A figura apresentada é de um mosaico, produzido por volta do ano 300 d.C., encontrado na cidade de Lod, atual Estado de Israel. Nela, encontram-se elementos que representam uma característica política dos romanos no período, indicada em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
Disponível em: www.facebook.com/minsaude. Acesso em: 14 fev. 2018 (adaptado).
A utilização de determinadas variedades linguísticas em campanhas educativas tem a função de atingir o público-alvo de forma mais direta e eficaz. No caso desse texto, identifica-se essa estratégia pelo(a):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.3 Personificação ou Prosopopeia, Ironia e Gradação
Texto base: A questão refere-se ao período (frase que possui uma ou mais orações) descrito a seguir. Leia-o e observe-o com atenção. "Se caminhar fizesse bem, o carteiro seria IMORTAL." Fonte: http://www.belasmensagens.com.br/frases-engracadas.php - 28/10/2009 - adaptado.
Enunciado:
O período acima exposto pode ser classificado como uma ironia com frases engraçadas pelo(a)
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(IFSP) Embrapa avalia o peixe Barrigudinho no controle da dengue
Com apenas quatro centímetros de comprimento, o peixe Barrigudinho ou Guaru é a arma da Embrapa na guerra biológica para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela. O Barrigudinho é o astro do Projeto Dengoso, uma ação de cidadania que está sendo implantada no município de Parnaíba, a 348 quilômetros ao norte de Teresina.
Analisando a teia alimentar da qual o Barrigudinho ou Guaru faz parte, é correto afirmar que
- Química
O ácido (GABA) é um aminoácido que age no sistema nervoso central. Distúrbios na biossíntese ou metabolização deste ácido podem levar ao desenvolvimento de epilepsia. A última etapa da síntese química do GABA utiliza reação de oxidação de álcool.
Qual reagente oxidante deve ser utilizado para realizar esta síntese?
- História | 2.3 Segundo Reinado
Receitas trazidas pelos imigrantes, como o sauerkraut (chucrute), eisbeis (joelhos de porco) eschmier (doce de frutas pastoso), além de cuca, um tipo de pão doce, se misturam com ingredientes brasileiros, sendo adaptados novos pratos, como o polvilho, derivado do aipim. A cana-de-açúcar ganhou espaço na alimentação dos colonos, assim como a produção de feijão.
Restaurantes franceses, italianos e alemães se multiplicaram. O Hotel Frères Provençaux, na esquina da Rua do Ouvidor com rua Gonçalves Dias, na capital, por exemplo, oferecia cardápios dispendiosos, garçons trajados com casacas, aposentos, procurados para encontros galantes.
DEL PRIORE, M. História da gente brasileira: volume 1 - colônia. São Paulo: Editora Leya, 2016.
A culinária é parte da identidade nacional de muitos povos e civilizações. No caso da Civilização Brasileira, a culinária está associada a (ao)