Cartaz afixado nas bibliotecas centrais e setoriais da Univerdade Federal de Goiás (UFG), 2011.
Considerando-se a finalidade comunicativa comum do gênero e o contexto específico do Sistema de Biblioteca da UFG, esse cartaz tem função predominantemente:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base:
“A mala usada do 1º ao 4º ano, tínhamos que cuidar bem dela.” A mala era velha, feita de couro. As famílias precisavam comprar os materiais.
Disponível em: http://images.comunidades.net/vil/vilaguilherminasp/. Acesso em: 05 abril 2015.
Enunciado:
Um objeto antigo pode revelar dados históricos da época. Cite duas informações que esse objeto pode nos fornecer sobre o passado e o presente dos estudantes e sobre as escolas daquela época.
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
A revista Veja de 7 de março 2012 publicou uma comparação entre os preços de um certo modelo de iPhone em alguns países conforme apresentado a seguir:
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx>. Acesso em: 16 abr. 2012.
Comparando com o preço do aparelho nos Estados Unidos, o valor do IPhone no Brasil é maior:
- Geografia | 7. Geopolítica
UM MOMENTO DE DESORDEM MUNDIAL
“Neste começo de século, assistimos a uma reformulação de fronteiras e influências político-econômicas no mundo. Essa nova forma de organização mundial, baseada na existência de redes, fluxos e conexões, exige mudanças no método [...] de agrupar e separar territórios. [...]
Essa nova era é marcada pelo advento da globalização e da internet, que permitiu maior integração internacional e criou um novo espaço [...], o “território-mundo”, composto de uma sociedade mundial que compartilha os mesmos valores. A integração cada vez maior dos Estados e a soberania de um país através de um grupo [...] são demonstradas pela força dos blocos econômicos, que estabelecem uma concorrência acirrada entre si para manter a influência sobre seus parceiros comerciais. [...]
Identifica-se um novo movimento de regionalização do espaço contemporâneo a partir de redes integradas ilegais de poder, como o tráfico de drogas e o terrorismo globalizado [...] e a reconfiguração dos territórios devido a mudanças nas relações de poder e ao hibridismo cultural”.
(Adaptado de Ciência Hoje On-line. In: http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/
um-momento-de-desordem-mundial. Acesso em: 23/08/14.)
Conforme o texto, “[...] o capitalismo globalmente integrado é demonstrado pela força dos blocos econômicos, que estabelecem uma concorrência acirrada entre si para manter a influência sobre seus parceiros comerciais. Nesse processo, interesses econômicos e políticos se mesclam o tempo todo”, estabelecendo uma nova ordem geopolítica que, na etapa contemporânea, caracteriza-se pelo (a):
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Aparelho para reprodução de imagens – Data-Show
- Papel Canson formato A3
- Tinta guache – cores variadas
- Pincel – tamanho variados
- Potes com água
- Pano para limpeza dos pincéis
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco sobre a Arte Naif para as crianças.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_na%C3%AFf
https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-19/arte-naif/
- O professor deverá mostrar algumas imagens (data-show) para as crianças, sobre
esta arte.
Disponivel: www.google.com.br/artenaif
- Depois de falar e conversar com as crianças sobre esta arte, o professor deverá fazer
alguns questionamentos para as crianças como:
. o que é pintura Naif?
. Porque tem esse nome?
. Como é o estilo desta pintura?
- Separe as crianças em grupos de 04.
- Distribua as tintas , pincéis , potes com água e os panos para limpeza
- Distribua uma folha Canson formato A3 para cada criança .
- O professor vai pedir as crianças para fazerem uma pintura do jeito que elas acham
que é o estilo da pintura Naif.
- O professor deve instruir os alunos para usarem cores vibrantes, temas alegres e para
serem espontâneos como os artistas da arte Naif.
- Deixe que as crianças soltem a sua imaginação e façam trabalhos bem criativos.
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O pai de Ana Paula é carroceiro. Recolhe madeira, papelão, alumínio, latas que as pessoas jogam fora e vende para depósitos. Dizem que é um dos primeiros moradores da favela; chegou há seis anos. O pai de Fernanda é técnico em eletricidade. Ele trabalha fazendo manutenção das redes elétricas da cidade. Mora num condomínio fechado, recém construído.
FOLHA DE SÃO PAULO, São Paulo, 24 maio 1997. Adaptado.
Diante das duas realidades apresentadas no texto, pode-se afirmar que os dois personagens