Veja, 20 de maio, 2009 (adaptado).
Na interpretação das informações do gráfico, apresentadas abaixo, respeitam-se as regras gramaticais da norma padrão da língua portuguesa em:
Questões relacionadas
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(Ufpa) Uma das formas mais agudas de desemprego presentes na contemporaneidade é o desemprego provocado pela mudança na configuração da estrutura ocupacional e na demanda da força de trabalho, em razão da adoção pelas empresas públicas e privadas de novos programas de gestão e organização do trabalho, de novas tecnologias, de ruptura da parte das cadeias produtivas, com o fechamento de empresas, e da desnacionalização de parte do parque produtivo.
Sobre as consequências desse processo de desemprego, considere os fatos citados nos itens abaixo:
I. a não inclusão dos jovens e a exclusão dos idosos do mercado de trabalho.
II. a expansão do trabalho em domicilio.
III. a ocorrência da expansão de oportunidades de trabalho no chamado “Terceiro Setor” (iniciativas privadas com fins públicos), especialmente em países capitalistas avançados.
IV. a intensa atividade sindical.
V. a aceitação dos trabalhadores herdeiros de uma “cultura fordista” em detrimento de trabalhadores “polivalentes e multifuncionais“ da era toyotista.
Está correto o que se apresenta no(s) item(ns):
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: O presidente norte-americano Calvin Coolidge afirmou, em 1928, que Nenhum presidente dos Estados Unidos havia reunido até hoje para apreciar o estado da União. No campo nacional há tranquilidade e contentamento, e o recorde absoluto de anos de prosperidade. No campo internacional, há paz, a boa vontade proveniente do entendimento mútuo. GALBRATH, John Kenneth. 1920. O colapso da bolsa: anatomia de uma crise. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972. p. 37. (Fragmento)
Enunciado:
Explique os principais motivos do otimismo do presidente Calvin Coolidge no texto anterior.
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
Uma sombra pairava sobre as tão esperadas descobertas auríferas: a multidão de aventureiros que se espalhara por serras e grotões mostrava-se criminosa e desobediente aos ditames da Coroa ou da Igreja. Carregavam consigo tantos escravos que o preço da mão de obra começara a aumentar na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Ao fim de dez anos, a tensão entre paulistas e forasteiros, entre autoridades e mineradores, só fazia aumentar.
DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma breve história do Brasil.
São Paulo: Planeta, 2010.
No contexto abordado, do início do século XVIII, a medida tomada pela Coroa lusitana visando garantir a ordem na região foi a
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A divisão do trabalho que Durkheim procura apreender e definir não se confunde com a que os economistas imaginam. A diferenciação das profissões e a multiplicação das atividades industriais exprimem a diferenciação social que Durkheim considera de modo prioritário. Esta diferenciação se origina na desintegração da solidariedade mecânica e da estrutura segmentária.
ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1999 (adaptado).
O texto apresenta a divisão do trabalho, em Durkheim, como um(a)
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Em relação aos ciclos biogeoquímicos, é correto afirmar que