O lazer é um fenômeno mundial, fruto da modernidade e das relações que se estabelecem entre o tempo de trabalho e o tempo do não trabalho. Os efeitos da industrialização e da globalização foram percebidos pela velocidade das mensagens veiculadas pela mídia, pela explosão das novas tecnologias da informação e comunicação, pela exacerbação do individualismo e competitividade, pelas mudanças no contexto social e também por uma crise nas relações de trabalho. Em meio a todas essas mudanças, o lazer apresenta-se como um conjunto de elementos culturais que podem ser vivenciados no tempo disponível, seja como atividade prática ou contemplativa.SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular do estado de Minas Gerais, 6º ao 9º ano. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2012.Na perspectiva conceitual assumida pelo texto, o lazer constitui-se por atividades que:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT) Investigadores da Universidade do Porto, em Portugal, conseguiram determinar o funcionamento do mecanismo que inicia a separação dos cromossomos quando as células se dividem, o que pode vir a permitir controlar erros na divisão celular que estão na origem de alguns tumores. Erros na divisão dos cromossomos podem originar células com um número anormal dessas moléculas e, ocorrendo em células adultas, “potencializar as etapas iniciais de carcinogênese” e aumentar a resistência das células cancerígenas a fármacos usados em quimioterapia.
A partir dessas considerações, conclui-se que, no processo de separação dos cromossomos, a divisão celular:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto 3
Helen Morais
Inocente face do terror
De longe, uma ótima notícia. De perto, artimanha dos supermercados para cobrar pelas sacolinhas plásticas. Normalmente, o consumidor reutiliza essas sacolinhas para jogar o lixo do banheiro e da cozinha, e posteriormente no saco de lixo maior para o lixeiro levar. Agora, além de comprar os sacos de lixo grandes, comprará os pequenos. E o planeta vai continuar no sufoco. Não matou o problema na raiz. Tem de haver coleta seletiva de lixo em todas as ruas da cidade.
(Disponível em: <http://vamostiraroplanetadosufoco.org.br/participe-das-midias-sociais-da--campanha/#.T0hLUYcgeLE>. Acesso em: 26 fev. 2012.)
Texto 4
Lixeira de jornal
Com o fim da sacolinha plástica nos supermercados, a Folhinha ensina uma alternativa para a lixeira.
Material
De uma a três folhas de jornal (das grandes, não como as da Folhinha)
Como fazer
1. Forme um quadrado: faça uma dobra na vertical, marcando a metade da página da direita.
2. Leve a ponta de baixo, da direita, até a ponta esquerda de cima formando um triângulo.
3. Dobre a ponta de baixo, à direita, até a lateral esquerda.
4. Vire a dobradura para o outro lado, escondendo a aba que você acabou de dobrar. Leve a nova ponta da direita até a lateral esquerda outra vez.
5. Para formar a “boca”, enfie uma das pontas de cima do jornal na aba dobrada por último.
6. Vire a dobradura e repita a sequência 5 com a outra ponta. Abra a “boca” e coloque na lixeira.
(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di25021208.htm>. Acesso em: 25 jan. 2012.)
Após a leitura dos textos 3 e 4, é correto afirmar que
- Física
O sistema representado na figura acima corresponde a um corpo 1, com massa 20kg apoiado sobre uma superfície plana horizontal, e um corpo 2, com massa de 6kg o qual está apoiado em um plano inclinado que faz 60° com a horizontal. O coeficiente de atrito cinético entre cada um dos corpos e a superfície de apoio é 0,1 Uma força F de 200N aplicada sobre o corpo 1, movimenta o sistema, e um sistema que não aparece na figura faz com que a direção da força F seja mantida constante e igual a 30° em relação à horizontal. Uma corda inextensível e de massa desprezível une os dois corpos por meio de uma polia. Considere que a massa e todas as formas de atrito na polia são desprezíveis. Também considere, para esta questão, a aceleração gravitacional como sendo de 10m/s2 e o cos30° igual a 0,87 Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a tensão na corda que une os dois corpos.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Relacione o cartum ao texto, levando em consideração a ocupação dos imigrantes no Brasil, que em sua maioria trabalhavam nas lavouras de café e no comércio e o tipo de trabalho que era exercido pelos escravos no século XIX, pouco antes da abolição da escravidão.
- Biologia | 10.5 Cordados
Sete espécies de sapos Bachycephalus são descobertas na Brasil.
Um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), divulgado na publicação científica PeerJ, afirma que as descobertas foram fruto de cinco anos de pesquisa em áreas montanhosas da Mata Atlântica no Paraná e em Santa Catarina. Todos eles têm cerca de um centímetro de comprimento e muitos possuem peles coloridas e venenosas, que afastam predadores.
Fonte: BBC, 05/06/2015. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias. Acesso em: 11/08/2015.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os anfíbios são encontrados em todos os ambientes: marinho, água doce e terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios - vida), foi dado em razão da maioria de seus representantes possuírem a fase larval aquática e a fase adulta, terrestre.
( ) Os anfíbios adultos precisam viver em ambientes úmidos, pois sua pele é fina e pobremente queratinizada, muito sujeita à perda de água. Uma delgada epiderme, dotada de inúmeras glândulas mucosas, torna a pele úmida e lubrificada, constituindo-a em um importante órgão respiratório.
( ) A classe dos anfíbios é uma classe de transição entre o ambiente aquático e terrestre. Para isso, durante a sua evolução, eles foram adquirindo novas características como o desenvolvimento de patas para a locomoção na terra, o aparecimento dos pulmões e a presença de ovos com casca, capaz de evitar o dessecamento do embrião.
( ) A Mata Atlântica, um bioma que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade. A fauna possui muitas espécies distintas, sendo várias delas endêmicas, ou seja, encontradas apenas nesse ecossistema. Entre os animais desse bioma estão: tamanduá, tatu-canastra, onça pintada, lontra e o mico-leão.
( ) Animal Peçonhento é aquele que produz substâncias tóxicas (veneno) em células especializadas de seu corpo, sendo que a forma de inoculação dependerá da espécie do animal. Podemos encontrar espécies peçonhentas na classe dos artrópodes, répteis, anfíbios e peixes.
A sequência correta, de cima para baixo, é: