Radioisótopos são frequentemente utilizados em diagnósticos por imagem. Um exemplo é aplicação de iodo-131 para detectar possíveis problemas associados à glândula tireoide. Para o exame, o paciente incorpora o isótopo radioativo pela ingestão de iodeto de potássio, o qual se concentrará na região a ser analisada. Um detector de radiação varre a região e um computador constrói a imagem que irá auxiliar no diagnóstico. O radioisótopo em questão apresenta um tempo de meia-vida igual a 8 minutos e emite radiação gama e partículas beta em seu decaimento radioativo.
Química nuclear na medicina. Disponível em: www.qmc.ufsc.br.Acesso em: 28 jul.2010 (adaptado).
No decaimento radioativo do iodo-131, tem-se a:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
Um estudo da Consultoria Agroconsult indica que, seguindo o ritmo atual de incrementos tecnológicos, associado a uma expansão de área, a produção anual de grãos poderá aumentar 50% até 2023.
O texto indica a previsão de crescimento na produção de grãos da agricultura brasileira para 2023. Considerando os dados atuais do gráfico e que a produção dos demais países se mantenha constante, a produção brasileira em 2023
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Leia o texto a seguir.
“Liberdade não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um representante da classe dominante venezuelana, Simon Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de nações livres. Mas, principalmente, nações livres para produzir, única possibilidade, segundo essa visão, do desabrochar do Novo Mundo.
Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti, que alcançou a independência da França em 1804, a liberdade, antes de tudo, representava o fim da escravidão, mas também carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses. Para outros dominados e oprimidos, como os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próximo da questão da terra. Na década de 1810, os líderes da rebelião camponesa mexicana clamavam por terra para os deserdados.”
Maria Ligia Prado. A formação das nações latino-americanas.
Disponível em: http: //www.dialetico.com/historia_2/historia_28.pdf. Acesso em: nov. 2011.
O texto refere-se aos diversos significados da Liberdade no contexto da Independência da América Espanhola. Explique-os.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, o fragmento a seguir compõe o conteúdo do capítulo 8 – unidade 2 –, do livro didático v.8, p.61.
[...] O Artigo 1.º Declaração Universal dos Direitos do Homem
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Vamos refletir com você sobre a importância de agirmos uns para com os outros, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos [...]
- Assista com os alunos ao vídeo das Nações Unidas Direito Humano Número 23 – Direitos dos Trabalhadores, disponível no endereço eletrônico <http://br.humanrights.com/what-are-human-rights/videos/workers-rights.html>. Em seguida, analise-o com eles.
- Versão legendada disponível em: <https://goo.gl/IicLLA>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Solicite aos alunos a transcrição do artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
1.Todo o homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2.Todo o homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
3.Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
4.Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.
- Pergunte aos alunos:
- Qual ponto do Artigo 23 a história do vídeo coloca em evidência?
Resposta possível: Todo homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa.
- Suponha que a história do vídeo se passou no Brasil, o personagem central não era aprendiz e tinha menos de 16 anos, qual a legislação que regula o trabalho foi descumprida? Solicite uma pesquisa e estimule o debate sobre esta questão.
Resposta possível: A Constituição Federal, em seu artigo 7.º, proíbe no Brasil o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Nos últimos 20 anos, com a adoção de políticas públicas voltadas a esse problema, o Brasil reduziu de maneira significativa o número de crianças e adolescentes que trabalhavam no pais. Entretanto, muito ainda precisa ser feito para a erradicação do trabalho infantil em todo o território nacional. Estudos demonstram que trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual das crianças e dos adolescentes que o exercem. Esses jovens são afastados do convívio familiar e perdem o tempo valioso que teriam para brincar, descansar e estudar, além de ficarem vulneráveis a diversas formas de violência. O trabalho precoce pode, também, levar à queda do desempenho ou ao abandono escolar.
Disponível em: <http://observatoriocrianca.org.br/cenario-infancia/temas/trabalho-infantil?gclid=CLWntJOPr9ICFUcGhgodw8UIiA>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Atualmente, qual o valor do salário mínimo no Brasil? Esse valor garante o cumprimento do item 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos? Em caso de resposta negativa, utilizando os conhecimentos de empreendedorismo e ética, quais seriam as soluções para essa situação? Socializem e registrem as respostas.
- Matemática | 12.1 Triângulos
O teodolito é um instrumento portátil utilizado para medir ângulos e calcular distâncias. Para calcular a altura de uma torre vertical situada em terreno horizontal, um engenheiro realizou, utilizando um teodolito, as seguintes medições:
I) De um ponto B, ele avista o ponto A (mais alto da torre) sob um ângulo de 45º com o plano horizontal.
II) De um ponto C, ele avista o ponto A sob um ângulo de 30º com o plano horizontal.
A figura mostra os pontos de medições que o engenheiro obteve ao utilizar o teodolito.
Sabe-se que a distância entre os pontos B e C é igual a 40 metros e que o teodolito estava a uma altura de 1,7 m do solo em ambas as medições.
Qual é a altura aproximada, em metros, dessa torre que foi calculada pelo engenheiro?
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
Sem água líquida, a vida (pelo menos como a entendemos) não pode existir senão num estado de suspensão das funções vitais. O crescimento e a reprodução simplesmente não são possíveis. Assim, a busca de vida em outro lugar do sistema solar é, na realidade, uma busca de água. (ASHCROFT, 2001, p. 298).
Considerando-se a importância da água na manutenção dos sistemas vivos, pode-se afirmar: