Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem.
A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a):
Questões relacionadas
- Química | 1.4 Ligações Químicas
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder à(s) questão(ões) a seguir.
Cinco amigos estavam estudando para a prova de Química e decidiram fazer um jogo com os elementos da Tabela Periódica:
- cada participante selecionou um isótopo dos elementos da Tabela Periódica e anotou sua escolha em um cartão de papel;
- os jogadores Fernanda, Gabriela, Júlia, Paulo e Pedro decidiram que o vencedor seria aquele que apresentasse o cartão contendo o isótopo com o maior número de nêutrons.
Os cartões foram, então, mostrados pelos jogadores.
A ligação química que ocorre na combinação entre os isótopos apresentados por Júlia e Pedro é
- Biologia | 14. Biotecnologia
Em setembro de 2005, o Brasil se tornou referência no Brasil em terapia celular para regeneração de tecido hepático. O Dr. Ricardo Ribeiro da FIOCRUZ da Bahia chefiou o grupo que realizou o primeiro transplante de células-tronco para melhora da função hepática. Tais células têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares.
Para que ocorra tal diferenciação, as células-tronco terão necessariamente que alterar:
- Química | A. Equilíbrio Químico
(UEMG) Zuenir Ventura, em sua crônica “Bonito por Natureza”, coloca o seguinte texto sobre a Gruta do Lago Azul.
“O passeio vale todos os sacrifícios, se é que se pode falar assim. Porque o espetáculo de descida é quase alucinógeno: é um milagre que aquelas estalactites da finura de agulha que descem do teto da gruta possam se sustentar como se fossem gotas interrompidas.”
VENTURA, 2012, p.127.
A equação química que mostra a formação das estalactites está representada a seguir.
Ca2+(aq) + 2 HCO3(s) ↔ CaCO3(s) + CO2(g) + H2O(l)
É CORRETO afirmar que a formação das estalactites é favorecida na seguinte condição:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OBSERVE A CADERNETA DE VACINAÇÃO.
SOBRE A CADERNETA DE VACINAÇÃO, MARQUE V PARA AS FRASES VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS.
( ) É O DOCUMENTO QUE REGISTRA A IMPRESSÃO DIGITAL DA CRIANÇA.
( ) É O DOCUMENTO QUE REGISTRA AS VACINAS TOMADAS.
( ) É UM DOCUMENTO QUE AJUDA OS ADULTOS A SE LEMBRAREM DE QUE DEVEM CUIDAR DA SAÚDE DAS CRIANÇAS.
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
Leia o texto a seguir:
De acordo com o veterinário Rogério de Holanda, o Brasil está tomado pela Leishmania. “Na praia de Tamandaré, no ano passado, 98% dos cachorros de rua estavam infectados, e o protocolo de prevenção para esses casos, estimulado pelas autoridades, é o mesmo para a raiva, por meio da eutanásia animal”, disse o veterinário. “Falta interesse para uma outra solução, já que uma vez iniciado o tratamento, os riscos de contaminação para os humanos são mínimos”, lamentou”.
Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/pecao/2014/02/18/interna_pecao,490161/casos-de-leishmaniose-em-animais-crescem-duranteo-verao.shtml. Adaptado.
Com relação à Leishmaniose, analise as afirmativas a seguir:
I. Classificada como uma zoonose infectocontagiosa, é transmitida ao homem, principalmente por cães e roedores, reservatórios considerados mais preocupantes por causa da relação estabelecida entre estes e os humanos.
II. É uma zoonose emergente, fruto das relações humanas com o ambiente, cujo crescimento é decorrente de diversos fatores, entre eles, o processo de desmatamento e urbanização desordenado.
III. Como toda zoonose, a intensidade com que a doença atinge o homem depende, principalmente, das alterações do ambiente natural, comportando-se de forma endêmica, em áreas recém-desmatadas.
IV. Causada por protozoários da espécie Lutzomyia sp, é apontada também como uma doença parasitária, uma vez que se relaciona com a precariedade das condições socioeconômicas, tais como saneamento e água inadequados nos domicílios.
V. Os parasitas L. braziliensis e L. chagasi, agentes etiológicos da leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral ou calazar, respectivamente, se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, denominadas macrófagos.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em