A charge ilustra a transferência de matéria numa cadeia alimentar.
Considerando as setas indicativas de entrada e saída de energia nos níveis tróficos, o esquema que representa esse fluxo é
Legenda: P produtores; C1 consumidor primário; C2 consumidor secundário e C3 consumidor terciário.
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A menos que seja um físico, quem anda num bonde não tem ideia de como o carro se movimenta. E não precisa saber. Basta-lhe poder contar com o comportamento do bonde a orientar sua conduta de acordo com sua expectativa; mas nada sabe sobre o que é necessário para produzir o bonde ou movimentá-lo. O selvagem tem um conhecimento incomparavelmente maior sobre suas ferramentas.
WEBER,M. A ciência como vocação. In:GERTH, H.; MILLS, W. Max Weber. Ensaios de Sociologia.Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Na sociedade moderna, conforme Max Weber, ocorre o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
Texto base: Considere a tirinha para responder à questão 9.
Enunciado:
A professora, após a leitura do bilhete, comenta que a tentativa foi boa, porque
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
A Figura 1 apresenta o gráfico da intensidade, em decibels (dB), da onda sonora emitida por um alto-falante, que está em repouso, e medida por um microfone em função da frequência da onda para diferentes distâncias: 3 mm, 25 mm, 51 mm e 60 mm. A Figura 2 apresenta um diagrama com a indicação das diversas faixas do espectro de frequência sonora para o modelo de alto-falante utilizado neste experimento.
Relacionando as informações presentes nas figuras 1 e 2, como a intensidade sonora percebida é afetada pelo aumento da distância do microfone ao alto-falante?
- Física | 3.1 Termometria
(UNIC) Para determinar a febre de seus pacientes, um enfermeiro criou sua própria escala linear de temperaturas. Na escala, os valores de 2 e 6 correspondem a 35°C e 43°C, respectivamente.
Nessas condições, a temperatura que apresentam o mesmo valor numérico nas duas escalas, em °C, é igual a
- Literatura | 4.1 Romantismo
Cobria-lhe a fronte larga um chapéu desabado de baeta preta. O rosto comprido, o nariz adunco, os olhos vivos e cintilantes davam à sua fisionomia a expressão brusca e alerta das aves de altanaria. Essa alma devia ter o arrojo e a velocidade do voo do gavião. Pelo traje se reconhecia o gaúcho. O ponche de pano azul forrado de pelúcia escarlate caía-lhe dos ombros. A aba revirada sobre a espádua direita mostrava a cinta onde se cruzavam a longa faca de ponta e o amolador em forma de lima. [...]
ALENCAR, José de. O gaúcho. Porto Alegre: L&PM, 1999.
Na cena, destaca-se o descritivismo quanto à caracterização do gaúcho. A ênfase dada à descrição da personagem se explica por uma das qualidades centrais da prosa romântica, que diz respeito à preocupação em