MEIRELLES, V. Batalha dos Guararapas. Óleo sobre tela, 494,5 x 923 cm. 1879. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
Disponível em: www2.uol.com.br. Aceso em: 9 jul. 2015.
Pertencente ao Romantismo, a obra de Victor Meirelles caracteriza-se como uma
Questões relacionadas
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Considerando os conceitos de produtividade energética nas cadeias alimentares, assinale a alternativa correta.
- Física | A. Escalar
(UNIT) A figura é uma representação, em escala, da fotografia estroboscópica do movimento de uma esfera que foi abandonada de uma altura a 20,0 m do solo, sendo fotografada a cada 0,5s, a partir do início da queda
Nessas condições, é correto afirmar que o módulo da aceleração da esfera, em m/s², era de
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESC)
O gás metano, produzido a partir da fermentação anaeróbica do lixo orgânico, e o gás butano, proveniente do gás natural liquefeito de petróleo, são utilizados na geração de energia a partir da combustão.
De acordo com essas considerações, é correto afirmar:
- Geografia - Fundamental | 4.03 Estrutura Geológica e Relevo do Continente Americano
57.
A) Você estudou que o solo brasileiro é bastante antigo, pois foi formado há milhares de anos e que nosso território está longe do encontro das placas tectônicas, portanto está livre de grandes terremotos. No entanto, conforme o mapa apresenta, podemos verificar que em nosso território ocorrem muitos abalos sísmicos. EXPLIQUE a principal causa para a ocorrência desses abalos em nosso território.
B) JULGUE a frase como verdadeira ou falsa e EXPLIQUE sua opinião
“Mesmo terremotos de baixas magnitudes podem ser perigosos no território brasileiro.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Para os chineses da dinastia Ming, talvez as favelas cariocas fossem lugares nobres e seguros: acreditava-se por lá, assim como em boa parte do Oriente, que os espíritos malévolos só viajam em linha reta. Em vielas sinuosas, portanto, estaríamos livres de assombrações malditas. Qualidades sobrenaturais não são as únicas razões para considerarmos as favelas um modelo urbano viável, merecedor de investimentos infraestruturais em escala maciça. Lugares com conhecidos e sérios problemas, elas podem ser também solução para uma série de desafios das cidades hoje. Contanto que não sejam encaradas com olhar pitoresco ou preconceituoso. As favelas são, afinal, produto direto do urbanismo moderno e sua história se confunde com a formação do Brasil.
CARVALHO, B. A favela e sua hora. Piauí, n. 67, abr. 2012.