CURY, C. Disponível em: http://tirasnacionais.blogspot.com. Acesso em: 13 nov. 2011.
A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude:
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(UEFS) A figura, vista de cima, representa três forças coplanares que atuam sobre um objeto de massa igual a 100,0g, que se desloca na direção da força .
Desprezando-se a força de atrito, admitindo-se que √2 é igual a 1,4 e que a intensidade de cada força é igual a 1,0N, é correto afirmar que o módulo da aceleração do objeto é igual, em m/s², a
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(UEFS)
A figura ilustra algumas etapas de determinadas reações oxidativas presentes em células eucarióticas.
Em relação a esse processo e às reações associadas a ele, é possível afirmar:
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A figura a seguir ilustra a poluição atmosférica resultante da emissão de poluentes por fontes naturais ou artificiais. Dentre elas, destacam-se a atividade agrícola e a pecuária, a produção industrial e suas fontes energéticas, as erupções vulcânicas, os aterros sanitários
As fontes artificiais emitentes de gases que provocam a corrosão de monumentos históricos feitos de mármore e pedra-sabão estão corretamente indicadas pelos números
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(IME) Uma fonte sonora está situada no ponto de coordenadas x = 0 e y = 0 e outra no ponto de coordenadas x = 0 m e y = 4 m. As ondas produzidas pelas duas fontes têm a mesma frequência e estão em fase. Um observador situado no ponto de coordenadas x = 3 m e y = 0 m nota que a intensidade do som diminui quando ele se move paralelamente ao eixo y no sentido positivo ou no sentido negativo.
Se a velocidade do som no local é 340 m/s a menor frequência das fontes, em Hz, que pode explicar essa observação é
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Os avanços nas técnicas observacionais têm permitido aos astrônomos rastrear um número crescente de objetos celestes que orbitam o Sol. A figura mostra, em escala arbitrária, as órbitas da Terra e de um cometa (os tamanhos dos corpos não estão em escala). Com base na figura, analise as afirmações:
Está(ão) correta(s)
III. O período de translação do cometa é maior que um ano terrestre.
II. O módulo da velocidade do cometa é constante em todos os pontos da órbita.
I. Dada a grande diferença entre as massas do Sol e do cometa, a atração gravitacional exercida pelo cometa sobre o Sol é muito menor que a atração exercida pelo Sol sobre o cometas.