Observe o esquema que ilustra duas situações no ambiente marinho.
Disponível em: www.teachoceanscience.net. Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado).
Qual é o processo responsável pela diminuição da concentração de oxigênio no lado B do esquema?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(IFPE) Uma revisão de dados recentes sobre a morte de línguas
Linguistas preveem que metade das mais de 6 mil línguas faladas no mundo desaparecerá em um século — uma taxa de extinção que supera as estimativas mais pessimistas quanto à extinção de espécies biológicas. (...)
Segundo a Unesco, 96% da população mundial falam só 4% das línguas existentes. E apenas 4% da humanidade partilha o restante dos idiomas, metade dos quais se encontra em perigo de extinção. Entre 20 e 30 idiomas desaparecem por ano — uma média de uma língua a cada duas semanas. (...)
A perda de línguas raras é lamentável por várias razões. Em primeiro lugar, pelo interesse científico que despertam: algumas questões básicas da linguística estão longe de estar inteiramente resolvidas. E essas línguas ajudam a saber quais elementos da gramática e do vocabulário são realmente universais, isto é, resultantes das características do próprio cérebro humano.
A ciência também tenta reconstruir o percurso de antigas migrações, fazendo um levantamento de palavras emprestadas, que ocorrem em línguas sem qualquer parentesco. Afinal, se línguas não aparentadas partilham palavras, então seus povos estiveram em contato em algum momento.
Um comunicado do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) diz que "o desaparecimento de uma língua e de seu contexto cultural equivale a queimar um livro único sobre a natureza". Afinal, cada povo tem um modo único de ver a vida. Por exemplo, a palavra russa mir significa igualmente "aldeia", "mundo" e "paz". É que, como os aldeões russos da Idade Média tinham de fugir para a floresta em tempos de guerra, a aldeia era para eles o próprio mundo, ao menos enquanto houvesse paz.
Disponível em: http://revistalingua.com.br/textos/116/a-morteanunciada-355517-1.asp. acesso em 28 set. 2015.
No início do texto, aparece a forma verbal “preveem”, que perdeu o acento circunflexo após o último acordo ortográfico.
Assinale a única alternativa em que todas as palavras seguem o padrão de acentuação determinado pelo referido acordo:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(FUVEST 2017 1° FASE) A figura representa uma onda harmônica transversal, que se propaga no sentido positivo do eixo x, em dois instantes de tempo: t = 3 s (linha cheia) e t = 7 s (linha tracejada).
Dentre as alternativas, a que pode corresponder à velocidade de propagação dessa onda
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia este trecho do discurso de Juscelino Kubitschek, pronunciado no Congresso Nacional, em 1957:
“Consagrada em textos constitucionais desde 1891, como imperativo de integração e segurança de Estado, a transferência da Capital da República para o Planalto Central não poderia deixar de figurar em posição de relevo entre os objetivos do Governo.
Atentando pelo que representa essa relevante medida, como fator de transfiguração política, demográfica, social e econômica do País — através da integração efetiva do Brasil interior na comunidade nacional —, não hesitei em arrostar as dificuldades de uma decisão pronta e inflexível a tal respeito.”
Vocabulário:
Arrostar: olhar de frente, sem medo.
Considerando seus conhecimentos a respeito do tema, assinale a alternativa correta.
- Matemática | 13.6. Circunferência
A prefeitura de uma cidade litorânea está planejando a construção de uma praça com 60 m de diâmetro que servirá como rotatória na estrada que dá acesso a uma de suas praias. O trajeto atual e o projeto do trajeto futuro estão esquematizados a seguir.
Considere 3 como valor aproximado para π. Após a conclusão do projeto, uma pessoa que se deslocava da cidade até a praia antes da construção da praça, aumentará seu deslocamento para chegar à praia em, aproximadamente,
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
O American Idol islâmico
Quem não gosta do Big Brother diz que os reality shows são programas vazios, sem cultura. No mundo árabe, esse problema já foi resolvido: em The Millions’ Poet (“O Poeta dos Milhões”), líder de audiência no golfo pérsico, o prêmio vai para o melhor poeta. O programa, que é transmitido pela Abu Dhabi TV e tem 70 milhões de espectadores, é uma competição entre 48 poetas de 12 países árabes — em que o vencedor leva um prêmio de US$ 1,3 milhão.
Mas lá, como aqui, o reality gera controvérsia. O BBB teve a polêmica dos “coloridos” (grupo em que todos os participantes eram homossexuais). E Millions’ Poet detonou uma discussão sobre os direitos da mulher no mundo árabe.
GARATTONI, B. O American Idol islâmico. SuperInteressante. Edição 278, maio 2010 (fragmento).
No trecho “Mas lá, como aqui, o reality gera controvérsia”, o termo destacado foi utilizado para estabelecer uma ligação com outro termo presente no texto, isto é, fazer referência ao