O Arlequim, o Pierrô, a Brighella ou a Colombina são personagens típicos de grupos teatrais da Commedia dell'art, que, há anos, encontram-se presentes em marchinhas e fantasias de carnaval. Esses grupos teatrais seguiam, se cidade em cidade, com faces e disfarces, fazendo suas críticas, declarando seu amor por todas as belas jovens e, ao final da apresentação, despediam-se do público com músicas e poesias. A intenção desses atores era expressar sua mensagem voltada para a:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
1 – Ritmo poderia ser conceituado como uma repetição de acontecimentos dentro de um intervalo de tempo que varia. Por exemplo, palmas que se repetem rapidamente ou lentamente. O intervalo de tempo diminui entre elas e alteram seu ritmo.
2 – E nas artes visuais? Podemos pensar da mesma forma? Acredito que nas artes visuais o tempo está implícito na relação que uma forma estabelece com o espaço, ou seja, quando ela está repetida dentro da variação de um mesmo espaço ou não.
3 – Observe a obra Pescador da artista brasileira Tarsila do Amaral:
Veja como os coqueiros se repetem bem como as árvores. Imaginem que não houvesse as outras formas, dá para imaginar? Nosso olhar se desloca de um coqueiro para o outro, de uma árvore para outra como se desse pequenos saltos.
4 – Agora observe esta outra obra do artista brasileiro Volpi intitulada Grande Fachada Festiva:
5 – Viu como é fácil identificar o ritmo aqui também?
6 – E nestas obras do artista Guignard? Observe que a primeira mantém um ritmo nos balões, mas a segunda já não possui ritmo algum.
Tarde São João Mariana
7 – E você, poderia agora criar uma imagem que contenha ritmo? Construa seu trabalho a partir de figuras geométricas ou com formas de sua preferência que possam ser recortadas e coladas sobre o papel cartão preto que você recebeu. Use como referência uma das obras que você conheceu.
Referências:
Sobre Guignard:
www1.cultura.mg.gov.br/
Sobre Tarsila:
http://www.tarsiladoamaral.com.br/
Sobre Volpi:
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alfredo- volpi/alfredo- volpi-1.php
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remanchando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou uns tempos com o sogro, descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa do velho Chico Lourenço [seu pai]. Fumaça própria só viu subir um par de anos depois, quando o pai repartiu as terras. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito sempre igual:
— “Quem herda, não rouba”.
Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava.
ROMANO, O. Casos de Minas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com a intenção de
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
O síndico de um determinado prédio solicitou a uma empresa especializada que fizesse a troca da chapa de aço que compõe o painel do elevador. Nesse painel há três tipos de espaços: o primeiro indica o andar atual e se o elevador está subindo ou descendo, o segundo serve para os botões nos quais o usuário seleciona o andar desejado, e o terceiro são botões especiais para abrir e fechar a porta e para caso de emergência. A figura a seguir indica a chapa com os devidos espaços e as dimensões destes, sendo que os botões de 1 a 6, T e G possuem as mesmas dimensões, e os botões ABRE, FECHA e EMERGÊNCIA possuem as mesmas dimensões.
Sabe-se que a chapa de aço, antes da realização dos cortes, era um retângulo de 15 cm por 20 cm.
Dessa maneira, a área da chapa de aço inoxidável obtida, após o corte do espaço para os botões, é igual a
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Texto
La noche de San Juan: la festividad más antigua de la cultura occidental
[1] En la noche del día 23 de junio se celebra la festividad
más antigua de la cultura occidental, la conocida como noche
mágica de San Juan, víspera de la celebración del nombrado
[4] santo. La celebración, muy presente especialmente en el
Mediterráneo, está unida a antiguos cultos y ofrendas paganas
del inicio del verano astronómico en el hemisferio norte.
[7] El Sol alcanza su máxima altura sobre el horizonte y
nos brinda el día más largo y la noche más corta de todo el año.
Actualmente y debido al fenómeno físico conocido como la
[10] precesión de los equinoccios, el inicio del verano astronómico
se produce en realidad tres días antes de la festividad, si bien
tradicionalmente, especialmente en el ámbito rural, se continúa
[13] considerando el día de San Juan como el inicio de esta estación
astronómica.
Entre los orígenes de esta celebración mística se
[16] pueden citar la festividad griega en honor al dios Apolo, la celta
en honor al dios Belenos, o la romana en honor a la diosa
Minerva.
[19] En la Europa Central también es conocida como
Sommersonnenwende, e incluso en la lejana civilización Inca
como Inti Raimi o día del Sol. De alguna forma los antiguos
[22] pueblos buscaban en estas celebraciones “obligar” a que el Sol
regresara nuevamente sobre sus pasos en el cielo después de
alcanzar su punto culminante (solsticio o máxima declinación)
[25] y que el ciclo natural de las estaciones volviera así a repetirse
con seguridad, frente al temor a lo desconocido o imprevisible.
En distintas culturas de la costa mediterránea se rinde
[28] culto al fuego como elemento purificador y ancestral,
posiblemente heredado de los cultos romanos a Minerva que
eran celebrados con la venida de la primavera. El fuego es uno
[31] de los elementos puros que nos permitirán preservarnos de un
mal año.
Internet: (adaptado).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto.
Es correcto inferir del texto que la celebración del día de San Juan no proviene exclusivamente del ámbito cultural occidental.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Durante mais de 300 anos, os negros foram escravizados no Brasil. Em 1888, a lei Áurea decretou o fim da escravidão no país, estabelecendo a condição de ser humano livre a todos os ex-escravos. A música evidencia os problemas que os negros passaram a enfrentar no Brasil após o fim da escravidão.
A) Descreva um desses problemas.
B) Comente uma das maneiras que os negros encontraram para garantir a cidadania.