O homem construiu sua história por meio do constante processo de ocupação e transformação do espaço natural. Na verdade, o que variou, nos diversos momentos da experiência humana, foi a intensidade dessa exploração.
Disponível em: http://www.simposioreformaagraria.propp.ufu.br. Acesso em: 09 jul. 2009 (adaptado).
Uma das consequências que pode ser atribuída à crescente intensificação da exploração de recursos naturais, facilitada pelo desenvolvimento tecnológico ao longo da história, é:
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Uerj) Identidade (1992)
Elevador é quase um templo
Exemplo pra minar teu sono
Sai desse compromisso
Não vai no de serviço
Se o social tem dono, não vai...
Quem cede a vez não quer vitória
Somos herança da memória
Temos a cor da noite
Filhos de todo açoite
Fato real de nossa história
Se o preto de alma branca pra você
É o exemplo da dignidade
Não nos ajuda, só nos faz sofrer
Nem resgata nossa identidade
JORGE ARAGÃO
A metáfora “preto de alma branca” é criticada na letra da canção por estar associada a um contexto de:
- História - Fundamental | 05. Expansão Portuguesa na África e na Ásia
Leia o texto a seguir.
A África não poder ser reduzida a uma entidade simples, fácil de entender. Nosso continente é feito de profunda diversidade e de complexas mestiçagens. Longas e irreversíveis misturas de culturas moldaram um mosaico de diferenças que são um dos mais importantes patrimônios do nosso continente. Quando mencionamos essas mestiçagens, falamos com algum receio, como se o produto híbrido fosse alguma coisa menos pura. Mas não existe pureza quando se fala da espécie humana. Dizem que não há economia atual que não se alicerce em trocas. Pois não há cultura humana que não se fundamente em profundas trocas de alma [...].
COUTA, Mia. Meu nome é África. Casa das Áfricas, 14 nov. 2003. Disponível em: <www.casadasafricas.org.br>. Acesso em: 07 mar. 2014. (Fragmento)
A autora procura contestar a ideia de continente africano é
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
. Texto base:
Enunciado:
De acordo com essa informação, quantos litros de água são gastos, aproximadamente, para lavar de dois até dez copos, mantendo a torneira aberta? Complete a tabela e depois marque a opção correta.
- Arte - Fundamental | 01.2. Música
MATERIAL
- CD (música alegre)
- Aparelho de som
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cartolina
-Papéis cores variadas para recorte
- Revistas, jornais, etc, para recorte
PROCEDIMENTOS
- O professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:
- O professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-
flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão
corporal; a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos
mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição.
- O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio da escola, formas geométricas com
fita adesiva.
- O professor vai pedir para as crianças se organizem dentro das formas. Com o recurso da música,
pedirá para que as crianças dancem até que, ao seu sinal, troquem de lugar: (losango para
retângulo...) de forma mais complexa. Pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação,
onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul
no triângulo...)
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19922
- Depois da dança das formas, o professor vai distribuir para as crianças material de
recorte como revistas, papéis coloridos, jornais, etc.
- Peça as crianças para lembrar como foi a brincadeira que acabaram de fazer e através da
técnica de recorte e colagem representá-la .
- Coloque uma música bem alegre e deixe as crianças fazerem suas criações, livremente.
- Oriente as crianças no manuseio da tesoura e cola.
- Instrua as crianças a fazer a colagem somente depois de definidas as formas e suas posições
na cartolina.
- Espere secar e exponha os trabalhos.
A DANÇA NA MÚSICA
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Algorithms are everywhere. They play the stockmarket, decide whether you can have a mortgage and may one day drive your car for you. They search the internet when commanded, stick carefully chosen advertisements into the sites you visit and decide what prices to show you in online shops. (…) But what exactly are algorithms, and what makes them so powerful?
An algorithm is, essentially, a brainless way of doing clever things. It is a set of precise steps that need no great mental effort to follow but which, if obeyed exactly and mechanically, will lead to some desirable outcome. Long division and column addition are examples that everyone is familiar with — if you follow the procedure, you are guaranteed to get the right answer. So is the strategy, rediscovered thousands of times every year by schoolchildren bored with learning mathematical algorithms, for playing a perfect game of noughts and crosses. The brainlessness is key: each step should be as simple and as free from ambiguity as possible. Cooking recipes and driving directions are algorithms of a sort. But instructions like “stew the meat until tender” or “it’s a few miles down the road” are too vague to follow without at least some interpretation. (…)
The Economist, August 30, 201
(FUVEST 2018 1ª FASE) Segundo o texto, a execução de um algoritmo consiste em um processo que