(ENEM 2009 CANCELADO) Canção amiga
Eu preparo uma canção,
em que minha mãe se reconheça
todas as mães se reconheçam
e que fale como dois olhos.
[...]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.
ANDRADE, C. D. Novos Poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1948. (fragmento)
A linguagem do fragmento acima foi empregada pelo autor com o objetivo principal de:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
A figura anterior representa o ciclo celular de uma célula que em G1 é haploide, apresentando três cromossomos. Em G2, qual modificação terá ocorrido no material genético da célula em questão?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O surf é o esporte que mais cresce no mundo. Hoje o surf ultrapassa o limite dos praticantes do esporte, e há muito ultrapassou o do “surfista raiz”, que tem sal nas veias e parafina no cabelo. O surf virou um esporte de grande alcance, os campeonatos viraram eventos milionários, os surfistas viraram atletas de ponta e vitrines ambulantes. Com o crescimento do esporte, que passou a atingir um público que foge, em quase todos os aspectos, do surfista tradicional, vemos marcas que nunca pertenceram a esse universo, e que não se identificam em nada com o “surfista raiz”, começarem a fazer parte do nosso mundo. Gabriel Medina, por exemplo, é um atleta que encarna essa mudança. Ele foge de quase todos os estereótipos do surf. O modo como se veste, seu gosto musical, seu comportamento, e por aí vai. Para muitos, isso não é “coisa de surfista”. No entanto, Medina é um dos praticantes mais famosos do surf mundial.
Segundo o texto, o surf caracteriza-se como um (a)
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
“Desde a década de 50, é obrigatória no Brasil a adição de iodo ao sal de cozinha. A medida tem como objetivo o controle das doenças associadas à carência desse mineral, especialmente o bócio, distúrbio responsável pelo mau funcionamento da glândula tireoide... Na glândula tireoide, o iodo é usado na síntese dos hormônios T3 e T4”.
CUMINALE, Natália. Nem de mais, nem de menos. Revista Veja, São Paulo, ano 46, ed.2319, n.18, p.94-95, 01 maio2013.
O texto acima se refere à glândula tireoide, que se localiza na região do pescoço. Sobre ela, podemos afirmar corretamente:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(PUC-RS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A coragem (...) só se torna uma 12virtude quando a serviço de outrem ou de uma causa geral e generosa. Como traço de caráter, a coragem é, sobretudo, uma fraca sensibilidade ao medo, seja por ele ser pouco sentido, seja por ser bem suportado, ou até provocar prazer. É a coragem dos estouvados, dos brigões ou dos 10impávidos, a coragem dos “durões”, como se diz em nossos filmes policiais, e todos sabem que a 2virtude pode não ter nada a ver com ela.
Isso quer dizer que 1ela é, do ponto de vista moral, totalmente indiferente? Não é tão simples assim. Mesmo numa situação em que 3eu agiria apenas por 11egoísmo, pode-se estimar que a ação generosa (por exemplo, o combate contra um agressor, em vez da súplica) manifestará maior domínio, maior 13dignidade, maior 14liberdade, 15qualidades moralmente significativas e que darão à coragem, como que por retroação, 5algo de seu valor: sem ser sempre moral, em sua essência, a coragem é aquilo sem o que, não há dúvida, qualquer moral seria impossível ou sem efeito. 4Alguém que se entregasse totalmente ao medo que lugar poderia deixar aos seus deveres? (...) O medo é egoísta. A covardia é egoísta. (...) Como virtude, ao contrário, a coragem supõe sempre uma forma de 7desinteresse, de 8altruísmo ou de 9generosidade. Ela não exclui, sem dúvida, uma certa 16insensibilidade ao medo, até mesmo um gosto por ele. Mas não 6os supõe necessariamente. Essa coragem não é a ausência do medo, é a capacidade de superá-lo, quando ele existe, por uma vontade mais forte e mais generosa. Já não é (ou já não é apenas) fisiologia, é força de alma, diante do perigo. Já não é uma paixão, é uma virtude, é a condição de todas. Já não é a coragem dos durões, é a coragem dos doces, e dos heróis.
André Comte-Sponville. Pequeno tratado das grandes virtudes. p. 55 a 57 (adaptado).
A propósito do sentido de certos vocábulos no texto, afirma-se:
1. “impávidos” (ref. 10) significa “destemidos” e poderia ser substituído por “valentes” sem prejuízo à coerência da frase.
2. “egoísmo” (ref. 11) e “altruísmo” (ref. 8) são antônimos.
3. “virtude” (ref. 12) inclui, em seu sentido amplo, os sentidos de “dignidade” (ref. 13), “liberdade” (ref. 14), “qualidades” (ref. 15) e “generosidade” (ref. 9).
4. Na composição das palavras “desinteresse” (ref. 7) e “insensibilidade” (ref. 16), há elementos de valor semântico equivalente.
As afirmativas corretas são, apenas:
- Biologia
Observe o quadro 1 abaixo. Os algarismos I, II e III correspondem às três Classes de Annelida, e os outros algarismos referem-se a características morfológicas enumeradas no quadro 2. Assim, I, II e III representam, respectivamente, as Classes:
Quadro 1