A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Chamamos de lixo a grande diversidade de resíduos sólidos de diferentes procedências, como os gerados em residências. O aumento na produção de resíduos sólidos leva à necessidade de se pensar em maneiras adequadas de tratamento. No Brasil, 76% do lixo é disposto em lixões e somente 24% tem como destino um tratamento adequado, considerando os aterros sanitários, as usinas de compostagem ou a incineração.
FADINI, P.S.; FADINI, A. A. A. Lixo: desafios e compromissos. Química Nova na Escola, maio 2001 (adaptado).
Comparando os tratamentos descritos, as usinas de compostagem apresentam como vantagem serem o destino
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
Leia o trecho extraído de uma notícia veiculada na internet:
“O carro furou o pneu e bateu no meio fio, então eles foram obrigados a parar. O refém conseguiu acionar a população, que depois pegou dois dos três indivíduos e tentaram linchareles. O outro conseguiu fugir, mas foi preso momentos depois por uma viatura do 5º BPM”, afirmou o major.
Disponível em https://www.gp1.com.br/.
(FUVEST 2020 1º FASE) No português do Brasil, a função sintática do sujeito não possui, necessariamente, uma natureza de agente, ainda que o verbo esteja na voz ativa, tal como encontrado em:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
A vida ao redor é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto – e raro – de crítica e público.
Disponível em: www.odevoradordelivros.com. Acesso em: 24 jun. 2014.
Os gêneros textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos. Esse fragmento é um(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Em 1534, D. João lll, rei de Portugal, decidiu dividir as terras encontradas no ano de 1500, em quinze lotes, que iam do litoral até o limite criado pelo Tratado de Tordesilhas. Os lotes foram chamados de Capitanias Hereditárias (porque passavam de pai para filho) e doados a doze donatários. Com esse sistema, o rei de Portugal transferia os gastos com a colonização para os donatários e garantia a posse da Colônia.
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/capitanias-hereditarias.htm.
Explique:
(A) O que eram as Capitanias Hereditárias?
(B) O que eram as Sesmarias?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Preposições
Texto base: Leia o texto.
Enunciado:
Observe, nos trechos seguintes, o uso da preposição PARA:
- a) “Para provar o que digo, desça daí...” (2º parágrafo)
- b) “...a raposa queria, na verdade, era impedir que o galo voasse para longe” (3º parágrafo)
Em um parágrafo, explicite os sentidos indicados por essa preposição em cada um dos enunciados