SOLTAM A CRIATIVIDADE NA INTERNET
Cada vez mais garotos e garotas blogueiras se destacam na internet. Alguns contam seus dramas, compartilham novidades com amigos ou falam de coisas que curtem. Mas algumas crianças vão além e mostram toda sua criatividade na rede. Exemplos são a Joana Brandão Ziller, a Jojo, 10, e o Gabriel Naressi, 13.
Jojo gosta de transformar em arte tudo o que vê. Ela não sabe se gosta mais de desenhar ou de escrever poesias. Na dúvida, faz os dois. Assim, imagem vira quadro e quadro vira poema. Em vez de guardar as pinturas no armário, a menina criou um blog para postar suas criações.
Já Gabriel Naressi trilha o caminho do humor. Blogueiro há três anos, o Mundo Tosco tem umas sacadas incríveis --vale sempre dar um pulinho lá.
Confira abaixo bate-papo com os jovens blogueiros.
JOJO
Por que resolveu ter um blog?
Como eu fazia muitas pinturas, elas acabavam indo para o lixo ou iam parar em lugares que depois eu não conseguia encontrar. A ideia era ter um lugar onde as pinturas que eu gostasse ficassem, para eu poder me lembrar delas.
Você se inspirou em algum blog para fazer o seu?
Meu pai tem um blog chamado Trinca da Pesada. Lá ele coloca frases engraçadas que eu e meus irmãos falamos no dia a dia. Eu queria fazer um blog há algum tempo, aí ele me ajudou a criar o blog.
Você atualiza o blog com frequência?
Não, porque não consigo fazer uma pintura rápido. Tenho que ter um certo tempo para fazer. Gosto de fazer, aí deixar de lado, retomar e fazer de novo para ver como está.
O que você mais gosta de desenhar?
Depende muito do momento. Quando estou muito inspirada, gosto de desenhar coisas que não existem, o que vier primeiro na minha cabeça. Quando não estou, tento imaginar coisas que já existem para eu fazer.
Quem são seus artistas plásticos favoritos (entre desenhistas, pintores, designers etc.)?
Gosto muito do Picasso, do Leonardo da Vinci (adoro o traço dele, é muito firme). Mas não conheço muitos.
Você também escreve poesias. Sobre o que fala nelas? Têm relação com as imagens que pinta?
Gosto bastante de poesia, e também de ler. Muitas vezes eu faço um desenho, imagino uma coisa e faço uma poesia. Ou eu faço um desenho e depois a poesia.
GABRIEL
Com quantos anos começou a postar no blog?
Comecei com dez anos.
Tem gente que já fala que blog é coisa de "velho" (tipo 30 anos ou mais)... Concorda? Por quê?
Mais ou menos. Blog não é só pra adultos que vivem disso, mas pra quem quer escrever como hobby. Acho que nos últimos tempos as crianças têm ingressado ainda mais nos blogs.
O que você mais gosta de postar?
Gráficos, tirinhas, vídeos, imagens. O mais divertido e rápido são os gráficos.
Você faz várias piadas gráficas. Da onde vêm essas ideias?
Ah... durante a aula de matemática, quando eu estou andando, antes de dormir... São coisas que vêm no meu cérebro.
Ultimamente você tem postado menos. Está fazendo algo diferente na internet?
Não. Estou no nono ano do ensino fundamental e fazendo cursinho. O tempo fica menor com todas essas provas e trabalhos. Mas prometo para os meus leitores que os posts voltarão com muito mais frequência nas férias, com algumas coisas novas também.
Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/745873-criancas-blogueiras-soltam-a-criatividade-na-internet.shtml> Acesso em 05/06/2010
a) Complete o quadro, fazendo uma comparação entre os entrevistados e seus blogs.
b) Cite uma semelhança entre os dois blogueiros entrevistados.
- Geografia | 3.4 Clima
A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é a corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada “canga”.
WEIBEL, L. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).
Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto? - Geografia | 6.1 Agricultura
(FUVEST 2012 1ª FASE) Observe o mapa, no qual estão assinaladas áreas de plantio de um importante produto agrícola.
Esse produto e características de suas áreas de ocorrência estão corretamente indicados em:
Produto Declividade do terreno Clima