Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos os lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade – a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
O texto aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto que describe un día normal en la vida de un estudiante de Matemáticas.
Carlos es un chico español que vive con unos amigos en Salamanca. Tiene 20 años y es estudiante de matemáticas. Es una persona muy sistemática, hasta demasiado creen sus compañeros de piso. Hace todos los días lo mismo: por la mañana se despierta a las 07:30, pero no se levanta nunca hasta las 08:00 porque le gusta leer y él siempre lee un poco en la cama. PRIMERO se ducha y se afeita, una vez a la semana. LUEGO se lava los dientes, se viste y desayuna: un café con leche y tostadas. A las 08:45 sale de casa y coge el autobús para ir a la facultad. Siempre va a clase en autobús. Las clases empiezan a las 09:00 y terminan a las 14:00. DESPUÉS DE CLASE come con algunos amigos en el comedor universitario y a veces estudian juntos en la biblioteca. ANTES DE VOLVER a casa compra en un supermercado todo lo que necesita. Algunos días, cuando tiene tiempo, hace un poco de deporte pero siempre antes de las 5:00 de la tarde: le gusta pasear en bici por un gran parque que hay cerca de su casa. Todas las noches cena en casa con sus compañeros de piso. DESPUÉS DE CENAR ve un poco la tele o navega por Internet. Todas las noches se acuesta a las 00.00 o 00:30. Los sábados y los domingos por la mañana juega al baloncesto en un equipo profesional y por la noche sale de copas con sus amigos. Carlos es una persona simpática pero demasiado sistemática. Adaptado de Ana Isabel Blanco Picado- SSN 1885-2211, núm. 10. Disponible en: <www.male.com 5>. Acceso el: 05 nov. 2014.
Enunciado:
Carlos es un chico que da bastante importancia a los horarios de sus actividades.
¿Qué características el texto le atribuye a él por eso? Explícalo.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIT)
Sobre o esquema em destaque, é correto afirmar:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UFPB) Os seres vivos apresentam diversas características que lhes permitem, por exemplo, apresentar uma grande diversidade morfológica e sobreviver em diferentes ambientes. Uma dessas características está ilustrada na figura a seguir, que mostra a Dionaea muscipula, um tipo de planta insetívora, que captura e digere insetos como forma de obtenção de energia.
O mecanismo pelo qual a D. muscipula captura o inseto pode ser definido como:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Hoje é dia da gincana de perguntas e respostas na aula de Matemática. Nesta atividade, os alunos formam duas equipes. Disponível em: <http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br>. Acesso em: 02 dez. 2015. Observe como foi marcada a pontuação dos alunos:
Enunciado:
De acordo com a pontuação de cada equipe, o total de pontos da equipe vencedora foi
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNIMONTES) Um inseto conhecido como besouro bombardeiro consegue afugentar seus predadores lançando sobre eles um “aerossol químico”, um vapor na forma de fina névoa. Esse aerossol resulta de uma reação química entre as substâncias hidroquinona, C6H4(OH) e o peróxido de hidrogênio, H2O2 catalisada por uma enzima. Além do efeito térmico da reação, a quinona, C6H4O2 produzida atua como repelente contra outros insetos e animais. A reação de formação do aerossol químico pode ser representada pela equação:
C6H4(OH)2(aq) + H202(aq) -> C6H4O2(aq) + 2H2O(l)
Considere as reações representadas pelas equações I, II e III:
I. C6H4(OH)2(aq) → C6H4O2(aq) + H2(g) ΔH° = 177 kJ. II. H2O2(aq) →H2O(l) + ½ O2(g) ΔH° = – 94,6 kJ.
III. H2(g) + ½ O2(g) →H2O(l) ΔH° = – 286 kJ.
Relacionando as equações I, II e III, pode-se afirmar que, para afugentar os predadores, o besouro bombardeiro libera uma quantidade de calor equivalente a: