Uma ação tomada por alguns países que pode funcionar é proporcionar bolsas de estudo e empréstimos para aqueles que querem estudar em centros universitários fora do país, com a contrapartida de que, após a conclusão da faculdade, essas pessoas possam pagar ao governo voltando e trabalhando no país de origem. Desburocratizar o exercício de certas profissões e incentivar centros de excelência também pode ajudar.
MALI, T. Disponível em: www.ufjf.br. Acesso em: 10 out. 2015 (adaptado).
As medidas governamentais descritas buscam conter a ocorrência do seguinte processo demográfico:
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
O gerente do setor de recursos humanos de uma empresa está organizando uma avaliação em que uma das etapas é um jogo de perguntas e respostas. Para essa etapa, ele classificou as perguntas, pelo nível de dificuldade, em fácil, médio e difícil, e escreveu cada pergunta em cartões para colocação em uma urna.
Contudo, após depositar vinte perguntas de diferentes níveis na urna, ele observou que 25% deles eram de nível fácil. Querendo que as perguntas de nível fácil sejam a maioria, o gerente decidiu acrescentar mais perguntas de nível fácil à urna, de modo que a probabilidade de o primeiro participante retirar, aleatoriamente, uma pergunta de nível fácil seja de 75%.
Com essas informações, a quantidade de perguntas de nível fácil que o gerente deve acrescentar à urna é igual a:
- Arte | 7. Cultura e Arte Popular
TEXTO I
Disponível em: www.cefivasf.univasf.edu.br. Acesso em: 6 jun. 2013.
TEXTO II
Partindo do chão coletivo da comunidade rural ou das cidades, à medida que se impregna de um ethos urbano — seja por migração, seja pela difusão de novos conteúdos midiáticos —, irão surgindo indivíduos que, na área da visualidade, gerarão uma obra de feição original, autoral, única. O indivíduo-sujeito recorre à memória para a construção de uma biografia, a fim de criar seu projeto artístico, a sua identidade social.
FROTA, L. C. Pequeno dicionário da arte do povo brasileiro (século XX). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.
A partir dos textos apresentados, os trabalhos que são pertinentes à criação popular caracterizam-se por
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
As ideias liberais influenciaram a Inconfidência Mineira, conforme se percebe em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.01 Intergenericidade e Hibridismo
Texto 4
Texto 5
Menina de 13 anos cria rede social para pets
Se você é usuário do Facebook, Twitter ou Orkut , já deve ter se deparado algumas vezes com perfis de cães e gatos nas redes sociais. Muitos deles têm até mais amigos do que muita gente por aí. E agora, os bichinhos ganharam um site de relacionamento só para eles. O The Pet’s Universe foi idealizado por Fernanda Mendes, de apenas 13 anos, e desenvolvido por seu pai, Flavio Mendes, 47. Segundo o engenheiro carioca, a ideia surgiu quando a filha e o irmão adotaram uma lagartixa após a morte do gato da família. “Quando as crianças trouxeram a Brad, saímos em busca de informação de como criá-la e não foi nada fácil. Um dia a Fernanda disse: ‘pai, por que não criamos um petbook ? Seria uma comunidade de pessoas que têm animais de estimação e que poderiam compartilhar experiências e dicas’. Achamos legal ter um espaço para falar sobre pets , etc.”.
Os membros do Pet’s Universe podem criar e manter blogs e comunidades, consultar o horóscopo dos animais, dividir conselhos, discutir experiências, fazer novas amizades e consultar as dicas do Dr. Koleira [...].
Para se tornar membro do Pet’s Universe , basta o dono entrar no endereço www.thepetsuniverse.com e criar um perfil para seu animal de estimação. Atualmente, a rede já conta com mais de 600 membros.
(FLORENCE, Luciana. Menina de 13 anos cria rede social para pets.
Adaptado de: <http://colunas.criativa.globo.com/bicharada/2011/02/23/menina-
-de-13-anos-cria-rede-social-para-pets/>. Acesso em: 06 dez. 2011.)
Quanto ao uso da rede como meio de promover a adoção de animais abandonados,
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: https://twitter.com. Acesso em: 26 maio 2021.
Campanhas publicitárias utilizam-se da linguagem e não verbal para construir a mensagem de uma forma mais clara à população. O cartaz acima retrata uma campanha americana que