Brasil, entre 2003 e 2007, a renda per capita dos mais pobres cresceu substancialmente em relação à média nacional, conforme mostra o gráfico.
PNAD/IPEA. Internet: http://www.ipea.gov.br (com adaptações)
Em relação à taxa de crescimento médio da renda familiar per capita entre 2003 e 2007, as informações do gráfico permitem concluir que:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Leia o texto a seguir.
No outro dia [...] aqueles cativos [...] postos juntamente naquele campo, eram uma maravilhosa cousa de ver, que entre eles havia alguns de razoada brancura, fremosos e apostos; outros menos brancos, que queriam semelhar pardos; outros tão negros como tiopios [etíopes], tão desafeiçoados assim nas caras como nos corpos, que quase parecia, aos homens que os esguardavam, que viam as imagens do hemisfério mais baixo. Mas qual seria o coração, por duro que ser pudesse, que não fosse pungido de piedoso sentimento, vendo assim aquela campanha? Que uns tinham as caras baixas e os rostos com lágrimas, olhando uns contra os outros; outros estavam gemendo mui dolorosamente, esguardando a altura dos céus, firmando os olhos em eles, bradando altamente, como se pedissem acorro ao Padre da natureza: outros faziam suas lamentações em maneira de canto, segundo o costume de sua terra, nas quais, posto que as palavras da linguagem aos nossos não pudesse ser entendida, bem correspondia ao grau de sua tristeza.
AZURARA, Gomes Eanes de. Crônica da Guiné. In: BLACKBURN, Robin. A construção do escravismo no Novo Mundo, 1492-1880. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 134.(Fragmento)
O relato está relacionado ao(s)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade brasileira, hoje em dia, é a intolerância religiosa. Após observar a imagem, explique o que ela defende e a importância de tal mensagem.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. Os primeiros povos da América e os índios do Brasil Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam de variadas formas, as quais iam da organização tribal - como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil – até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que se localizavam na região conhecida como Mesomérica. Muitas dessas civilizações desapareceram em consequência da colonização, que se iniciou no final do século XV, mas deixaram heranças históricas que marcaram o nosso continente até os dias de hoje. Os astecas e os maias conheciam a escrita e registravam regularmente o seu cotidiano. Os incas, por sua vez, criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este instrumento era feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita. Infelizmente, grande parte dos documentos produzidos antes de 1492, que poderiam nos revelar muitos aspectos do seu modo de vida, foi destruída pelos conquistadores e em seu lugar ficaram relatos feitos pelos europeus, que, em sua grande maioria, viam a cultura americana como inferior à europeia. Na atualidade, a arqueologia tem feito várias descobertas que permitem elucidar um pouco mais a cultura dos primeiros habitantes da América. Disponível em:<http://www.sohistoria.com.br/ef2/povosamerica/ primeiros habitantes da América.> Acesso em: 03 out. 2014
Enunciado:
As informações do texto sobre os povos da América estão indicadas em:
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
THAVES. Jornal do Brasil, 19 fev. 1997 (adaptado).
A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela inserida:
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UEFS) Cientistas vêm pesquisando formas de voltar o cérebro para uma condição menos madura, semelhante à dos primeiros meses de vida, quando as conexões neurais são mais ‘adaptáveis’. [...] O objetivo pode estar mais próximo da realidade agora que esse processo foi feito em camundongos.
Com base nas informações contidas no texto e nos conhecimentos acerca do sistema nervoso humano, pode-se afirmar: