(ENEM 2013 1ª APLICAÇÃO)
Fontes: IBGE e Organização Internacional do Trabalho (OIT)
*Com base no último dado disponível, de 2008
Veja, São Paulo, 21 abr. 2010 (adaptado).
Os gráficos expõem dados estatísticos por meio de linguagem verbal e não verbal. No texto, o uso desse recurso:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
A invenção da roda-d’água possibilitou a substituição do esforço humano e animal na realização de diversas atividades. Ela é usada para irrigação e geração de energia. Na figura a seguir, estão ilustrados os principais elementos de um sistema rudimentar de geração de energia elétrica: a água que jorra do tubo faz a roda girar, acionando um gerador elétrico.
No processo de queda da água, há a transformação de energia:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A tabela a seguir traz os resultados de um experimento composto de três ensaios que media a taxa de multiplicação diária de uma colônia de bactérias com a alteração de algumas variáveis experimentais. Outras variáveis, não registradas na tabela, mantiveram-se constantes nesse experimento.
Ensaio
Taxa de
multiplicação diária
Temperatura (ºC)
Umidade (g/kg)
I
1,5
9
4
II
3
36
4
III
1,5
36
8
Sendo k uma constante real, qual das expressões a seguir relaciona corretamente a taxa de multiplicação diária dessa colônia de bactérias (M), a temperatura (T), em grau celsius, e a umidade (U), em grama de água por quilograma da colônia?
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Em 2009, comemorou-se o bicentenário de nascimento do naturalista Charles Darwin
(1809-1882), assim como os 150 anos de publicação da sua obra Origem das espécies (1859). Charles Darwin, assim como diversos outros naturalistas e pesquisadores contribuíram para o entendimento atual da evolução biológica. No mesmo ano de nascimento de Darwin, Jean Baptiste Lamarck (1744-1829) publicou sua obra Filosofia Zoológica, na qual defende as hipóteses do uso e desuso e da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos.
Disponível em: cienciahoje.uol.com.br/135496. Acesso em: 6 set. 2009 (Adaptado).
Com base no texto acima, nas teorias de evolução das espécies e nos princípios genéticos relacionados, assinale a alternativa incorreta.
- Biologia | 10.5 Cordados
Uma característica típica dos bichos-preguiça modernos é sua movimentação extremamente vagarosa. Vivem em florestas tropicais e, diferente de seus ancestrais − as preguiças gigantes que andavam sobre o chão −, passam a maior parte do tempo no alto das árvores, onde se alimentam das folhas, reproduzem-se e ficam protegidos de diversos predadores. Possuem braços muito fortes e dedos com longas garras pelas quais se penduram nos galhos. Em seus pelos, crescem fungos e algas verdes que podem ajudá-los a se camuflar na folhagem das árvores.
A movimentação típica desses animais é uma adaptação evolutiva condicionada por eles
- Biologia | 10.5 Cordados
(UFG) Há pouco mais de 400 milhões de anos, alguns peixes tropicais começaram a desenvolver uma estratégia respiratória que se tornou uma vantagem evolutiva para a ocupação de águas com baixa concentração natural de oxigênio. Porém, estudos feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia mostraram que essa estratégia respiratória pode amplificar o risco de envenenamento e morte desses peixes, caso haja contaminação por petróleo nos rios onde eles vivem.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=2146&bd=1&pg=1&lg=. Acesso em: 8 nov. 2011. [Adaptado].
O aumento do risco de morte dos peixes ocorre porque o petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos