SOUZA, Maurício de. [Chico Bento]. O Globo, Rio de Janeiro, Segundo Caderno, 19 dez. 2008, p.7.
O personagem Chico Bento pode ser considerado um típico habitante da zona rural, comumente chamado de "roceiro" ou "caipira". Considerando a sua fala, essa tipicidade é confirmada primordialmente pela:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o texto "Importância dos lobos" para responder a questão.
Importância dos lobos
Como são predadores, os lobos contribuem para um ambiente equilibrado e saudável, visto que preferem se alimentar de animais velhos ou doentes. Quando os lobos abandonam uma toca, deixam para trás seus pêlos. Esses são utilizados por diversas aves para construir seus ninhos e a toca, vazia, é ocupada por outros animais, como porcos-espinhos, por exemplo. Sem os lobos, a população de caribus e veados aumentaria e logo as pastagens não dariam conta de tantos animais, o que causaria desequilíbrios ecológicos. Além disso, o ser humano pode tomá-los como exemplo de muitas coisas. Pode parecer absurdo, mas o animal racional não consegue manter uma sociedade harmoniosa como fazem seus "irmãos", canídeos irracionais. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biologia/lobos-lobos-alfa-e-beta-linguagem-corporal-dos-lobos-e-sua-alimentacao.jhtm. Acesso em 03 nov. 2011.
Enunciado:
Analise a frase retirada do texto:
Justifique o emprego da forma verbal "aumentaria", 3ª pessoa do singular, na frase apresentada.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(FUVEST 2007 1ª FASE) As bactérias diferem quanto à fonte primária de energia para seus processos metabólicos. Por exemplo:
I. Chlorobium sp. utiliza energia luminosa.
II. Beggiatoa sp. utiliza energia gerada pela oxidação de compostos inorgânicos.
III. Mycobacterium sp. utiliza energia gerada pela degradação de compostos orgânicos componentes do organismo hospedeiro.
Com base nessas informações, indique a alternativa que relaciona corretamente essas bactérias com seu papel nas cadeias alimentares de que participam.
- Química | 1.1 Introdução à Química
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, no Brasil, apenas 49% do esgoto produzido é coletado por meio de redes e destes somente 10% são tratados. As regiões metropolitanas e as grandes cidades produzem elevados volumes, que são despejados sem tratamento, principalmente nos rios e mares, ocasionando o grave problema da poluição das águas. Uma das soluções é a implantação de estações de tratamento de esgoto (ETEs), que removam os principais poluentes presentes nas águas residuais.
Tomando como relação às etapas do tratamento de esgoto, o objetivo da fase
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2021 1° APLICAÇÃO) A volta do marido pródigo
— Bom dia, seu Marrinha! Como passou de ontem?
— Bem. Já sabe, não é? Só ganha meio dia. {...]
Lá além, Generoso cotuca Tercino:
— [...] Vai em festa, dorme que-horas, e, quando chega, ainda é todo enfeitado e salamistrão!...
— Que é que hei de fazer, seu Marrinha... Amanheci com uma nevralgia... Fiquei com cisma de apanhar friagem...
— Hum...
— Mas o senhor vai ver como eu toco o meu serviço e ainda faço este povo trabalhar...
[...]
Pintão suou para desprender um pedrouço, e teve de pular para trás, para que a laje lhe não esmagasse um pé. Pragueja:
— Quem não tem brio engorda!
— É... Esse sujeito só é isso, e mais isso... — opina Sidu.
— Também, tudo p'ra ele sai bom, e no fim dá certo... — diz Correira, suspirando e retomando o enxadão — "P'ra uns, as vacas morrem ... p'ra outros até boi pega a parir..."
Seu Marra já concordou:
— Está bem, seu Laio, por hoje, como foi por doença, eu aponto o dia todo. Que é a última vez!... E agora, deixa de conversa fiada e vai pegando a ferramenta!
ROSA, J.G. Sagarana. Rio de Janeiro, José Oympia, 1987.
Esse texto tem importância singular como patrimônio linguístico para a preservação da cultura nacional devido
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(Uesb) Dados parciais do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica revelam que a Mata Atlântica perdeu 20857 hectares de sua cobertura vegetal, durante os anos de 2008 a 2010, o que equivale à metade da área do município de Curitiba (PR). Esses dados foram divulgados em 27 de maio pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) durante evento em comemoração ao dia nacional deste bioma. (MATA ATLÂNTICA..., 2010).
Analise as alternativas a seguir, relacionadas à perda da cobertura vegetal da Mata Atlântica e os consequentes danos ambientais ocasionados, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A Mata Atlântica remanescente sofreu um intenso processo de fragmentação que acarreta a redução da composição da flora e fauna desse bioma.
( ) A ocupação urbana, apesar de prejudicial ao meio ambiente, teve pequena influência sobre a redução da cobertura vegetal que compõe a Mata Atlântica.
( ) A formação de fragmentos florestais leva à recuperação desse bioma, uma vez que influencia a ocorrência de processos naturais, tais como sequestro de carbono.
( ) A redução das áreas florestais compromete a reprodução de espécies vegetais e animais, devido a mudanças que ocorrem na interação entre esses organismos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a