A elevada acidez dos solos é um dos fatores responsáveis por reduzir sua capacidade de troca de cátions, intensificando a perda de sais minerais por arraste. Como consequência, os solos ficam deficientes em nutrientes e com baixo potencial produtivo. Uma estratégia usada no controle dessa acidez a aplicar óxidos capazes de formar bases pouco solúveis em meio aquoso. Inicialmente, para uma determinada aplicação, são apresentados os seguintes Óxidos: NO, CO2, SO2, CaO e Na2O.
Para essa aplicação, o óxido adequado para minimizar o efeito de arraste e o
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) A cisterna é um recipiente utilizado para armazenar água da chuva. Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são: a demanda diária de água na propriedade; o índice médio de precipitação (chuva), por região, em cada período do ano; o tempo necessário para armazenagem; e a área de telhado necessária ou disponível para captação. Para fazer o cálculo do volume de uma cisterna, deve-se acrescentar um adicional relativo ao coeficiente de evaporação. Na dificuldade em se estabelecer um coeficiente confiável, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) sugere que sejam adicionados 10% ao volume calculado de água.
Desse modo, o volume, em m3, de uma cisterna é calculado por Vc = Vd × Ndia, em que Vd = volume de demanda da água diária (m3), Ndia = número de dias de armazenagem, e este resultado deve ser acrescido de 10%. Para melhorar a qualidade da água, recomenda-se que a captação seja feita somente nos telhados das edificações.
Considerando que a precipitação de chuva de 1 mm sobre uma área de 1 m2 produz 1 litro de água, pode-se calcular a área de um telhado a fim de atender a necessidade de armazenagem da seguinte maneira: área do telhado (em m2) = volume da cisterna (em litros)/precipitação.
Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br. Acesso em: 8 jun. 2009 (adaptado).
Para atender a uma demanda diária de 2.000 litros de água, com período de armazenagem de 15 dias e precipitação média de 110 mm, o telhado, retangular, deverá ter as dimensões mínimas de
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(UEFS) Os bombardeios no Oriente Médio deverão ser um fator de pressão sobre o preço internacional do petróleo. No Brasil, o conflito entre o Hamas e Israel, que já atinge Tel-Aviv e Jerusalém, deverá pesar no caixa da Estatal Brasileira de Petróleo. A empresa recorrerá à compra de petróleo com predominância de hidrocarbonetos aromáticos com objetivo de suprir a necessidade crescente de gasolina para o consumo. Já o petróleo leve, parafínico, produzido no Nordeste brasileiro, fornece gasolina de baixa octanagem de faixa de ebulição entre 35oC a 140oC, e de óleo diesel, na faixa de ebulição entre 250oC a 360oC. O petróleo naftênico, produzido na Bacia de Campos produz nafta, matéria-prima para a petroquímica, na faixa de ebulição entre 147oC a 187oC. Entretanto, o óleo aromático tem preço maior que o nacional.
De acordo com essas considerações, é correto afirmar:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UEFS) Um guindaste com rendimento de 25% ergue uma carga de meia tonelada a uma altura de 75,0 cm no intervalo de 5,0s. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s², a potência do guindaste, em kW, é
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Para resolver as questões 5 e 6, analise a pirâmide da sociedade medieval a seguir.
Disponível em: <http://trabalhosescolares.net>. Acesso em: 18 set. 2012.
Faziam parte da nobreza medieval
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Analise o textos I, a seguir, e responda à questão.
TEXTO I
POPULAÇÃO MAIS OBESA
Saiba por que este tema virou notícia: excesso de peso
Hambúrguer, chocolate, refrigerante, salgados, batata frita. Se você ficou com água na boca, preste atenção se esses alimentos estão frequentando muito as suas refeições. São alimentos calóricos e ricos em gorduras. Em outras palavras, embora pareçam muito gostosos, quando comidos diariamente, eles contribuem para que você aumente muito o peso corporal. Uma pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada esta semana, tocou o sinal de alerta para os belo-horizontinos. O estudo Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) foi tema de todos os jornais no Brasil, além do Estado de Minas.
A pesquisa indicou que, entre 2006 e 2011, a população de BH com excesso de peso passou de 37,3% para 45,3%, aumento de oito pontos percentuais. Isso significa que de cada 10 belo-horizontinos, praticamente cinco estão acima do peso. A pesquisa entrevistou pessoas com mais de 18 anos, mas você já precisa começar a pensar sobre isso. Quanto mais cedo iniciarmos uma alimentação rica em nutrientes e equilibrada, mais chances teremos de ficar com corpo em forma e, principalmente, com a saúde em dia.
CRUZ, Márcia Maria. População mais obesa. Jornal Estado de Minas. 4 de abr. de 2012 Disponível em:
http://impresso.em.com.br/app/noticia/toda-semana/guri/2012/04/14/interna_guri,32025/populacao-mais-obesa.shtml. Acesso em: 18 de abr. de 2012.
O verbo sublinhado no primeiro parágrafo do texto I