Disponível em: www.flogao.com.br. Acesso: 28 fev. 2012.
Os textos relativos ao mundo do trabalho, geralmente, são elaborados no padrão normativo da língua. No anúncio, apesar de o enunciador ter usado uma variedade linguística não padrão, ele atinge seus propósitos comunicativos porque:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 12. Probabilidade e Estatística - Fundamental
No guarda-roupa de Felipe, há quatro camisas (uma azul, uma vermelha, uma preta e uma amarela) e dois pares de tênis (um azul e um preto).
Considerando apenas blusas e tênis, qual a probabilidade de ele usar no mesmo conjunto de roupa uma blusa preta e um tênis preto?
- Matemática
Em uma atividade com sua turma, um professor utilizou 64 cartões, cada um com dois algarismos x e y iguais ou distintos, pertencentes ao conjunto
A imagem abaixo representa um tipo desse cartão.
Um aluno escolheu um único cartão e efetuou as seguintes operações em sequência:
I. multiplicou um dos algarismos do cartão escolhido por 5 ;
II. acrescentou 3 unidades ao produto obtido em I;
III. multiplicou o total obtido em II por 2;
IV. somou o consecutivo do outro algarismo do cartão ao resultado obtido em III.
Ao final dessas operações, obteve-se no sistema decimal o número 73.O cartão que o aluno pegou contém os algarismos cuja soma x+y é:
- Ciências - Fundamental | 01. Eu Sou um Ser Vivo
Na rotina das pessoas, há momentos de menos ou mais atividade física. Analise a pirâmide que revela o que deve estar mais ou menos presente na vida das pessoas. Considere as atividades por semana.
- Luís e Alice são irmãos. Eles vão à escola pela manhã. À tarde, os dois irmãos têm comportamentos diferentes.
- Luís fica dentro do seu quarto, faz as tarefas de casa depois deita na cama e assiste TV até o anoitecer.
- Alice faz as tarefas de casa e chama suas amigas para brincar. Elas jogam bola, andam de bicicleta e correm com o cachorro na área de recreação do prédio. Quando anoitece, elas se despedem e vão para casa descansar.
- Explique o que pode acontecer com Luís em decorrência de seus hábitos.
- Qual dos dois irmãos tem a rotina adequada às orientações da pirâmide de atividades físicas? Explique sua resposta.
- E você, em qual faixa da pirâmide você está presente, quando não está na escola?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Matintaperera é uma lenda do folclore brasileiro típica das regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
MATINTAPERERA
Nossa! Que medo eu sentia, quando ainda era garoto e a matintaperera rondava nossa casa, no meio da noite escura, lá, em Belém do Pará.
Mesmo com a porta trancada e as janelas fechadas, tudo no cadeado, era um medão sem tamanho, que não tinha pai, nem avô, nem mãe ou irmão mais velho que se mostrassem valentes com coragem para sair, espantar, pôr para correr de lá de nosso quintal a danada da matinta!
Eu sei porque era assim que acontecia com a gente e, também, na vizinhança, fosse em casa de quem fosse.
Em noite de sexta-feira, quando a matinta chegava, com seu agudo piado, batendo as asas, nervosa, fazendo um barulhão, era batata, eu garanto, já encontrava as famílias bem trancadas, resguardadas, se protegendo contra o ataque da maldita. E ai de quem se encontrasse em rua, estrada ou lavoura! Corria o maior perigo, toda a sexta-feira à noite!
Claro que me lembro bem! Como haveria de esquecer?!
E mais me recordo ainda que meu pai, por fim, notando a assombração cansada de tanto rondar a casa, fazia feito vovô, quando mais forte e mais novo. Pegava o grande facão, que ficava bem guardado em um armário da sala, ia pro quarto dos fundos, de onde, bem protegido atrás da janela trancada, gritava para a bandida.
– Matinta! Suma daqui! Vá embora! Se afaste! – insistia papai – Volte amanhã de manhã para buscar seu fumo e as prendas que vou lhe dar! – prometia à malvada.
Minha mãe ficava aflita, mas era o que mais bastava!
Logo, a matintaperera, soltando um forte piado, desses de arrepiar, batia as asas e ia, deixava nosso quintal, com certeza mais disposta a assombrar noutro canto.
Na manhã do dia seguinte, era batata, garanto!
Bem cedinho aparecia, lá na porta de casa, uma velhinha qualquer, sorrindo e asseverando que vinha buscar sua prenda mais o fumo prometido.
E ai de quem não cumprisse a promessa efetuada!
A velha não ia embora. Metia-se no quintal e se escondia por lá, sem que ninguém notasse qual o paradeiro dela. Mais tarde, era tiro e queda! Começava a sumir coisa. Sumia coisa da casa e mais coisa do jardim. E do quintal, muito mais! Era frango, era pato, até leitão sumia. Tudo por obra e graça da danada da matinta.
Daí, o que precisava era arranjar muito fumo, cachaça e muita prenda, punhado de coisa boa colocada por aqui, por ali, por acolá, que contentasse a maldita, fazendo a velha ir embora.
Por isso, jamais meu pai deixou de cumprir sua dívida, pagando sempre as promessas que fazia às matintas. Assim que chegava a velha, batendo na nossa porta, dava a ela prenda e fumo, nos livrando da coitada.
Isso sempre aconteceu! E não só em nossa casa! Na casa de um primo meu! Na fazenda de um tio! Em tudo quanto é lugar! Ciência Hoje das Crianças. Ano 14, n. 116, ago. 2001. p. 2-13.
Este texto possui quantos parágrafos?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.2 Termos Constitutivos da Oração
Texto base: Leia a notícia a seguir e responda a questão:
(Superinteressante, fevereiro de 2010, n⁰ 275, p. 17)
Enunciado:
Observe o período que serve de título para a notícia publicada na Superinteressante de fevereiro:
Bola da Copa 2010 terá tecnologia antifrango
a) Indique o sujeito do verbo ”terá” e classifique-o.
b) Identifique o predicado do período acima e classifique sintaticamente os elementos que o compoe.