Laerte. Disponível em:
Na tirinha acima, as expressões do segundo quadrinho:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
27Aumenta o número de adultos que não consegue focar sua atenção em uma única coisa por muito tempo. 37São tantos os estímulos e tanta a pressão para que o entorno seja completamente desvendado que aprendemos a ver e/ou fazer várias coisas ao mesmo tempo. 34Nós nos tornamos, à semelhança dos computadores, pessoas multitarefa, não é verdade?
41Vamos tomar como exemplo uma pessoa dirigindo. 4Ela precisa estar atenta aos veículos que vêm atrás, ao lado e à frente, à velocidade média dos carros por onde trafega, às orientações do GPS ou de programas que sinalizam o trânsito em tempo real, 6às informações de 29alguma emissora de rádio que comenta o trânsito, ao planejamento mental feito e refeito 9várias vezes do trajeto 20que deve fazer para chegar ao seu destino, aos semáforos, faixas de pedestres etc.
35Quando me vejo em tal situação, 19eu me lembro que 14dirigir, 45após um dia de intenso trabalho no retorno para casa, já foi uma atividade prazerosa e desestressante.
18O uso da internet ajudou a transformar nossa maneira de olhar para o mundo. Não 23mais observamos os detalhes, 1por causa de nossa ganância em relação a novas e diferentes informações. Quantas vezes sentei em frente ao computador 44para buscar textos sobre um tema 38e, de repente, 24me dei conta de que estava em 39temas 15que em nada se relacionavam com meu tema primeiro.
Aliás, a leitura também sofreu transformações pelo nosso costume de ler na internet. 16Sofremos de uma tentação permanente de 43pular palavras e frases inteiras, apenas para irmos direto ao ponto. O problema é que 22alguns textos exigem a leitura atenta de palavra por palavra, de frase por frase, para que faça sentido. 5Aliás, não é a combinação e a sucessão das palavras que dá sentido e beleza a um texto?
3Se está difícil para nós, adultos, focar nossa atenção, imagine, caro leitor, para as crianças. 2Elas já nasceram neste mundo de 8profusão de estímulos de todos os tipos; elas são exigidas, desde o início da vida, a dar conta de várias coisas ao mesmo tempo; elas são estimuladas com diferentes objetos, sons, imagens etc.
46Aí, um belo dia elas vão para a escola. Professores e pais, a partir de então, querem que as crianças prestem atenção em uma única coisa por muito tempo. 36E quando elas não conseguem, reclamamos, levamos ao médico, arriscamos hipóteses de que sejam portadoras de síndromes que exigem tratamento etc.
42A maioria dessas crianças sabe focar sua atenção, sim. Elas já sabem usar programas complexos em seus aparelhos eletrônicos, 10brincam com jogos desafiantes que exigem atenção constante aos detalhes e, se deixarmos, 21passam horas em uma única atividade de que gostam.
17Mas, nos estudos, queremos que elas prestem 26atenção no que é preciso, e não no que gostam. 28E isso, caro leitor, exige a árdua aprendizagem da autodisciplina. Que leva tempo, é bom lembrar.
32As crianças precisam de nós, pais e professores, para começar a aprender isso. Aliás, 31boa parte desse trabalho é nosso, e não delas.
12Não basta mandarmos que elas prestem atenção: 33isso de nada as ajuda. 13O que pode ajudar, por exemplo, é 40analisarmos o contexto em que estão 7quando precisam focar a atenção 25e organizá-lo para que seja favorável a tal exigência. 11E é preciso lembrar que não se pode esperar toda a atenção delas por muito tempo: 30o ensino desse quesito no mundo de hoje é um processo lento e gradual.SAYÃO, Rosely. “Profusão de estímulos”. Folha de São Paulo, 11 fev. 2014 – adaptado.
Assinale a opção em que está expressa a ideia de consequência.
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
No turno da manhã de uma escola, foi feita uma enquete sobre o Horário de Verão, entre os alunos do Ensino Fundamental II. O registro do resultado da enquete está no gráfico:
Sabendo que 90 alunos não responderam a enquete.
Escolhendo um aluno de forma aleatória, na escola no turno da manhã, determine a probabilidade, em forma de porcentagem,
A) de um aluno ter respondido que o horário de verão é ruim.
B) de um aluno ter respondido que o horário de verão é excelente.
- Química | 2.3 Termoquímica
(UERN)
I. C (grafite) + O2(g) → CO2(g) ΔHfo = -394
II. S (rômbico) + O2(g) → SO2(g) ΔHfo = -297
III. CS2(l) + 3O2(g) → CO2(g) + 2SO2(g) ΔHo = −1072kJ
O sulfeto de carbono, CS2(l), é um líquido incolor, tóxico e inflamável, utilizado como solvente de enxofre, borracha e de outros materiais. A análise dessas equações termoquímicas possibilita afirmar corretamente que:
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(FUVEST) No esquema abaixo, está representada uma via metabólica; o produto de cada reação química, catalisada por uma enzima específica, é o substrato para a reação seguinte. Num indivíduo que possua alelos mutantes que levem à perda de função do gene
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Tribus urbanas de Medellín buscan convivencia en el Parque de los Deseos
'Metrojuventud, viene adelantando gestiones para que los jóvenes compartan el espacio sin agredirse y para que no se presenten disputas', señaló Jorge Ceballos, subsecretario de Orden Civil.
La moda y las expresiones culturales de los jóvenes son cada vez más difíciles de describir con una sola palabra. Antes era posible definirlos como emos, flogguers, punks, metaleros, tectónicos, etc. Ahora son un híbrido, una mezcla entre todos y lo definible deja de serlo cuando una nueva tendencia llega a la ciudad.
El que parece emo dice que no lo es y el que parece metalero prefiere el hard core, mientras otros montan en skate pero les gusta el punk o el hip-hop.
Una de las principales manifestaciones que determina la caracterización de los adolescentes es la música. Por ejemplo, la que está entrando ahora es el tecno, y aunque el término viene de los 80, se habla de un sonido electrónico actual que se puede bailar y es distinto a la tectónica, que estuvo de moda hasta hace poco.
Uno de los principales territorios donde se manifiestan estas expresiones es el Parque de Los Deseos, en el norte de la ciudad. Allí está Roxana N., conocida entre sus amigos como 'Gotita Mosh'. Tiene 15 años, su cabello es rubio y fucsia, usa ropa colorida.
"Lo que a mí me gusta me lo pongo y no me importa si me dicen emo o tectónica. Me gusta el rock, pop y punk. También me gustan los toques de tecno, pues me encuentro a muchos amigos y es bacano para escuchar y bailar. Es muy diferente a la tectónica, eso ya pasó de moda", explica.
En el Parque de los Deseos las expresiones de afecto, diversas y espontáneas, se mezclan con las manifestaciones culturales. Y aunque desde fuera pretendamos encasillar o etiquetar al otro, este Parque poco a poco se convierte en un territorio para que quien desee expresarse lo haga libremente.
Sin embargo, tal confluencia de subculturas ha generado algunos problemas de convivencia.
"Hace tiempo hubo una pelea en el Parque. Un grupo de muchachos apuñaló a una joven amiga de otro grupo. Desde ahí se mantienen los enfrentamientos", explica Leiden, un joven de una de las 'barras'.
Al respecto la Alcaldía de Medellín aclaró que viene trabajando para que hechos de ese tipo no se repitan en este lugar, que sin duda es el favorito de muchos jóvenes de la ciudad.
http://www.eltiempo.com/colombia/antioquia/tribus-urbanas-buscan-convivencia-en-el-parque-de-los-deseos_7769220-1 (fragmento)
Sobre Roxana no es correcto decir que