O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra:
Questões relacionadas
- História | 6.15 Descolonização
(FUVEST) África vive (...) prisioneira de um passado inventado por outros.
Mia Couto, Um retrato sem moldura, In: HERNANDEZ, Leila, A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, p.11, 2005.A frase acima se justifica porque:
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Leia a seguir o trecho de um documento de 1671 que trata da concessão, por parte do Estado francês, de privilégios ao senhor Guichard por sua manufatura estabelecida na cidade de Saint-Quentin, França.
Pierre-Guichard, mercador de nossa cidade de Saint-Quentin, tendo estabelecido na dita cidade uma manufatura de basins e outros trabalhos de algodão e fio, demonstrou-nos humildemente que não tendo jamais sido estabelecida esta fábrica em nosso reino, ele foi obrigado a fazer grandes gastos para atrair operários [...], tanto para fazer construir teares como para fazer trabalhar os ditos basins, e como esta manufatura é de uma utilidade considerável ao público, inúmeras pessoas, que anteriormente estavam inutilizadas nela encontrando emprego [...]. Para fazer conhecer ao expositor o quanto o estabelecimento da dita manufatura nos é agradável e dar-lhe meios de sustentá-la e aumentá-la, doamos a este a soma de 12 000 libras... a saber, 6 000 libras ao contado, e seis outras mil libras depois que o dito expositor tiver estabelecido quarenta teares, os quais ele será obrigado a ter funcionando no fim do próximo ano [...].
DEYON, Pierre. O mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1973. p. 95-96.
Vocabulário:
Basim – tecido de algodão.
Sobre o trecho descrito, é correto afirmar que o governo:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
A figura apresenta informações biométricas de um homem (Duílio) e de uma mulher (Sandra) que estão buscando alcançar seu peso ideal a partir das atividades físicas (corrida). Para se verificar a escala de obesidade, foi desenvolvida a fórmula que permite verificar o Índice de Massa Corporal (IMC). Esta fórmula é apresentada como IMC = m/h², onde m é a massa em quilogramas e h é altura em metros.
No quadro é apresentada a Escala de Índice de Massa Corporal com as respectivas categorias relacionadas aos pesos.
A partir dos dados biométricos de Duílio e Sandra e da Escala de IMC, o valor IMC e a categoria em que cada uma das pessoas se posiciona na Escala são
- Química | 2.4 Cinética Química
(UERJ) No preparo de pães e bolos, é comum o emprego de fermentos químicos, que agem liberando gás carbônico, responsável pelo crescimento da massa. Um dos principais compostos desses fermentos é o bicarbonato de sódio, que se decompõe sob a ação do calor, de acordo com a seguinte equação química:
2 NaHCO3(s) →Na2CO3(s) + H2O(g) + CO2(g) Considere o preparo de dois bolos com as mesmas quantidades de ingredientes e sob as mesmas condições, diferindo apenas na temperatura do forno: um foi cozido a 160°C e o outro a 220°C Em ambos, todo o fermento foi consumido.
O gráfico que relaciona a massa de CO2 formada em função do tempo de cozimento, em cada uma dessas temperaturas de preparo, está apresentado em: - Física | 3.1 Termometria
(UFJF) Um professor de Física encontrou dois termômetros em um antigo laboratório de ensino. Os termômetros tinham somente indicações para o ponto de fusão do gelo e de ebulição da água. Além disso, na parte superior de um termômetro, estava escrito o símbolo °C e, no outro termômetro, o símbolo °F. Com ajuda de uma régua, o professor verificou que a separação entre o ponto de fusão do gelo e de ebulição da água dos dois termômetros era de 20,0 cm, conforme a figura abaixo. Com base nessas informações e na figura apresentada, podemos afirmar que, a 5,0 cm, do ponto de fusão do gelo, os termômetros registram temperaturas iguais a: