TUTE. Tutelandia. Disponível em: www.gocomics.com. Acesso em: 20 fev 2012
A charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside no(a)
Questões relacionadas
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
(INSPER) O gráfico a seguir representa as funções f(x) = 2x e g(x) = log2x.
Seja A um número inteiro tal que:
Então, g(g(A)) é aproximadamente igual a: - Química | 2.5 Oxirredução
“Ferro Velho Coisa Nova” e “Compro Ouro Velho” são expressões associadas ao comércio de dois materiais que podem ser reaproveitados. Em vista das propriedades químicas dos dois materiais mencionados nas expressões, pode-se afirmar corretamente que
- Química | 2.6 Eletroquímica
A calda bordalesa é uma alternativa empregada no combate a doenças que afetam folhas de plantas. Sua produção consiste na mistura de uma solução aquosa de sulfato de cobre(II), CuSO4, com óxido de cálcio, CaO, e sua aplicação só deve ser realizada se estiver levemente básica. A avaliação rudimentar da basicidade dessa solução é realizada pela adição de três gotas sobre uma faca de ferro limpa. Após três minutos, caso surja uma mancha avermelhada no local da aplicação, afirma-se que a calda bordalesa ainda não está com a basicidade necessária. O quadro apresenta os valores de potenciais padrão de redução (E0) para algumas semirreações de redução.
MOTTA, I. S. Calda bordalesa: utilidades e preparo. Dourados: Embrapa, 2008 (adaptado).
A equação química que representa a reação de formação da mancha avermelhada é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto 1 Estudos mostram que, no século dezenove, nos engenhos, os filhos de escravos, como seus pais , passavam pelo mesmo tormento de ter que trabalhar, cortar a cana de açúcar, arrastá-la e picá-la em pedaços, colocando-a para moer, espremer e ferver. Podemos supor , então, que seus pequenos corpos também experimentaram o desconforto das altas temperaturas emanadas das caldeiras das casas de purgar, local onde se fabricava o açúcar. Também nas demais atividades em que se empregava mão de obra escrava, a criança trabalhou desde cedo em tarefas que exigiam esforços muito superiores às suas possibilidades físicas. Acompanhando seus pais, fazia desde serviços domésticos (servir, lavar, passar, cozer roupas e consertar sapatos) até trabalhos em madeira. No campo, pastoreava gado e realizava tarefas na roça. Disponível em: http://white.lim.ilo.org/ipec/documentos/escola1_br.pdf. Acesso em: 03 abril 2015. Texto 2 No século vinte, com o surgimento das fábricas as crianças passaram a trabalhar manipulando as máquinas, se submetendo a trabalhos perigosos, temperaturas altas, não usavam nenhum equipamento de proteção e a jornada de trabalho enorme era de até 12 horas. Disponível em: http://white.lim.ilo.org/ipec/documentos/escola1_br.pdf. Acesso em: 03 abril 2015.
Enunciado:
Compare os textos e escreva uma semelhança e uma diferença entre a situação do trabalho infantil no passado e atualmente:
Semelhança:
Diferença:
Disponível em: http://www.diariodosertao.com.br/img/upload/images/Setembro_esse/trabalho_infantil_ssousa_fepeti_5.jpg. Acesso em: 03 abr. 2015.
Disponível em: http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/10/wcms_239994.jpg. Acesso em: 03 abr. 2015.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Geisel assumiu o governo prometendo retorno à democracia por meio de um processo gradual e seguro. Também denominado de ‘distensão’, o projeto de redemocratização concebido por Geisel previa a adoção de um conjunto de medidas políticas liberalizantes, cuidadosamente controladas pelo Executivo Federal. Isso incluía a suspensão parcial da censura prévia aos meios de comunicação e a revogação gradativa de alguns dos mecanismos mais explícitos de coerção legal presentes no conjunto das leis em vigor, que cerceavam as liberdades públicas e democráticas e os direitos individuais e constitucionais. É preciso salientar, porém, que o projeto de distensão não refletia a crença na democracia, tanto por parte de Geisel como dos militares que participavam de seu governo. Na verdade, a distensão era um projeto preconizado como uma ‘saída’ para que as Forças Armadas se retirassem do poder. Depois de dez anos de ditadura militar, período em que três generais governaram o país, as Forças Armadas se desgastaram. Disponível em: ,http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-geisel-1974-1979-distensao-oposicoes-e-crise-economica.htm>. Acesso em: 17 mar. 2014.
Enunciado:
a) Analise o processo de distensão política da ditadura militar, considerando suas principais características.
b) Explique porque, segundo o texto, o processo de distensão “não refletia a crença na democracia”.