(UEFS) Considere-se um fio reto e longo e dois pontos P e Q, tais que a distância de P ao fio é o triplo da distância de Q ao fio.
Sabendo-se que, quando uma corrente de intensidade i atravessa o fio gera, em P, um campo de indução magnética de intensidade B, é correto afirmar que, se uma corrente de intensidade 3i atravessa o mesmo fio, gerará, no ponto Q, um campo de indução de intensidade igual a
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.3 Helenismo
(VUNESP) A caverna (...) é o mundo sensível onde vivemos. O fogo que projeta as sombras na parede é um reflexo da luz verdadeira (do Bem e das ideias) sobre o mundo sensível. Somos os prisioneiros. As sombras são as coisas sensíveis, que tomamos pelas verdadeiras, e as imagens ou sombras dessas sombras, criadas por artefatos fabricadores de ilusões. Os grilhões são nossos preconceitos, nossa confiança em nossos sentidos, nossas paixões e opiniões. O instrumento que quebra os grilhões e permite a escalada do muro é a dialética. O prisioneiro curioso que escapa é o filósofo. A luz que ele vê é a luz plena do ser, isto é, o Bem, que ilumina o mundo inteligível como o Sol ilumina o mundo sensível. O retorno à caverna para convidar os outros a sair dela é o diálogo filosófico, e as maneiras desajeitadas e insólitas do filósofo são compreensíveis, pois quem contemplou a unidade da verdade já não sabe lidar habilmente com a multiplicidade das opiniões nem mover-se com engenho no interior das aparências e ilusões. Os anos despendidos na criação do instrumento para sair da caverna são o esforço da alma para libertar-se. Conhecer é, pois, um ato de libertação e de iluminação. A Paideia filosófica é uma conversão da alma voltando-se do sensível para o inteligível. Essa educação não ensina coisas nem nos dá a visão, mas ensina a ver, orienta o olhar, pois a alma, por sua natureza, possui em si mesma a capacidade para ver.
Chauí, M. Introdução à história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a afirmação a seguir:
“O desenvolvimento de uma nova sociedade durante o Neolítico se deve às mudanças na relação entre as pessoas e o meio ambiente que as cercava.”
BRAICK, Patrícia Ramos. Das Cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 2000. p. 44.
A relação entre a revolução agrícola e o aumento da expectativa de vida pode ser explicada em:
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UERJ)
Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones (1967)
Era um garoto
Que como eu
Amava os Beatles
E os Rolling Stones
Girava o mundo
Sempre a cantar
As coisas lindas
Da América
Cantava viva à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra o separou
Fora chamado na América
Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs
Eu te amo, meu Brasil (1970)
As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui tem muito mais amor
O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil
Banda Os Incríveis. Adaptado de vagalume.com.br.
A banda brasileira Os Incríveis marcou época ao cantar acontecimentos e ideias que afetavam especialmente a vida dos mais jovens no final da década de 1960, como ilustram as letras citadas.
Essas letras estão relacionadas, respectivamente, aos seguintes contextos internacional e brasileiro daquele momento:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e Autobiografia
Texto base: Leia um trecho da biografia de um de nossos mais célebres poetas para responder à questão. Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro. Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil. Disponível em:www.obrascompletas.com.br. Acesso em: 30/12/2012
Enunciado:
Na biografia de Drummond, há um trecho que afirma que o poeta, por sofrer de insubordinação mental, teria sido expulso do colégio. Supondo a disciplina rigorosa do Colégio Anchieta, administrado por padres jesuítas, redija um breve texto, comentando o possível significado de ser “insubordinado mentalmente” e a expulsão de Drummond daquele colégio.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(PUCRJ) A seguir está representada a estrutura da crocetina, uma substância natural encontrada no açafrão.
Nessa estrutura, está presente a seguinte função orgânica: