A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000.
SARTI, F.; HIRATUKA, C. Indústria mundial:mudanças e tendências recentes. Campinas: Unicamp, n. 186, dez. 2010.
A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o trecho da obra A estrela que nunca vai se apagar, da família Earl.
De um cartaz intitulado “Entrevista da turma”, aqui estão algumas das perguntas que Esther respondeu sobre sua vida como aluna do quinto ano.
P.
Apelidos?
R.
Estee, Star.
P.
Paraíso?
R.
Acho que vai ser perfeito e tudo vai ser mais do que legal!
EARL, Esther; EARL, Lori; EARL, Wayne. A estrela que nunca vai se apagar. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
A resposta de Esther “Acho que vai ser perfeito e tudo vai ser mais do que legal!” está em linguagem coloquial. Uma forma de transcrevê-la em linguagem formal, segundo a norma-padrão, é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o fragmento a seguir. “[...] Acontecesse tudo, a casa fosse levada pela enchente, talhas e móveis carregados pelas águas barrentas; ou a mãe enlouquecesse e ela tivesse que visitá-la num sanatório, escutá-la dizer mil vezes que tem três filhas, uma se veste de fé, roupa azul, a outra de esperança, roupa verde, a outra de caridade, rosa; ou ela, a única de fato, nunca mais comesse biscoito de queijo com café quentinho, essa sim, a maior das tragédias, ainda assim, não esqueceria aqueles olhos negros, aquelas mãos inteligentes aquela voz rouca. [...]” REZENDE, Stella Maris. A mocinha do Mercado Central. São Paulo: Editora Globo, 2011. p. 13. (Fragmento)
Enunciado:
Justifique o emprego dos verbos destacados no pretérito imperfeito do subjuntivo, levando em conta o contexto desse texto.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe o artigo a seguir. América Latina celebra 100 anos da Revolução Russa População saiu às ruas de Moscou nesta terça-feira para celebrar o centenário da revolução Os povos latino-americanos celebram, nesta terça-feira (7), o centenário da revolução russa. Diversas organizações políticas e sociais e chefes de Estado se pronunciaram sobre a data. Na Venezuela, os trabalhadores fizeram um grande ato político que percorreu as principais ruas de Caracas e terminou no palácio do governo. “Nós, como revolucionários e socialistas, nos somamos a esta comemoração de caráter mundial. É um dia de festa internacional”, afirmou o membro da direção nacional do PSUV, Freddy Bernal. No Peru, o Partido Comunista Peruano (PCP) fez um chamado aos trabalhadores para um ato político que acontece na noite desta terça-feira no Sindicato Único dos Trabalhadores da Telefonia do Peru. No Uruguai dezenas de movimentos sociais, além do Partido Comunista, também organizaram atos, debates e palestras sobre o a revolução bolchevique. O presidente da Bolívia, Evo Morales, felicitou o povo russo pelo aniversário de cem anos da revolução, fato que ele qualifica como “um exemplo de luta contra a tirania e a desigualdade”. Disponível em: <www.portalvermelho.org.br>. Acesso em: 7 nov. 2017.
Enunciado:
Ele nos mostra as comemorações do centenário da Revolução Russa na América Latina e em Moscou. Durante o ano de 2017, várias foram as comemorações, os simpósios e debates sobre esse tema.
Sobre o impacto da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia e no mundo, são feitas as seguintes afirmações:
I – A Revolução derrubou o regime czarista e implantou o socialismo no país, resgatando milhões de pessoas da miséria absoluta.
II – A Revolução despertou, no movimento operário americano, o desejo pela busca de direitos, gerando uma série de greves que comprometeram a produção, fazendo eclodir a Crise de 1929.
III – A Revolução provocou uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciou diversos movimentos revolucionários no pós-guerra.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) Especialistas do Instituto Internacional de Águas de Estocolmo estimam que cada pessoa necessita de, no mínimo, 1.000 m3 de água por ano, para consumo, higiene e cultivo de alimentos. Sabe-se, também, que o Rio Amazonas despeja 200.000 m3 de água no mar por segundo.
Scientific America Brasil, setembro de 2008, p. 62.
Revista Veja, julho de 2008, p. 104.Por quanto tempo seria necessário coletar as águas que o Rio Amazonas despeja no mar para manter a população da cidade de São Paulo, estimada em 20 milhões de pessoas, por um ano?
- Arte - Fundamental | 03. A Arte Revela Questões Sociais
Museu de Arte - A Mulher na visão dos artistas: uma homenagem que deveria ser diária
Emanuel von Lauenstein Massarani
Com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual, e o esforço para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher, comemora-se anualmente a 8 de março o Dia Internacional da Mulher. Foi exatamente nesse dia, no ano de 1857 que operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica na ocasião e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho.
A manifestação foi reprimida com tal violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Numa homenagem à data, publicamos nesta pagina algumas obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que refletem a visão de seus autores sobre a figura feminina.
Anna Donadio " "Eólia"
Com efeito, ela realiza auto-representações que não revelam inteiramente a identidade do tema, mas aludem à sua presença através de traços de movimento, fragmentos corpóreos e uma insinuação velada de detalhes.
Concetta Espósito " "Figura feminina"
Extasiada pelas próprias criações e pelas refinadas figuras femininas, a artista se exprime com habilidade através da difícil arte da aquarela.
Cristina Cangueiro " "Ansiedade"
Imagens da mente pintadas em telas com indefinidas figurações, onde fluidez atmosférica, transitoriedade temporal e rarefação visionária constroem imagens impalpáveis como fotogramas que se dissolvem, transformando-se em aparições dentro de uma realidade densa de luzes.
Eder Rocha " "Negra Afro-Brasileira
O desenho de suas figuras, segundo uma harmônica distribuição dos planos definidos pela linha de contorno que flui rítmica, se afirma de um vivo sentido da observação realista que permite exaltar a representação no seu valor mais intimo, quase com tom afetivo em direção aos mínimos detalhes do cotidiano.
Isabella Tomassetti " "O véu"
A artista é uma pintora sensitiva que capta vibraçoes das coisas que a cercam, onde a natureza ocupa lugar de destaque e a figura humana é por ela envolvida.
Lygia Coelho " "Deusa flora"
A artista manifesta sua introversão mediante figuras vaporosas ou em devaneio, que assinalam um estilo altamente qualificado e ao mesmo tempo contemporâneo.
Sani Arana " "O banho"
As imagens construídas com precisão são de uma simplicidade que podemos definir como clássica, sem estilizações ou alterações eventuais. Tanto os vultos quanto as formas das figuras se instalam no espaço com uma extraordinária evidência plástica.
Val Santinho " "Açucena"
Elas são contidas por uma sutil tensão do traço que circunscreve os volumes anatômicos numa pesquisa expressa que vai além da simples realização pictórica para se tornar sentimento intenso de vida, medida precisa de uma decisão humana em que se conclui o tema.
Negra Banho
Sani Arana
Deusa Flora
Lygia Coelho
afro-brasileira
Eder Rocha
Açucena
Val santinho
Compartilhe com a turma a reportagem acima, abra uma roda de discussão para que possam trocar idéias a respeito e incentive-os a ver a relação da reportagem com a forma como o tema foi abordado no livro de Arte. Se for possível enriqueça a atividade assistindo com a turma o vídeo “Mulheres” no site Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=l3Nd9UKZlpQ
Enfatizando o estudo realizado no livro, proponha aos alunos que pesquisem obras de arte em que foram retratadas mulheres de diversas épocas e locais. Divida a turma em grupos e oriente os grupos na montagem de um vídeo que poderá ser feita no programa “Moviemaker”, utilizando as imagens selecionadas.
Os vídeos produzidos podem ser assistidos por outras turmas da escola prestando uma homenagem às mulheres em data a ser combinada. Seria interessante que fosse no Dia Internacional da Mulher.