O Cruzeiro, década de 1960. Disponível em: www.memoriaviva.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
No anúncio, há referências a algumas das transformações ocorridas no Brasil nos anos 1950 e 1960. No entanto, tais referências omitem transformações que impactaram segmentos da população, como a
Questões relacionadas
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UESPI) Considerando os conceitos de produtividade energética nas cadeias alimentares, assinale a alternativa correta.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(UNESP) Uma imobiliária exige dos novos locatários de imóveis o pagamento, ao final do primeiro mês no imóvel, de uma taxa, junto com a primeira mensalidade de aluguel. Rafael alugou um imóvel nessa imobiliária e pagou R$ 900,00 ao final do primeiro mês. No período de um ano de ocupação do imóvel, ele contabilizou gastos totais de R$ 6.950,00 com a locação do imóvel.
Na situação descrita, a taxa paga foi de:
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UFRGS) O heredograma abaixo se refere à herança da calvície em alguns membros da família real britânica.
Supondo que, nessa família, a calvície tenha herança autossômica influenciada pelo sexo, ou seja, homens são calvos em homo e heterozigose e mulheres, somente em homozigose, considere as afirmações abaixo, assinalando-as com V(verdadeiro) ou F(falso).
( ) A calvície em questão é ocasionada pelo cromossomo X.
( ) Diana transmitiu para William o alelo responsável pela sua calvície.
( ) Charles recebeu de seu pai um alelo para calvície.
( ) George terá 75% de chance de ser calvo, considerando Kate heterozigota.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La violencia en sus diferentes formas, como
manifestación de la sinrazón, es uno de los aspectos más
notables en la obra de Goya. Fueron precisamente los
sucesos acontecidos durante la Guerra de la Independencia
[5] (1808-1814) los que dieron lugar a que Goya efectuara una
reflexión enormemente crítica e innovadora sobre la
guerra, sobre sus causas, sus brutales manifestaciones y
consecuencias.
É indubitável que el origen de la serie de estampas
[10] llamada Desastres se basa en los hechos acaecidos en la
guerra y vividos por Goya en estos años. Pero ello no
quiere decir que el artista fuera testigo de todos y cada uno
de los succesos representados a lo largo de las estampas de
la serie. Incluso cuando en una de ellas nos dice con su
[15] título Yo lo vi(n.º 44) y en la siguiente Y esto también
(n.º 45), no son sino formas de garantizar la veracidad de
lo representado al convertirse él mismo en testigo ocular de
lo ocurrido. Goya se sitúa de este modo en un plano
contiguo a la acción, tomando parte en el succeso como
[20] Nunca hasta ahora artista alguno había realizado. De ahí
también la proximidad de las figuras que protagonizan
cada uno de los Desastres, monumentales, muy cercanas a
nuestro plano de visión, y que apenas dejan espacio para lo
anecdótico de los fondos.
Internet: www.goyaenelprado.es (con adaptaciones).
A partir del texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
É possível que el pintor no haya estado presente en cada uno de los hechos que él retrata en su serie Desastres, aunque haya sido contemporáneo.
- Literatura
(CFTMG) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Neste mundo é mais rico, o que mais rapa:
Quem mais limpo se faz, tem mais carepa;
Com sua língua, ao nobre o vil decepa:
O Velhaco maior sempre tem capa.
Mostra o patife da nobreza o mapa:
Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;
Quem menos falar pode, mais increpa:
Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.
A flor baixa se inculca por tulipa;
Bengala hoje na mão, ontem garlopa,
Mais isento se mostra o que mais chupa.
Para a tropa do trapo vazo a tripa
E mais não digo, porque a Musa topa
Em apa, epa, ipa, opa, upa.
MATOS, Gregório de. Poemas. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 1998. p. 56.
Glossário:
carepa: caspa, sujeira.
garlopa: instrumento utilizado pelos carpinteiros para aplainar madeira.
increpar: censurar
NÃO se identificou corretamente o recurso empregado na construção do verso em: