Os materiais radioativos emitem diferentes tipos de radiação. A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA. Já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele.
RODRIGUES JR., A. A. O que é radiação? E contaminação radioativa? Vamosesclarecer. Física na Escola. V. 8, nº 2, 2007.São Paulo: Sociedade Brasileira de Física (adaptado).
Segundo o texto, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UFSJ) Analise as afirmações abaixo:
I. A bile é produzida pelos hepatócitos e armazenada na vesícula biliar. Ela é secretada no duodeno e atua na digestão de gorduras.
II. A bile é composta por água, bicarbonato de sódio, sais biliares, bilirrubina, colesterol, pigmentos e outros.
III. Parte da bile produzida por nosso organismo não é reabsorvida na digestão e ligada às fibras solúveis da dieta, é impedida de ser reabsorvida sendo eliminadas pelas fezes.
É comum que indicações de dietas para controle de colesterol sugiram o aumento do consumo de fibras solúveis na dieta, já que existe relação entre o consumo de alimentos ricos em fibras solúveis, tais como aveia, com a produção de bile.
Com base nas afirmações acima, é CORRETO afirmar que
- História | 5.1 Expansão Marítima
(UDESC) “O século XVI assistiu à transição da geografia fantástica para a da experiência. Os relatos de viagem que surgiram neste período, portanto, estão impregnados pela mudança na forma de ver e de descrever o mundo. [...] O imaginário europeu quinhentista caracterizava-se pelo ‘fantástico’, pelo ‘maravilhoso’, pelo ‘prodigioso’, pelo ‘monstruoso’, etc. Esse imaginário aplicava-se ao remoto, ao distante, ao longínquo... Quanto maior o afastamento da Europa civilizada, maior também o ‘maravilhoso’! [...] O imaginário europeu foi transplantado para o novo mundo. Os seres e lugares fantásticos que existiram na Ásia e na África, também passaram a existir na América”.
STEIGLEDER, Carlos Geovane. Staden, Thevet e Léry. Olhares europeus sobre os índios e sua religiosidade. São Luís/MA: EDUFMA, 2010, p. 23-50.
Analise as proposições considerando o contexto histórico e as questões a ele referentes, abordadas no excerto:
I. Os viajantes europeus do século XVI destacavam, em seus relatos, a produção de um olhar eurocêntrico sobre os continentes africano, asiático e americano.
II. O contexto abordado pelo autor refere-se à Idade Média. Os escritores medievais – em sua maioria pertencentes à Igreja Católica – escreviam histórias fantásticas sobre os lugares do mundo, para além da Europa. Esses lugares e os personagens que neles habitavam quase sempre eram caracterizados com elementos do inferno, demônios e outros monstros fantásticos.
III. Ao escrever que “o século XVI assistiu à transição da geografia fantástica para a da experiência”, o autor do excerto refere-se ao fato de que a ideia de uma geografia fantástica marcada por mapas ilustrados de monstros marinhos e abismos que informavam o “fim do mundo” passaria, aos poucos, a ser substituída por uma geografia marcada pela observação e experiência de diferentes viajantes que se lançaram aos mares, no contexto da expansão marítima europeia.
IV. Ao escrever que “Os seres e lugares fantásticos que existiram na Ásia e na África, também passaram a existir na América”, o autor do excerto refere-se ao fato de que as viagens no contexto da expansão marítima europeia acabaram também fortalecendo as relações culturais nos diferentes continentes, haja vista que os viajantes não apenas levavam nativos americanos para a Europa, mas também traziam asiáticos e africanos para o Brasil.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática | 13.5 Polígonos
Pretende-se comprar uma mesa capaz de acomodar 6 pessoas, de modo que, assentadas em torno da mesa, cada pessoa disponha de, pelo menos, 60 cm de espaço livre na borda do tampo da mesa, que deverá ter a menor área possível. Na loja visitada há mesas com tampos nas formas e dimensões especificadas:
• Mesa I: hexágono regular, com lados medindo 60 cm;
• Mesa II: retângulo, com lados medindo 130 cm e 60 cm;
• Mesa III: retângulo, com lados medindo 120 cm e 60 cm;
• Mesa IV: quadrado, com lados medindo 60 cm;
• Mesa V: triângulo equilátero, com lados medindo 120 cm.
A mesa que atende aos critérios especificados é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
A abertura das escolas no fim de semana pode trazer transtornos para a direção. A estrutura física pode ser depredada e o patrimônio do colégio, destruído. Para o aluno que passa a semana inteira lá dentro estudando, não é uma alternativa boa. No fim de semana, todo mundo quer ir a lugares diferentes e até conhecer novas pessoas.
RIBEIRO, Matheus. Correio Braziliense, fev. 2003, Gabarito. p.2.
Releia o seguinte fragmento:
“[...] todo mundo quer ir a lugares diferentes e até conhecer novas pessoas.”
A palavra “até”, no fragmento acima, expressa a ideia de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia a seguir, algumas das diretrizes do Consenso de Washington.
Liberalização do comércio exterior, com redução de alíquotas de importação e estímulos á exportação, visando a impulsionar a globalização da economia;
Eliminação de restrições ao capital externo, permitindo investimento direto estrangeiro;
Privatização, com a venda de empresas estatais;
Formulado em 1989, o Consenso de Washington, é um conjunto de medidas propostas pelo Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e pelos EUA visando promover o ajustamento econômico dos países em desenvolvimento que passavam por dificuldades.
O Governo Collor coincide com a defesa destas regras para a economia latino-americana. Sobre a relação da política econômica adotada por Fernando Collor e as diretrizes do Consenso de Washington, é CORRETO afirmar que Collor: