Os dados do gráfico seguinte foram gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
(Foto: Reprodução/Enem)
Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de Porto Alegre equivale a 250 000, o número de desempregados em março de 2010, nessa região, foi de:
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
(Unesp) Era esta uma das artérias principais da cidade e regurgitara de gente durante o dia todo. Mas, ao aproximar-se o anoitecer, a multidão engrossou e, quando as lâmpadas se acenderam, duas densas e contínuas ondas de passantes desfilavam [...].
Muitos dos passantes tinham um aspecto prazerosamente comercial e pareciam pensar apenas em abrir caminho através da turba. Traziam as sobrancelhas vincadas e seus olhos moviam-se rapidamente; quando davam algum encontrão em outro passante, não mostravam sinais de impaciência; recompunham-se e continuavam, apressados, seu caminho.
(Contos de Edgar Allan Poe, 1986.)
O conto, originalmente publicado em 1840, apresenta um perfil das metrópoles do século XIX, destacando
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(UNIFESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
_________ dois meses, a jornalista britânica Rowenna Davis, 25 anos, foi furtada. Só que não levaram sua carteira ou seu carro, mas sua identidade virtual. Um hacker invadiu e tomou conta de seu e-mail e – além de bisbilhotar suas mensagens e ter acesso a seus dados bancários – passou a escrever aos mais de 5 mil contatos de Rowenna dizendo que ela teria sido assaltada em Madri e pedindo ajuda em dinheiro.
Quando ela escreveu para seu endereço de e-mail pedindo ao hacker ao menos sua lista de contatos profissionais de volta, Rowenna teve como resposta a cobrança de R$ 1,4 mil. Ela se negou a pagar, a polícia não fez nada. A jornalista só retomou o controle do e-mail porque um amigo conhecia um funcionário do provedor da conta, que desativou o processo de verificação de senha criado pelo invasor.
(Galileu, dezembro de 2011. Adaptado.)
A lacuna do início do texto deve ser corretamente preenchida com
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Fotos impressas no tamanho 10x15 da obra “Gatos – Aldemir Martins”
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
- Linhas, E.V.A, papéis coloridos
- Papel Canson formato A4
- Caixa de maça
- Tesoura
- Cola
PROCEDIMENTOS
- Nesta atividade vamos trabalhar a obra “Gatos - Aldemir Martins.”
- O professor vai iniciar a aula falando sobre a variedade de cores que o pintor
usou nas suas obras.
- Falar com as crianças que para Aldemir Martins, as coisas simples da vida tinham
muito valor.
- Após esta explicação o professor vai distribuir para as crianças várias fotos da série
“Gatos” e pedir para elas observarem a variedade e a intensidade de cor que o artista
usou.
- Deixar as crianças manusearem livremente as fotos.
- Questionar as crianças sobre qual desenho elas acham mais bonito e porque, quais
desenhos não gostam e porque, quais os desenhos chamam mais atenção e porque,
quais cores foram mais utilizadas pelo artista, etc.
- Pedir as crianças para cada uma escolher uma foto do desenho que mais gostou e
separar.
- O professor deverá imprimir mais de uma cópia de cada obra.
- Entregar a folha de papel Canson A4 para cada aluno .
- Para esta atividade, o professor vai pedir as crianças para fazer a releitura da obra
escolhida, focando mais nas cores que foram utilizadas pelo artista.
- Pedir as crianças para observarem as cores que foram usadas e a partir daí, começar
a cobrir toda a folha com a tinta aquarelada. Falar com as crianças que neste tipo
de pintura elas deverão molhar o pincel na água depois molhar na tinta. Não precisa
usar muita água.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Cobrir toda a folha e esperar secar.
- Enquanto seca, o professor vai distribuir para cada criança dois pedaços de caixa de
maça, já cortados.
- Explicar para as crianças que agora, elas deverão criar seus “gatos” e depois colar na
folha que foi pintada por elas.
- Incentive as crianças a soltar a sua imaginação na criação dos gatos.
- Incentive as crianças a usar folhas coloridas ou recortes de E.V.A para a execução
desta atividade.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!!!
Fonte: https://ensinando-arte54.webnode.com/a-arte-de-aldemir-martins-educacao-infantil/
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UFSM) Milhares de anos após o último mamute lanoso caminhar sobre a tundra, os cientistas conseguiram sequenciar 50% do genoma desse animal extinto, recuperando boa parte do seu material genético.
Sobre o DNA, é possível afirmar:
I. Na molécula do DNA, são encontradas as quatro bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e timina.
II. A ligação entre as bases complementares da dupla fita do DNA é feita através de pontes de hidrogênio.
III. Se, no filamento de DNA, houver a sequência TTTCCATGT, haverá, no seu filamento complementar, a sequência AAAGGUACA.Está(ão) correta(s)
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a imagem a seguir.
A imagem demonstra uma das principais causas do enfraquecimento e da queda do Império Romano.
A causa retratada na imagem é (são)