SCHWARCZ, L. M. As barbas do imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia. Das Letras, 1998 (adaptado).
Essas imagens de D. Pedro II foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de uma década após o Golpe da Maioridade. Considerando o contexto histórico em que foram produzidas e os elementos simbólicos destacados, essas imagens representavam um
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 01. Conjuntos Numéricos
Analise atentamente os Números Reais representados nos itens a seguir.
I ) 3,212121...
II )
III )
IV ) 2,15
Um desses números é irracional e está representado no item:
- Física | B. Força Magnética
(USF) A tomografia, por emissão de pósitrons ou PET-SCAN, é um exame de imagem que utiliza uma substância radioativa (18-Fluordesoxiglicose) para rastrear células tumorais no organismo. A técnica ou exame mais utilizado em oncologia é o chamado PET/CT, que consiste na fusão de imagens geradas pelo PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) com as imagens geradas pela Tomografia Computadorizada. Diferentemente de uma radiografia ou tomografia que analisa uma estrutura ou órgão do corpo de uma forma estática, o PET é um exame funcional, ou seja, tem a capacidade de mostrar o funcionamento de um tecido em nível molecular.
Disponível em: http: //www.oncomedbh.com.br/site/?menu=Informa%E7%F5es&submenu= Fique%20por%20dentro&i=73&pagina=O%20que%20%E9%20PET-SCAN?%A0. Acesso em: 15/05/2017.
O pósitron usado nesse exame é a antipartícula do elétron e apresenta a mesma massa do elétron, porém carga elétrica positiva. Ele foi descoberto por Paul Dirac em 1928, mas a sua existência foi observada por Andersen em 1936. As partículas eletrizadas como o pósitron interagem com campos magnéticos e isso resulta em várias aplicações práticas importantes, como a descrita no texto acima.
Ao se lançar, com velocidades iguais, um próton, um elétron e um pósitron perpendicularmente a um campo magnético uniforme, essas partículas
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
A figura mostra a curva de saturação da hemoglobina e da mioglobina em função da pressão parcial de oxigênio e reflete a afinidade de cada proteína pelo oxigênio. Embora ambas sejam hemoproteínas ligantes de oxigênio, a hemoglobina transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos pela corrente sanguínea, e a mioglobina se liga ao oxigênio dentro das células musculares.
Disponível em: http://divingphysiology.files.wordpress.com. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
De que forma a oxigenação dos tecidos será afetada em indivíduos sem o gene da mioglobina?
- Física | 7.2 Quântica
Uma lâmpada de potência de 200 W emite um feixe de luz de comprimento de onda de 600 nm. Esse feixe de luz incide sobre uma superfície metálica, excitando e arrancando da mesma um número n de elétrons.
Sendo h = 6,6.10-34J.s e 1 eV = 1,6.10-19J e a função trabalho do metal 1,2 eV é correto afirmar que
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Carolina usou figuras geométricas de um quebra cabeças para montar este barco.
Enunciado:
1. Quantos círculos foram usados nesse quebra-cabeça?
2. Quantos retângulos?
3. Identifique duas figuras geométricas desse quebra-cabeças que possuem o mesmo número de lados e assinale-as com um X.