Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CPI)
Biblioteca Goiandira Ayres de Couto
Disponível em: http://www.scg.goias.gov.br. Acesso em: 28 jul. 2010.
O exemplo de gênero textual citado é largamente utilizado em bibliotecas. Suas características o definem como pertencente ao gênero:
Questões relacionadas
- História | 3.4 Ditadura Militar
(PUC-CAMPINAS) [...] Renegando os princípios da democracia representativa, os ‘revolucionários’ de 1964 recorreram a um arsenal de instrumentos de exceção (atos institucionais, atos complementares, decretos-leis), graças aos quais ficaram mais de 20 anos no poder. A implantação da ditadura e da violência generalizada não ocorreu de imediato. Foi uma escalada que resultou do surgimento de uma oposição civil ao novo regime e de divergências no interior das próprias hostes golpistas. [...]
(KUPPER, Agnaldo e CHENSO, Paulo A. História crítica do Brasil. São Paulo: FTD, 1998, p. 278)
Com base no arsenal a que o texto se refere, pode-se afirmar que, nesse período, os governos:
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
A Anemia Falciforme é uma doença hereditária, que, diante de certas condições, altera a forma dos glóbulos vermelhos os quais se tornam parecidos com uma foice. A doença originou-se na África e foi trazida às Américas pela imigração forçada de escravos. No Brasil, distribui-se heterogeneamente, sendo mais frequente onde a proporção de antepassados negros é maior. Além de estar presente na África e na América, é hoje encontrada em toda Europa e em grandes regiões da Ásia. No Brasil, a doença é predominante entre negros e pardos, também ocorrendo entre os brancos. No sudeste do Brasil, a equivalência média de heterozigoto (portadores) é de 2%, valor que sobe cerca de 6 a 10% entre negros. Estima-se o nascimento de 700 – 1.000 novos casos anuais de Doença Falciforme, sendo um problema de saúde pública no Brasil.
Com relação à genética da anemia falciforme na população do Brasil, podemos afirmar que:
- Física | A. Escalar
Para saber se você está a uma distância segura dos outros veículos, uma opção é medir a distância total entre o seu veículo e o outro, utilizando objetos fixos à beira da pista [...]. O método é simples: a partir do momento em que o veículo da frente passar por esse objeto, independentemente da velocidade, o seu veículo deverá passar pelo mesmo objeto após no mínimo dois segundos. Esse tempo é considerado suficiente para que o condutor, diante de uma emergência, consiga reagir, desviando ou freando.
Disponível em: http://www.detran.pr.gov.br. Acesso em: 28 set. 2017.
Uma pessoa em um veículo A trafega em uma pista com velocidade constante de 10 m/s, mantendo uma distância fixado veículo B a sua frente. Utilizando um objeto fixo à beirada pista, a pessoa no veículo A mede um intervalo de tempo mínimo de segurança entre a passagem do veículo B a sua frente, por esse objeto, e a sua passagem. Após a passagem do veículo A pelo objeto, o veículo B freia bruscamente.Considere que a pessoa no veículo A tenha acionado o freio imediatamente após passar pelo objeto de referência.
A mínima aceleração que o veículo A deverá ter para evitar a colisão é de
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(IFCE) Dois corpos A e B de materiais diferentes, inicialmente neutros e isolados de outros corpos, são atritados entre si. Após o atrito, observamos que
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Algumas espécies de orquídeas apresentam flores que mimetizam vespas fêmeas, de forma que vespas machos são atraídas na tentativa de acasalamento. Ao chegarem às flores, os machos frequentemente entram em contato com o pólen da flor, sem prejuízo de suas atividades. Contudo, como não conseguem se acasalar, esses machos procuram novas fêmeas, podendo encontrar novas flores e polinizá-las.
Essa interação ecológica pode ser classificada como: