A grafita é uma variedade alotrópica do carbono. Trata-se de um sólido preto, macio e escorregadio, que apresenta brilho característico e boa condutibilidade elétrica.
Considerando essas propriedades, a grafita tem potencial de aplicabilidade em:
Questões relacionadas
- História | 2.1 Primeiro Reinado(PUC-RS) Associe os nomes dos países (coluna A) à política adotada para o reconhecimento da Independência do Brasil (coluna B).Coluna A1. Inglaterra2. França3. Estados Unidos4. EspanhaColuna B( ) País pioneiro no reconhecimento da independência brasileira entre as nações livres, desejava intensificar suas trocas comerciais com o Brasil e impor sua influência na América Latina.( ) Apesar de o pedido da diplomacia brasileira ter ocorrido ainda em 1826, esta nação só veio a reconhecer a Independência do Brasil em 1834, quando o Primeiro Reinado já havia terminado no País.( ) Nação signatária do Tratado de Versalhes e integrante da Santa Aliança, somente reconheceu a Independência do Brasil depois que Portugal oficialmente aceitou esta situação.( ) Intermediou o reconhecimento da Independência do Brasil por Portugal através de um Tratado no qual a Coroa Lusitana exigia, dentre outras medidas, que a governo brasileiro não reivindicasse a anexação de Angola.A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
Para reduzir a poluição atmosférica gerada pela emissão de fumaça por grandes indústrias, utilizam-se precipitadores eletrostáticos. Sua função é suprimir os gases poluentes antes que sejam lançados para a atmosfera. A figura ilustra um precipitador constituído, basicamente, por uma entrada e uma saída de gases e por um fio grosso de cobre, conectado a uma fonte de tensão. O acúmulo de cargas no fio de cobre induz a polarização das partículas poluentes. Os gases poluídos são injetados pela entrada de gases, e os gases sem poluentes são lançados na atmosfera pela saída do precipitador.
No precipitador eletrostático, as partículas poluentes são
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Com um número cada vez maior de espécies ameaçadas de extinção pelo dilúvio da economia global, podemos vir a ser a primeira geração, na história humana, que terá de agir como Noé — para salvar os últimos pares de uma grande variedade de espécies. Ou, como Deus ordenou a Noé, no Gênesis: “E de cada ser vivo, de tudo o que é carne, farás entrar contigo na arca dois de cada espécie, um macho e uma fêmea, para conservá-los vivos”.
FRIEDMAN, T. L. Quente, plano e lotado: os desafios e oportunidades de um novo mundo. São Paulo: Objetiva, 2010.A crítica presente no texto faz referência à seguinte ação da sociedade contemporânea: - História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia as características marcantes das fases do período republicano “República Velha” e “Ditadura militar”.
República Velha – 1889 a 1930 Nos primeiros anos, o governo esteve nas mãos dos militares. Logo eles foram substituídos pelos representantes dos grandes proprietários de terra, que controlavam as eleições e usavam de fraudes para eleger os seus representantes. A partir de 1920, vários grupos começaram a protestar contra esse sistema e a exigir mudanças no país.
Ditadura Civil – Militar – 1964 – 1985 Os militares assumiram o poder, estabelecendo um governo autoritário no país. Uma nova constituição foi elaborada, e os brasileiros perderam o direito de eleger diretamente o presidente e o de se expressar livremente. O Brasil viveu uma época de muita repressão àqueles que iam contra o regime: prisões, torturas, desaparecimentos... A partir de 1980, a situação começou a mudar lentamente.
Enunciado:
Com base nas informações dos textos, faça o que se pede.
a) Cite uma semelhança entre esses dois períodos republicanos.
Os cidadãos brasileiros reagiram pacificamente durante essas duas fases? Justifique a sua resposta.
- História | 2.3 Segundo Reinado
Lei n. 601, de 18 de setembro de 1850
D. Pedro II, por Graça de Deus e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber, a todos os nossos súditos, que a Assembleia Geral decretou, e nós queremos a Lei seguinte:
Art. 1º Ficam proibidas as aquisições de terras devolutas por outro título que não seja o de compra.
Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 8 ago. 2014 (adaptado).
Considerando a conjuntura histórica, o ordenamento jurídico abordado resultou na