(ENEM 2019 2ª APLICAÇÃO) Em uma atividade prática, um professor propôs o seguinte experimento:
Materiais: copo plástico pequeno, leite e suco de limão.
Procedimento: coloque leite até a metade do copo plástico e, em seguida, adicione lentamente 20 gotas de limão.
Levando-se em consideração a faixa de pH do suco de limão, a composição biomolecular do leite e os resultados que os alunos observariam na realização do experimento, qual processo digestório estaria sendo simulado?
Questões relacionadas
- Geografia | 6.3 Mineração
(MACKENZIE) Edição do dia 16/09/2017 16/09/2017 21h09 - Atualizado em 16/09/2017 21h09
Lixo nuclear de extinta mina de urânio ocupa área de cem Maracanãs
Em Minas Gerais, toneladas de lixo radioativo preocupam ambientalistas, o Ministério Público e moradores de uma região no sul do estado. Há mais de duas décadas os rejeitos são mantidos no local. A área é do tamanho de cem estádios do Maracanã. É o que restou da primeira mina de urânio que foi explorada no Brasil. Bacias de contenção de rejeitos, lama com resíduos radioativos na cava da mina, uma fábrica de beneficiamento de minério desativada, e mais: milhares de toneladas de misturas contaminantes que contêm urânio, tório, rádio.
Fonte: http://g1.globo.com/jornalnacional/noticia/2017/09/lixo-nuclear-de-extinta-minade-uranio-ocupa-area-de-cem-maracanas.html
Tendo como base a reportagem em destaque e seus conhecimentos a respeito da exploração mineral no Brasil, analise as afirmações a seguir.
I. A produção brasileira de urânio começou em 1982, no município de Caldas/Minas Gerais. A mina abasteceu durante 13 anos a usina nuclear Angra 1 e em meados da década de 90 a unidade encerrou suas atividades produtivas.
II. A comercialização de urânio é rigidamente controlada tanto pelos governos nacionais quanto pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), uma vez que se trata de material radioativo.
III. O Ministério do Meio Ambiente em parceria com o de Minas e Energia fiscaliza e controla as atividades relacionadas à exploração mineral. Nos últimos trinta anos, não foram registrados casos de rompimentos de barreiras de contenção de rejeitos minerais no país.
IV. A comunidade nuclear mundial reconhece 12 países como detentores de instalações de enriquecimento de urânio com diferentes capacidades industriais de produção. São eles: China, Estados Unidos, França, Japão, Rússia, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Brasil, Índia, Paquistão e Irã.
Estão corretas
- História | A. Grécia
Para a historiadora Corassin, “a antiguidade clássica conheceu inúmeras cidades-Estados, mas Roma se destaca entre elas: conquistou o mundo [...]. O mundo romano se apresentava extremamente complexo e variado, interligado por uma rede de estradas, com uma moeda comum aceita em toda área mediterrânica.
Embora fosse formado por um mosaico de culturas, criou o inconfundível “estilo de vida romano” [...]”.
(CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e política na Roma antiga. São Paulo: Atual Editora, 2001, p. 07 e 08).
Com relação ao antigo Império Romano citado pela autora e a forma de governo que os romanos praticaram ao longo de sua história política, é correto o que se afirma em:
I. Realeza ou monarquia.
II. República
III. Triunvirato e império.
IV. Império.
V. Ditadura e teocracia.
VI. Triunvirato
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(ACAFE) Um professor de física guardou quatro sistemas ópticos (lentes esféricas ou espelhos) em quatro caixas, uma caixa para cada um deles, numeradas de 1 a 4, conforme figuras.
Após mostrar as caixas, forneceu algumas informações sobre os sistemas ópticos contidos nas mesmas, conforme a tabela abaixo.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas.
I. O sistema óptico dentro da caixa 1 pode ser um espelho convexo ou uma lente divergente.
II. O sistema óptico dentro da caixa 2 tem seu princípio de funcionamento baseado no fenômeno da refração da luz.
III. Dentro da caixa 2 temos um espelho plano.
IV. Dentro da caixa 4 podemos ter uma lente divergente.
V. As caixas 3 e 4 podem conter o mesmo sistema óptico.
É correto o que se afirma em:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el dialogo a seguir. PAULA: Hola Carlos ¿Qué tal? CARLOS: Bien, un poco cansado... He tenido muchas clases hoy. PAULA: Bueno, pero lo pasaste bien el fin de semana pasado ¿no? Finalmente ¿Qué hiciste? ¿Jugaste el partido? CARLOS: No, al final no jugamos porque llovió. El sábado fui con mi prima al cine y vimos una película de ciencia ficción. PAULA: ¿Os gustó la película? CARLOS: A mí no me gustó mucho, pero a mi prima le encantó. PAULA: Pues yo el sábado vi a Shakira en concierto... CARLOS: ¿De verdad? ¡Genial! ¿Te gustó el concierto? PAULA: ¡Me encantó! ¡Fue increíble! Bailé, canté... CARLOS: ¿Sabes? Yo nunca he ido a un concierto en directo. PAULA: ¿No? Pues yo ya he ido a dos de Shakira y el mes pasado compré la entrada para ver a mi cantante favorito. CARLOS: ¿Sí? ¿Y quién es? PAULA: Se llama Juanes y ha sacado disco nuevo este año. CARLOS: ¿Juanes? ¿El colombiano? A mí también me gusta mucho. Precisamente esta mañana he visto su nuevo videoclip. ¡Me ha encantado! PAULA: ¿En serio? Y ¿Por qué no vienes al concierto? CARLOS: ¿Crees que ya se han vendido todas las entradas? PAULA: Seguro que no. Ayer escuché en la radio que hay entradas disponibles en la tienda de discos. CARLOS: ¿Y sabes dónde está? PAULA: ¡Claro! Esta semana he ido a esa tienda tres veces ¡Vamos! Disponible en: < http://www.mecd.gob.es/polonia/dms/consejerias-exteriores/polonia/publicaciones/material- didáctico/UUDD2014-ELE-Gimnazjum/ELE-A2-ParteII-6-11.pdf> Acceso el: 09 dic. 2015.
Enunciado:
¿Qué tiempos verbales fueron utilizados en el diálogo? Identifica en el texto elementos, palabras y expresiones de conexión temporal que se refieren al tiempo verbal correspondiente y escríbelos.
- Química | 1.1 Introdução à Química
Além de ser capaz de gerar eletricidade, a energia solar é usada para muitas outras finalidades. A figura a seguir mostra o uso da energia solar para dessalinizar a água. Nela, um tanque contendo água salgada é coberto por um plástico transparente e tem a sua parte central abaixada pelo peso de uma pedra, sob a qual se coloca um recipiente (copo). A água evaporada se condensa no plástico e escorre até o ponto mais baixo, caindo dentro do copo.
Nesse processo, a energia solar cedida à água salgada