Na charge, Ziraldo ironiza um lema adotado pelo governo Medici (1969-1974), denunciando que
Questões relacionadas
- Biologia | A. Digestão
Analise a figura abaixo, que mostra parte do aparelho digestório dos ruminantes. Em seguida, assinale a alternativa correta sobre este tema.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A vida surgiu uma única vez ou diversas vezes no planeta? Existem basicamente duas correntes opostas de pensamento sobre esse assunto: a contingência e o determinismo. A contingência sugere que, devido às condições tão específicas e raras que propiciaram um conjunto de moléculas químicas a formar um ser vivo, a vida na Terra teria surgido uma única vez. O determinismo indica a origem da vida como um evento plural, com certa simplicidade molecular e naturalidade quanto ao processo e pode ter ocorrido diversas vezes em nosso planeta.
(www.io.usp.br. Adaptado.)
De acordo com o excerto, a presença de DNA, RNA e proteínas em todas as células é um argumento que favorece
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Movidos pela ética e pelo patriotismo, estudantes de todo o Brasil pintaram o rosto de verde e amarelo, vestiram-se de preto e tomaram as ruas. Eles exigiam
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo.
Whittaker (1969)
Cinco reinos
Woese (1990)
Três domínios
Monera
Archaea
Eubacteria
Protista
Eukarya
Fungi
Plantae
Animalia
A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
O Brasil possui um nível de irradiação solar tão alto que mesmo no local menos ensolarado do país é possível gerar mais eletricidade solar que no local mais ensolarado da Alemanha, que investe muito no desenvolvimento e implantação de plantas fotovoltaicas.
No ano de 2013, a quantidade de energia elétrica gerada em toda a Alemanha a partir de células solares, cuja eficiência média é de 15%, somou 30 000 GWh em uma área estimada de 170 km2. Por sua vez, no chamado cinturão solar brasileiro, a irradiação chega a atingir 2 200 kWh/m2 anuais. Uma alternativa de geração de energia elétrica nessa região é a instalação de células solares como as da Alemanha, que podem abastecer milhões de residências. No Brasil, nos últimos anos, o consumo médio residencial foi da ordem de 2 000 kWh anuais.
PIERRO, B. Para aproveitar o sol. Pesquisa Fapesp, n. 258, ago. 2017 (adaptado).
O número de residências, em milhões, que poderiam ser abastecidas caso fossem instalados, no cinturão solar brasileiro, painéis solares com área e eficiência equivalentes aos utilizados na Alemanha é mais próximo de: