Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010.
Calvin apresenta a Haroldo (seu tigre de estimação) sua escultura na neve, fazendo uso de uma linguagem especializada. Os quadrinhos rompem com a expectativa do leitor, porque:
Questões relacionadas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UNIVALI-SC) D. Alzira, professora de ciências da 4a série, pediu aos seus alunos que observassem, durante 15 dias, algumas batatas, para que descobrissem que tipo de órgão vegetal esse alimento, tão cobiçado, representa. A maioria dos alunos descreveu, após dias de observação, o aparecimento de protuberâncias e, alguns pontos da batata.
Muitos deles concluíram corretamente que esse alimento é:
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(IFSC) Quando servimos chopp em copos de 330 ml em média temos 300 ml de chopp e o restante de espuma (colarinho) que serve para evitar a oxidação da bebida.Se o índice alcoólico do chopp servido em uma festa for de 5% e um indivíduo consumir 3 copos da bebida, considerando-se a capacidade total de cada copo igual a 330 ml. é CORRETO afirmar que o total de álcool ingerido pela pessoa será:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-á um bem extremamente raro e caro.
MORAES, D. S. L.; JORDAO, B. Q. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana.
Saúde Pública, São Paulo, v. 36, nº. 3, Jun. 2002 (adaptado).
Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Não que Pelino fosse químico, longe disso; mas era sábio, era gramático. Ninguém escrevia em Tubiacanga que não levasse bordoada do Capitão Pelino, e mesmo quando se falava em algum homem notável lá no Rio, ele não deixava de dizer: “Não há dúvida! O homem tem talento, mas escreve: ‘um outro’, ‘de resto’...” E contraía os lábios como se tivesse engolido alguma cousa amarga.
Toda a vila de Tubiacanga acostumou-se a respeitar o solene Pelino, que corrigia e emendava as maiores glórias nacionais. Um sábio...
Ao entardecer, depois de ler um pouco o Sotero, o Candido de Figueiredo ou o Castro Lopes, e de ter passado mais uma vez a tintura nos cabelos, o velho mestre-escola saía vagarosamente de casa, muito abotoa - do no seu paletó de brim mineiro, e encaminhava-se para a botica do Bastos a dar dous dedos de prosa. Conversar é um modo de dizer, porque era Pelino avaro de palavras, limitando-se tão-somente a ouvir. Quando, porém, dos lábios de alguém escapava a menor incorreção de linguagem, intervinha e emendava. “Eu asseguro, dizia o agente do Correio, que…” Por aí, o mestre-escola intervinha com mansuetude evangélica: “Não diga ‘asseguro’, Senhor Bernardes; em português é garanto”.
E a conversa continuava depois da emenda, para ser de novo interrompida por uma outra. Por essas e outras, houve muitos palestradores que se afastaram, mas Pelino, indiferente, seguro dos seus deveres, continuava o seu apostolado de vernaculismo.
BARRETO, L. A Nova Califórnia. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 24 jul. 2019.
Do ponto de vista linguístico, a defesa da norma-padrão pelo personagem caracteriza-se por
- História | 4.1 Alta Idade Média
(FUVEST 2012 1ª FASE) A palavra “feudalismo” carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados a