Veja, 7 maio 1997.
Na parte superior do anúncio, há um comentário escrito à mão que aborda a questão das atividades linguísticas e sua relação com as modalidades oral e escrita da língua. Esse comentário deixa evidente uma posição crítica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessário:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir, que se trata de um relato de soldados a respeito da guerra nas trincheiras. O campo de batalha é terrível. Há cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabo em crescimento. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante. Um fatalista na Guerra, de Rudolf Binding, soldado na I Guerra Mundial. In: MARQUES, Adhemar; BERUTI, Flávio. História Contemporânea através dos textos. São Paulo: Contexto, 2003. p. 119-120. (Fragmento).
Enunciado:
A guerra de trincheiras inaugurou uma nova característica de combate durante a Primeira Guerra Mundial. Segundo o relato a Primeira Guerra Mundial se apresenta como
- Matemática - Fundamental | 07. Grandezas e Medidas
Texto base: Em geral, ao fazerem experimentos, os cientistas elaboram gráficos com os dados obtidos e depois procuram descobrir fórmulas que correspondam a esses gráficos. Na engenharia, pesquisa-se quanto uma mola se alonga em função da massa de um corpo preso a ela. Examine, com atenção, os valores da tabela e o gráfico abaixo, obtidos em um experimento com uma determinada mola.
Enunciado:
Resolva o que se pede a seguir:
a) Escreva uma fórmula que relacione o alongamento (a) com a massa (p).
b) Calcule quantos centímetros essa mola se alongaria se fosse colocado nela um corpo de massa 5,5 kg.
c) Escreva qual seria a fórmula que forneceria o comprimento total da mola, em função da massa de um corpo nela fixado, caso o comprimento inicial dessa mola fosse 12 cm.
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UECE) A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam sua espécie. Atente às seguintes afirmações sobre reprodução:
I. Se os descendentes da reprodução assexuada sofrerem mutação, podem apresentar alteração genética em relação aos progenitores.
II. A reprodução sexuada promove a variabilidade genética, pois envolve recombinações do material genético dos genitores.
III. Divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são exemplos de reprodução assexuada.
É correto o que se afirma em
- História - Fundamental | 08. Das Rebeliões Coloniais à Luta pela Emancipação da América Portuguesa
Texto base: Observe a imagem e leia o trecho.
Pesquisa desenvolvida para a tese de doutoramento de Joely Ungaretti Pinheiro, apresentada ao Instituto de Economia (IE) da Unicamp, mergulha num dos mais importantes episódios da história do Brasil, o processo de colonização, e promove um resgate minucioso dos conflitos ocorridos entre jesuítas e colonos por conta do uso da mão de obra escrava indígena.
De acordo com o levantamento feito pela autora, após consulta a documentos da época arquivados no Brasil e em Portugal, a relação entre as duas partes, que sempre foi marcada pela tensão, tornou-se crítica com a promulgação do breve (espécie de decreto) do Papa Urbano VIII em abril de 1639. O documento ameaçava de excomunhão todo aquele que mantivesse um índio cativo. A posição da Igreja contrariou os senhores de escravos, que reagiram de forma surpreendente: hostilizaram e, no caso das capitanias de São Paulo e do Maranhão, expulsaram os religiosos.
Disponível em:< http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2007/ju368pag6-7.html >Acesso em: 10 abr. 2015.
Enunciado:
- a) Justifique o enfrentamento, no século XVII, entre religiosos e senhores de escravos no Brasil.
b) No contexto colonial, o que seria a “guerra justa”.
- História - Fundamental | 07. O trabalho na história
Veja a imagem a seguir.
Disponível em: <www.dcomercio.com.br>. Acesso em: 19 out. 2013.
A) Que tipo de trabalho a imagem está retratando?
B) Você já viu crianças trabalhando pelas ruas de sua cidade?
C) Como você imagina que será o futuro dessa criança?