As águas das precipitações atmosféricas sobre os continentes nas regiões não geladas podem tomar três caminhos: evaporação imediata, infiltração ou escoamento. A relação entre essas três possibilidades, assim como das suas respectivas intensidades quando ocorrem em conjunto, o que é mais frequente, depende de vários fatores, tais como clima, morfologia do terreno, cobertura vegetal e constituição litológica.
LEINZ, V. Geologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1989 (adaptado).
A preservação da cobertura vegetal interfere no processo mencionado contribuindo para a:
Questões relacionadas
- História | 6.01 Revolução Francesa
(FUVEST 2018 1ª FASE) [...] a Declaração Universal representa um fato novo na história, na medida em que, pela primeira vez, um sistema de princípios fundamentais da conduta humana foi livre e expressamente aceito, através de seus respectivos governos, pela maioria dos homens que vive na Terra. Com essa declaração, um sistema de valores é – pela primeira vez na história – universal, não em princípio, mas de fato, na medida em que o consenso sobre sua validade e sua capacidade de reger os destinos da comunidade futura de todos os homens foi explicitamente declarado. [...] Somente depois da Declaração Universal é que podemos ter a certeza histórica de que a humanidade – toda a humanidade – partilha alguns valores comuns; e podemos, finalmente, crer na universalidade dos valores, no único sentido em que tal crença é historicamente legítima, ou seja, no sentido em que universal significa não algo dado objetivamente, mas algo subjetivamente acolhido pelo universo dos homens.
N. Bobbio. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
A Declaração Universal mencionada no texto
- Biologia | 05. Embriologia
(UESB) Quando exatamente a vida começa? Não me refiro ao início da vida na Terra, mas ao começo da vida de um indivíduo humano. [...] Na concepção temos a junção do espermatozoide e do óvulo. O zigoto é resultado do abraço genético de 46 cromossomos, 23 do pai e 23 da mãe.
(GLEISER, 2011, C 9)
A formação e o desenvolvimento do zigoto envolvem uma série de eventos, sobre os quais é correto afirmar:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o excerto a seguir.
[...] Os homens e as mulheres dessas regiões sempre foram pessoas com o hábito de se rodear de personagens sobrenaturais, para não dizer divinas. Distingamos sobrenatural e divino porque aquilo que permitiu a sobrevivência de um grande número dessas personagens no interior de um sistema cristão foi precisamente o fato de não serem de natureza divina e, por conseguinte, não fazerem sombra ao novo Deus. Em particular, o mundo antigo era cheio de demônios. Na origem, o daimon, uma palavra grega, poder ser bom ou mau. O cristianismo medieval reclassifica essa família de bons e maus demônios em anjos e diabos.
LE GOFF, Jacques. O deus da Idade Media. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p. 28.(Fragmento)
Durante a chamada Idade Média europeia, o cristianismo se firmou como a religião predominante neste continente. Considerando este contexto o autor procura demonstrar que
- Química | A. Plana
(PUCPR) Durante uma pesquisa de análise química orgânica, verificou-se a existência de dois aldeídos isoméricos, cuja fórmula é C3H5BrO.
Quais estruturas correspondem à situação citada?
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
(AFA) FAVELÁRIO NACIONAL
Carlos Drummond de Andrade
Quem sou eu para te cantar, favela,
Que cantas em mim e para ninguém
a noite inteira de sexta-feira
e a noite inteira de sábado
E nos desconheces, como igualmente não te
conhecemos?
Sei apenas do teu mau cheiro:
Baixou em mim na viração,
direto, rápido, telegrama nasal
anunciando morte... melhor, tua vida.
...
Aqui só vive gente, bicho nenhum
tem essa coragem.
...
Tenho medo. Medo de ti, sem te conhecer,
Medo só de te sentir, encravada
Favela, erisipela, mal-do-monte
Na coxa flava do Rio de Janeiro.
Medo: não de tua lâmina nem de teu revólver
nem de tua manha nem de teu olhar.
Medo de que sintas como sou culpado
e culpados somos de pouca ou nenhuma irmandade.
Custa ser irmão,
custa abandonar nossos privilégios
e traçar a planta
da justa igualdade.
Somos desiguais
e queremos ser
sempre desiguais.
E queremos ser
bonzinhos benévolos
comedidamente
sociologicamente
mui bem comportados.
Mas, favela, ciao,
que este nosso papo
está ficando tão desagradável.
vês que perdi o tom e a empáfia do começo?
...
(ANDRADE, Carlos Drummond de, Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984)
Nos versos: “Mas, favela, ciao, / que este nosso papo / está ficando tão desagradável / vês que perdi o tom e a empáfia do começo?”, verifica-se a presença das funções de linguagem: