Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 82,7% da renda mundial encontrava-se nas mãos dos 20% mais ricos, enquanto os 20% mais pobres detinham apenas 1,4% da renda; quatro anos depois, os 20% mais ricos haviam aumentado sua parcela para 85% da riqueza.
VIZENTINI, P. F. A nova ordem global: relações internacionais do século 20. Porto Alegre: Ed UFRGS, 1999.
Que característica socioeconômica está evidenciada no texto?
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Christoph Oswald has no problem approaching women. As he makes his way through the crowd at his favorite Frankfurt club, his cell phone scans a 10-meter radius for “his type”: tall, slim, sporty, in her 30s–and, most important, looking for him, a handsome 36-yearold software consultant who loves ski holidays. Before he reaches the bar, his phone starts vibrating and an attractive blonde appears on its screen. “Hi, I’m Susan,” she says. “Come fi nd me!” Christoph picks her out of the crowd, and soon they’re laughing over a drink.
Both Christoph and Susan have phones equipped with Symbian Dater, a program that promises to turn the cell phone into a matchmaker. By downloading Symbian, they installed a 20-character encrypted code that includes details of who they are and what they’re looking for in a mate. Whenever they go out, their matchmaking phones sniff out other Symbian Daters over the unlicensed, and therefore free, Bluetooth radio frequency. If profi les match up, the phones beep wildly and send out short video messages.
NEWSWEEK, JUNE 7 / JUNE 14, 2004
(FUVEST 2005 1ª FASE) The passage tells us that at his favorite Frankfurt club, Christoph Oswald
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(ESPCEX) Iniciado em 1948, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, e que, ainda hoje, está longe de ser resolvida.
A charge a seguir faz referência a esse conflito, apontando para o fato de que nem israelenses, nem palestinos são donos da razão numa região marcada pela violência.
Assinale a alternativa que indica a razão pela qual se deu o início do conflito palestino-israelense.
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
Um tipo muito comum de acidente de trânsito ocorre quando um veículo avança por uma via ignorando a sinalização presente. Perto de uma esquina, dois veículos 1 e 2 transitam com a mesma velocidade (em módulo), sendo que o veículo 1 tem o dobro da massa do veículo 2. Na esquina, eles colidem (em O) e os veículos se engancham, em um choque totalmente inelástico.
Uma trajetória possível dos dois veículos, após a colisão, é compatível com a indicada por
- História - Fundamental | 01. Minha vida de criança
O menino que mora no circo
O Mateus vive no circo com a mãe e a avó. Eles moram em uma carreta. A carreta tem quarto, cozinha, sala, televisão, banheiro. Todos do circo moram em carretas também. A mãe de Mateus é bailarina e a avó é camareira, faz as roupas do circo. Ele é trapezista, acrobata, equilibrista e palhaço.
Mateus começou como palhaço, com três anos de idade. Ele treina todos os dias depois da aula, menos segunda. Sábado e domingo não precisa treinar porque tem espetáculo. Mateus come de tudo e muito, mas emagrece rápido porque faz muita atividade física. A sua comida preferida é pipoca.
Seus melhores amigos no circo são o Luan e o Richard. Eles gostam de jogar bola e videogame. Além disso, gostam de inventar brincadeiras. Mateus tem outros amigos que não moram no circo. São os amigos da sua escola. Ele sempre leva convites para que seus amigos da escola possam ir ver os espetáculos do circo.
A vida de Mateus é diferente das outras crianças que não são do circo porque ele viaja muito, quase todo mês. Eles costumam ir muito para o interior de São Paulo.
Mateus adora a vida no circo!
Adaptado de http://blogdolele.blog.uol.com.br/
- a) No texto podemos encontrar alguns hábitos e costumes de Mateus. Transcreva um deles.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- b) Compare a sua infância com a de Mateus. Há alguma semelhança? Há alguma diferença? Escreva-as.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
Os novos partidos brasileiros
Os dois partidos mais destacados do pós-Estado Novo foram a UDN e o PTB. A UDN não se estruturava em torno de comitês ou de ideias e ideologias em comum; o único fio condutor era a oposição irrestrita a Vargas, embora os motivos pelos quais se fizessem oposição eram os mais variados. Por outro lado, com base principalmente no Partido Trabalhista Inglês, políticos ligados ao Ministério do Trabalho se organizaram no intuito de formar um partido neste mesmo molde no Brasil: esta organização estaria ligada, intrinsecamente, à figura de Getúlio. O partido ganharia o nome de PTB.
FIDELIS, Thiago. A reorganização partidária brasileira pós-Estado Novo.
XX Encontro Regional de História: História e Liberdade. ANPUH/SP (Anais). São Paulo, 2010, p. 55.
O texto aborda a reorganização partidária no Brasil após o Estado Novo, que demonstra a