As razões da intensificação da ação grevista exercida pelos trabalhadores, durante a segunda metade da década de 1980, deveram-se
Questões relacionadas
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
A semeadura de nuvens atualmente é usada em todo o mundo para otimizar a precipitação, tanto de chuva quanto de neve e, ao mesmo tempo, inibir o granizo e a neblina. E ela funciona. Esse tipo de semeadura tem efeito ao espalhar partículas microscópicas, a fim de afetar o desenvolvimento da condensação, agindo como núcleos de gelo artificiais. Insolúveis na água, tais partículas funcionam como suporte para o crescimento dos cristais de gelo. Para tal propósito, utiliza-se frequentemente determinado sal. Ele possui uma estrutura cristalina similar à do gelo e forma um recife artificial onde os cristais podem crescer.
Adaptado de: http://gizmodo.uol.com.br/semeadura-de-nuvens/
Que sal é utilizado para semear as nuvens?
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UDESC) Em relação aos estados físicos da matéria, analise as proposições.
I. Uma garrafa de vidro cheia de água foi colocada em um refrigerador a 4°C. Após algumas horas, a garrafa de vidro foi retirada do refrigerador e colocada em um ambiente a 25°C. Depois de alguns minutos, foi observada a formação de gotículas de água do lado de fora da garrafa. Esse fenômeno pode ser explicado devido ao fato de moléculas de vapor de água, presentes no ar, passarem pelo processo de liquefação ao entrarem em contato com a parede externa da garrafa de vidro.
II. Uma garrafa de vidro cheia de água foi colocada em um refrigerador a 4°C. Após algumas horas, a garrafa de vidro foi retirada do refrigerador e colocada em um ambiente a 25°C. Depois de alguns minutos, foi observada a formação de gotículas de água do lado de fora da garrafa. Esse fenômeno pode ser explicado devido ao fato das moléculas de água, no estado líquido, permearem o vidro, e ao encontrarem um ambiente com temperatura superior, sofrerem o processo de vaporização.
III. O estado físico de uma substância pode ser classificado em critérios de volume e forma. Sendo assim, o sal e a areia são classificados como líquidos, pois podem adquirir a forma de um recipiente.
Assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto: Em seu relatório de março de 1921 ao 10º Congresso do Partido Comunista, Lenin reconhece: "os fatos estão aí. A Rússia está ameaçada pela fome. Todo o sistema do comunismo de guerra entrou em colisão com os interesses do campesinato [...]. Nós não avançamos muito na nacionalização do comércio e da indústria, no congelamento das trocas locais. É possível restabelecer em certa medida a liberdade do comércio? Sim, é possível. É uma questão de medida. Podemos dar um passo atrás sem destruir por isso a ditadura do proletariado". Disponível em: <http://fmauriciograbois.org.br/portal/cdm/noticia. php?id_sessao=28&id_noticia=8218>. Acesso em: 25 out. 2014.
Enunciado:
O relatório ao Congresso do Partido Comunista demonstra que, para garantir a sobrevivência do Estado nascido com a Revolução Bolchevique, o governo de Lênin
- História
Em relação à economia do Antigo Egito é correto afirmar que:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) A cisterna é um recipiente utilizado para armazenar água da chuva. Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são: a demanda diária de água na propriedade; o índice médio de precipitação (chuva), por região, em cada período do ano; o tempo necessário para armazenagem; e a área de telhado necessária ou disponível para captação. Para fazer o cálculo do volume de uma cisterna, deve-se acrescentar um adicional relativo ao coeficiente de evaporação. Na dificuldade em se estabelecer um coeficiente confiável, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) sugere que sejam adicionados 10% ao volume calculado de água.
Desse modo, o volume, em m3, de uma cisterna é calculado por Vc = Vd × Ndia, em que Vd = volume de demanda da água diária (m3), Ndia = número de dias de armazenagem, e este resultado deve ser acrescido de 10%. Para melhorar a qualidade da água, recomenda-se que a captação seja feita somente nos telhados das edificações.
Considerando que a precipitação de chuva de 1 mm sobre uma área de 1 m2 produz 1 litro de água, pode-se calcular a área de um telhado a fim de atender a necessidade de armazenagem da seguinte maneira: área do telhado (em m2) = volume da cisterna (em litros)/precipitação.
Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br. Acesso em: 8 jun. 2009 (adaptado).
Para atender a uma demanda diária de 2.000 litros de água, com período de armazenagem de 15 dias e precipitação média de 110 mm, o telhado, retangular, deverá ter as dimensões mínimas de