Picasso,P. Les Demoiselles d’Avignon. Nova York, 1907.
ARGAN, G. C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
Considerando a questão agrária no Brasil, é correto afirmar que a lacuna presente na legenda corresponde a áreas de
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
No rótulo de uma lata com 350 mL de um refrigerante, é possível descobrir que o valor energético é de 85 kcal (quilocalorias) a cada 200 mL de refrigerante. Por recomendação de um nutricionista, um paciente que consumia em sua dieta 2 800 kcal por dia mudou o hábito de consumir o conteúdo de 2 latas desse refrigerante por dia para consumir 2 latas de suco, cujo rótulo indicava um valor energético de 25 kcal por lata.
Em relação à sua dieta original, o consumo energético diário do paciente diminuiu, em porcentagem, o valor mais próximo de
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
No lançamento de uma bola de basquete, a trajetória é parabólica. Considere o arremesso de um lance livre, conforme figuras abaixo:
Qual a função que descreve a trajetória da bola?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia a seguir um trecho de um artigo da psicóloga Rosely Sayão.
Já faz tempo que nossa sociedade discute as mudanças que têm ocorrido nas famílias. Primeiramente a separação, depois o divórcio e na sequência os recasamentos que surgiram e, como consequência, provocaram uma grande modificação no grupo que, tradicionalmente, era chamado de família e cuja estrutura era formada por um homem e uma mulher que se uniam até que a morte os separasse e tinham filhos. Agora, há pelo menos duas décadas, uma nova discussão entrou nessa pauta: a formação de grupos familiares que têm bases diferentes das antes consideradas padrão.
A partir da década de 1960, quando surgiram as primeiras mudanças significativas na configuração familiar, não faltaram análises preconceituosas que defendiam a permanência da configuração familiar tradicional em nome do desenvolvimento “sadio” das crianças. Na época em que casais começaram a se separar não faltaram teorias e conjecturas que afirmavam que filhos de casais separados tinham todas as possibilidades de serem “crianças problemáticas”. Hoje, com uma geração de adultos que foram criados por pais separados vivendo como qualquer outro adulto, constatamos que tal profecia não se realizou. A separação não se mostrou, ela mesma, um fator responsável por gerar problemas aos filhos.[...]
Disponível em: <http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/>. Acesso em: 4 dez. 2012.
O título do texto é Outro formato de família. Justifique esse título a partir do trecho lido.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir referente a aspectos da conjuntura europeia que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.
“[…] Contudo, a guerra mundial não pode ser explicada como uma conspiração de fabricantes de armas, mesmo fazendo os técnicos, com certeza, o máximo para convencer generais e almirantes, mais familiarizados com paradas militares do que com a ciência, de que tudo estaria perdido se eles não encomendassem o último tipo de arma ou navio de guerra. Não há dúvida de que a acumulação de armamento, que atingiu proporções temíveis nos últimos cinco anos anteriores a 1914, tornou a situação mais explosiva. […] Porém, a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição.”
HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios (1875-1914). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 427.
Além da corrida armamentista a que se refere o autor, foram fatores que contribuíram para a deflagração do primeiro conflito mundial: