Picasso,P. Les Demoiselles d’Avignon. Nova York, 1907.
ARGAN, G. C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
¿Por qué el anuncio del viaje al tiempo logró éxito?
- História | 4. Patrimônio Cultural
Brasília é a primeira cidade moderna inscrita na lista do Patrimônio Mundial. O plano da cidade, idealizado por Lúcio Costa, segue os princípios básicos da Carta de Atenas, de 1933. Uma cidade estruturada em áreas, cada qual com uma função específica (área monumental, onde se concentram os prédios da administração, área residencial, área agrária e área de lazer), separadas por vastos espaços naturais que se comunicam pelo traçado das grandes vias.
SILVA, F. F. As cidades brasileiras e o Patrimônio Cultural da Humanidade.
São Paulo: Peirópolis, 2003.
A cidade apresentada foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade porque
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Qual era o interesse dos brasileiros em que D. Pedro ficasse no Brasil?
b) O que significou para o Brasil a elaboração de leis por D. Pedro?
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UESC) As paredes dos capilares são constituídas por uma camada única de finas células endoteliais.
Envolvendo as células endoteliais, há uma lâmina basal muito permeável. Assim, os capilares são vazantes. Eles são permeáveis a água, a alguns íons e a algumas pequenas moléculas. A interação de duas forças opostas — pressão sanguínea contra potencial osmótico — determina o fluxo líquido entre o plasma e o fluido intersticial.
(PURVES; ORIANS; HELLER, 2006, p. 876)
Esse diagrama demonstra a variação na pressão (mmHg) dessas forças, desde a extremidade arterial até a extremidade venosa.
A análise desse diagrama, juntamente com o conhecimento atual a respeito da fisiologia do sistema cardiovascular, permite afirmar:
I. A pressão sanguínea é mais elevada na extremidade arterial do leito capilar e decresce gradativamente à medida que o sangue flui para a extremidade venosa.
II. O potencial osmótico passa a atrair todo o fluido de volta para o capilar, à medida que essa força se torna equivalente, em valores, à pressão sanguínea na extremidade arterial.
III. Durante a troca de fluidos entre os vasos sanguíneos e os espaços intercelulares, nutrientes e O2 serão trocados pelos resíduos produzidos pelo metabolismo celular.
IV. O balanço entre a pressão sanguínea e o potencial osmótico pode ser alterado se a pressão sanguínea nas arteríolas ou a permeabilidade das paredes dos capilares se modificarem, como, por exemplo, no que ocorre durante a liberação da histamina por glóbulos brancos em um processo inflamatório.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em:
- Física
Uma partícula com massa de 200 g é abandonada, a partir do repouso, no ponto “A” da Figura. Desprezando o atrito e a resistência do ar, pode-se afirmar que as velocidades nos pontos “B” e “C” são, respectivamente.