Brasília 50 anos. Veja. No 2 138, nov. 2009.
Utilizadas desde a Antiguidade, as colunas, elementos verticias de sustentação, foram sofrendo modificações e incorporando novos materiais com ampliação de possibilidades. Ainda que as clássicas colunas gregas sejam retomadas, notáveis inovações são percebidas, por exemplo, nas obras de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1907. No desenho de Niemeyer, das colulas do Palácio da Alvorada, observa-se
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Abaixo, há uma foto de uma construção inca.
Esse tipo de construção foi possível graças
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Observe a imagem a seguir.
Disponível em:< https://bit.ly/2WVZ9BO>. Acesso em 20 jun. 2019
Ela representa os primeiros contatos dos europeus com os nativos que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
O próximo texto serve de base para a questão.
Fragmento do conto “A cartomante”, de Machado de Assis
A cartomante fê-lo sentar diante da mesa, e sentou-se do lado oposto, com as costas para a janela, de maneira que a pouca luz de fora batia em cheio no rosto de Camilo. Abriu uma gaveta e tirou um baralho de cartas compridas e enxovalhadas. Enquanto as baralhava, rapidamente, olhava para ele, não de rosto, mas por baixo dos olhos. Era uma mulher de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos sonsos e agudos. Voltou três cartas sobre a mesa, e disse-lhe:
— Vejamos primeiro o que é que o traz aqui. O senhor tem um grande susto...
Camilo, maravilhado, fez um gesto afirmativo.
— E quer saber, continuou ela, se lhe acontecerá alguma cousa ou não...
— A mim e a ela, explicou vivamente ele.
A cartomante não sorriu; disse-lhe só que esperasse. Rápido pegou outra vez das cartas e baralhou-as, com os longos dedos finos, de unhas descuradas; baralhou-as bem, transpôs os maços, uma, duas, três vezes; depois começou a estendê-las. Camilo tinha os olhos nela, curioso e ansioso.
— As cartas dizem-me...
Camilo inclinou-se para beber uma a uma as palavras. Então ela declarou-lhe que não tivesse medo de nada. Nada aconteceria nem a um nem a outro; ele, o terceiro, ignorava tudo. Não obstante, era indispensável muita cautela; ferviam invejas e despeitos. Falou-lhe do amor que os ligava, da beleza de Rita... Camilo estava deslumbrado. A cartomante acabou, recolheu as cartas e fechou-as na gaveta.
— A senhora restituiu-me a paz ao espírito, disse ele estendendo a mão por cima da mesa e apertando a da cartomante.
Esta levantou-se rindo.
— Vá, disse ela; vá ragazzo innamorato...
(Machado de Assis. “Várias histórias”. In: Obras completas.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 447.)
Nesse fragmento, encontramos o ponto culminante do conto “A cartomante”, de Machado de Assis.
I. A ironia deste trecho será plenamente revelada no desenlace do conto, quando teremos a resposta afirmativa à questão inicial, discutida por Camilo e Rita: as cartomantes são capazes de prever o futuro?
II. Nos parágrafos 35 e 36, há indícios de que a leitura das cartas é um engodo, uma fraude.
III. No trecho “(...) nem a um nem a outro; ele, o terceiro (...)” (parágrafo 42), as palavras em destaque referem-se, respectivamente, a Vilela, Rita e Camilo.
IV. No parágrafo 40, o narrador acumula detalhes narrativos e descritivos como estratégia de retardamento, para aumentar a expectativa.
Estão corretas
- Matemática | 14.4 Cilindro
Para resolver o problema de abastecimento de água foi decidida, numa reunião do condomínio, a construção de uma nova cisterna. A cisterna atual tem formato cilíndrico, com 3m de altura e 2m de diâmetro, e estimou-se que a nova cisterna deverá comportar 81m³ de água, mantendo o formato cilíndrico e a altura da atual. Após a inauguração da nova cisterna a antiga será desativada.
Utilize 3,0 como aproximação para π.
Qual deve ser o aumento, em metros, no raio da cisterna para atingir o volume desejado?
- História | 4. Patrimônio Cultural
O Samba de Roda do Recôncavo Baiano é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes da cultura brasileira. Exerceu influência no samba carioca e, até hoje, uma das referências do samba nacional. A herança negro-africana no samba de roda se mesclou de maneira singular a traços culturais trazidos pelos portugueses (principalmente viola e pandeiro) e à própria língua portuguesa nos elementos de suas formas poéticas.
Disponível em: http://antigo.turismo.gov.br. Acesso em: 2 out. 2021. VOT2021
O Samba de roda é dos maiores patrimônios culturais do tipo imaterial do Brasil. Qual das opções abaixo se enquadra nesse tipo de patrimônio?